Peixe ensopado estilo tailandês

Como falamos em um dos primeiros posts, fazemos muitas viagens na cozinha. E essa receita é um exemplo disso. Adoramos a cozinha do sul da ásia e enquanto não nos aventuramos por aquelas bandas, vamos, pelo menos, experimentando um pouco.

Esse prato foi invenção de última hora, sem seguir receita alguma. Com base em outras que já havíamos feito, usamos os ingredientes que tínhamos em casa naquele momento.

Vamos lá então:

Peixe ensopado ao estilo Tailandês

Ingredientes:

1 cebola roxa picada

2 dentes de alho picados

um pedaço de gengibre de uns 3cm, descascado e ralado

2 tomates médios picados

1 vidro de leite de coco

4 colheres de sopa de molho de peixe

3 colheres de sopa de molho de soja (shoyu)

3 filés de peixe branco  (Saint Peter, Tilápia ou similar, desde que seja firme) em pedaços

1/2 xícara de folhas de coentro picado

óleo

pimenta vermelha moída

sal

Modo de Preparo:

Aquecer o óleo em uma panela alta ou wok e acrescentar a cebola, o alho e o gengibre. Deixar fritar até a cebola ficar transparente. Juntar o tomate e cozinhar até que comece a se desmanchar. Então colocar o leite de coco, molho de peixe, molho de soja e um pouco de pimenta vermelha moída. Quando levantar fervura acrescentar o peixe e não mexer mais muito, para que o peixe cozinhe e não despedace. Quando estiver quase pronto (uns 7 minutos) acrescentar metade do coentro. Corrigir o sal, se necessário, e servir em cumbucas individuais com o coentro restante salpicado por cima.

Também pode ser servido acompanhado de arroz jasmim.

Ficou excelente. O único porém é que a quantidade de pimenta ficou um pouco demais para o gosto da Isabella! Por isso vale deixar a pimenta de fora e cada um colocar um pouco depois no seu prato. Para isso recomendamos um molho de pimenta, tipo Tabasco, não a pimenta em pó.

Outra dica: na medida do possível, usar o molho de soja que seja feito em países asiáticos. O gosto é bastante diferente dos produzidos no Brasil.

Deixe uma resposta