Em dez anos de viagens com a pequena – que está cada vez menos pequena – já foram muitos destinos, os interesses dela mudaram, mas ainda fazemos algumas coisas para acostumá-la com a ideia de uma viagem e, principalmente, para deixá-la curiosa com o destino.
Aqui vão as nossas 4 dicas infalíveis para envolver as crianças na próxima viagem:
Façam um calendário de contagem regressiva
Por muito tempo esta foi a principal maneira de despertar curiosidade na Isabella para uma próxima viagem. Para fazer é facílimo e, quanto menores as crianças são, mais elas curtem.
Pegue um pedaço de papel grande – tipo uma cartolina colorida – e no topo coloque o nome do destino. Abaixo, coloque em contagem regressiva o número de dias que faltam para a viagem. Nós geralmente começamos lá pelos 20 dias. Então vá para a internet e encontre fotos dos lugares que serão visitados, restaurantes, monumentos, pontos turísticos e imprima-as em um tamanho que caiba sobre cada número. Por exemplo, pra Disney, você pode colocar fotos do ícones dos parques, personagens e até comidas que gostaria de experimentar (se seu filho não é muito aberto a comidas diferentes, pode ajudar bastante). Então a cada dia que passa, chame a criança para colar sobre o número do dia anterior uma dessas fotos e fale um pouco sobre o lugar. É sucesso garantido! A gente já falou do calendário de contagem regressiva aqui.
Assistam a filmes em que o destino seja destaque
Quando fomos a Nova York a pequena tinha 5 anos e nunca havia assistido ao Esqueceram de Mim. Ela adorou o filme e a gente ainda podia dizer que ela conheceria vários dos lugares que apareciam no filme. Antes de ir à Noruega assistimos novamente Frozen e Como Treinar seu Dragão. Para quem vai a Paris com crianças, o filme Um Monstro em Paris é maravilhoso! E até o desenho de Halloween do Snoopy a gente assistiu antes de uma das viagens em outubro para os EUA, o Charlie Brown e a Grande Abóbora.
Leiam livros sobre os destinos
Similar ao filmes, livros em que os destinos são destaques são excelentes para aguçar a curiosidade dos pequenos. Quando fomos a Roma, no início deste ano, demos de presente para a Isabella o livro sobre a cidade da série Proibido Para Adultos. Até a gente ficou curioso com algumas coisas!
Para os menores, histórias que se passam no lugar a ser visitado são muito legais. Nós gostamos tanto que até fizemos o nosso próprio guia para crianças, o A Esquilinha Nina em Nova York, que em breve começará a visitar outros destinos!
Envolva a criança no planejamento
Parece ser a parte mais complicada, mas na verdade é a que vai ajudar a garantir o sucesso da viagem. Mostre para a criança o que vocês estão planejando fazer e envolva-a perguntando se ela acha que está legal assim. Escolha uma atração que não tenha muito apelo a ela e diga que vocês (adultos) querem conhecer por este ou aquele motivo, mas que depois vocês irão a outra atração escolhida pela criança (e aí você dá a opção dela escolher algo que quer fazer – e que se encaixa no roteiro, é claro!). Ela vai se sentir importante por não estar sendo simplesmente levada na viagem, mas está ajudando a planejar a viagem. Em Estocolmo um dos destinos para a Isabella era a Polkagris Kokeri, uma loja de balas e doces. Óbvio que ela gostaria de visitar, mas deixar ela decidir ajudou muito no envolvimento, ainda mais quando a gente caminhava por lá procurando a loja 🙂 Ela também era responsável pelo roteiro!
Nós temos feito isso e tem dado certo. Ultimamente temos dado maior poder de escolha para a Isabella nas atrações mais voltadas a ela – e isso é natural, pois ela está crescendo e os interesses de quando ela tinha 5 anos, já não são os mesmos!
E vocês, como fazem para despertar a curiosidade das crianças para a próxima viagem? Queremos saber!
Planejando uma viagem?
Depois de escolher o destino, achamos que o mais importante é saber onde ficar. Usamos o Booking para comparar preços de hotéis e fazer reservas em todas as nossas viagens. E eles garantem o menor preço!
Para alugar carro nós usamos a Rentcars.com para encontrar os melhores preços e opções com todos os seguros e taxas já incluídas. E o pagamento é feito em reais, sem IOF e pode ser feito de forma parcelada no cartão ou com desconto no boleto.
Este post contêm links de afiliados. Ao adquirir um serviço ou realizar uma hospedagem reservada por estes links, receberemos uma pequena comissão, sem que isso custe um centavo a mais para você.
Comments
No Comments