Sobre os viajantes/cozinheiros
Ela (Andrea) iniciou suas atividades na Capital gaúcha. Os destinos, ditados pelos fundadores, eram estaduais e nacionais. Os internacionais vieram logo em seguida, e em sucessão: Orlando, Los Angeles, Santa Barbara e Las Vegas. Mais tarde estabeleceu sede na Califórnia (andou por boa parte do oeste americano). Voltou a Porto Alegre. Foi a Minas e Buenos Aires. Desde pequena fazia incursões na cozinha. Brigadeiro, bolos, biscoitos, tortas de sorvete... enfim, doces eram, e ainda são, sua especialidade. É a grande responsável pelo Malas e Panelas, quem efetivamente mantém o blog andando.
Ele (Luciano) iniciou suas atividades na Serra Gaúcha. Por algum tempo os destinos foram apenas regionais e desde pequeno sempre adorou a comida da Nona. Acompanhado do fundador desbravou destinos e pratos pelo Brasil. Viu a possibilidade de expansão com mudança de base para o exterior. Estabeleceu-se por um ano em Michigan (andou por boa parte do leste americano) quando foi apresentado não somente a hambúrgueres e batatas fritas, mas a temperos e receitas do mundo todo. Voltou ao Brasil e trocou a Serra pela Capital. Para ele, o Malas e Panelas é um hobby.
Então se conheceram. Os interesses mútuos levaram a uma parceria. Primeiramente a Santa Catarina e Serra Gaúcha. O compartilhamento de rotas funcionou muito bem e subir a serra ou pegar a freeway era cada vez mais agradável, entretanto o code-share na cozinha ainda era um pouco complicado (ainda não tinham uma para chamar de sua).
Três meses depois criaram uma aliança visando uma fusão que não demorou muito para ser concretizada. Dez anos de muito sucesso incluíram Nova York; Estados Unidos de trem (costa a costa, pelo sul); Buenos Aires; Montevideo com Punta; Cruzeiro no Caribe; Rio de Janeiro e Búzios; Santiago do Chile; Roma, Florença, Veneza e Paris; Foz do Iguaçu; Aparados da Serra e cruzeiro no Mediterrâneo. Com cozinha própria, o desenvolvimento gastronômico foi ímpar.
Após esses 10 anos, não foi o apagão aéreo nem a saída da Varig da Star Alliance que fez com que cancelassem a viagem marcada com milhas para o Canadá. Por mais contraditório que possa parecer, foram os planos de expansão. Tudo estava muito bom, mas viram que tinham potencial, e vontade.
Em 2006 começou o desenvolvimento de uma pequena subsidiária (Isabella) que, mesmo enquanto esperava para nascer foi apresentada a inúmeros temperos. Ela começou a ver o mundo no início de 2007 e logo recebeu seu primeiro passaporte - e cartão de milhagem. Aos sete meses cruzou o Atlântico para fazer o Leste Europeu, mas não foi lá que experimentou seu primeiro Goulash. Nos dois anos seguintes, voou às principais capitais do Mercosul (Buenos Aires, Montevideo e Santiago), ao nordeste (Maceió e Porto de Galinhas) e a Orlando, sempre adorando tudo, especialmente os sorvetes, as empanadas, as tapiocas, os playgrounds e as piscinas.
Para não perder a concessão da rota, em 2010 foram duas vezes a Buenos Aires. Em 2011 foi a vez de retomar os vôos de longo alcance. A California foi um excelente destino, revisitando a base familiar lá existente, passando por novos lugares e tendo ótimas experiências, sempre buscando provar os clássicos da mesa americana.
Aproveitando uma promoção para emitir passagens com valor reduzido de milhas voltaram de Santiago, tendo o terceiro/segundo carimbo de entrada ao Chile nos passaportes poucos dias antes do lançamento do blog. Ainda em 2012 fizeram uma road trip de Nova York a Chicago no outono americano passando pela base americana da ala masculina da família, em Ann Arbor, Michigan.
No ano seguinte a pequena embarcou pela primeira vez em um navio e viveram como parisienses por alguns dias, aproveitando para atravessar o Canal da Mancha duas vezes no mesmo dia, como se fosse um riacho, e conheceram a Disneyland Paris. Também foi o ano em que se consideraram mega sortudos ao conseguirem passagens para Orlando por 138 dólares cada um - ida e volta!
2013 foi marcado por estreias. Apesar de ser aqui do lado, nunca haviam colocado os pés em Florianópolis - e estão loucos para voltar. Voaram a Porto Seguro e adoraram as praias de Arraial d'Ajuda e, para contrastar, a pequena conheceu a neve. Também foi o ano em que pisaram mais alto: chegaram a 4800m acima do nível do mar no Deserto do Atacama.
Em 2015 finalmente puderam ter uma ideia de como é Miami e logo no início riscaram mais um destino da lista de desejos, fazendo um cruzeiro da Disney. Claro que também foram a Orlando e aproveitaram muito as áreas do Harry Potter nos parques da Universal, mas sem deixar de lado os encantos dos parques Disney. Na metade de 2015 foram a outro destino de sonhos: a Escandinávia, passando por Bergen e Oslo na Noruega, Estocolmo na Suécia e Copenhague na Dinamarca.
Em 2016 conheceram como é viajar na executiva (e se sentiram ainda mais sortudos, pois pagaram para os três menos do que pagariam na econômica) e reviraram Los Angeles. Também foi o ano que redescobriram Gramado e Canela, se apaixonaram pelo pequeno vizinho Uruguai - especialmente por Carmelo e as fotos de comida ficaram ainda melhores. Tão boa que até escreveram um livro de receitas!
2017 já começou prometendo. Se sentiram italianos ao alugar um apartamento em Roma e estão fazendo mil planos para o restante do ano.
A pequena subsidiária, que já havia demonstrado ter o gene nômade e o responsável pelo paladar em pleno funcionamento há bastante tempo ainda não tem autonomia sobre seus destinos, mas participa do planejamento das viagens e escolhe o que quer comer - e quase sempre é uma opção que não faz parte do menu kids.
Os três estão adorando cada fase, viajando e cozinhando em família, bem como o fato de cada destino e cada receita ter sua peculiaridade, com coisas novas a descobrir e experimentar. Estão com o planejamento para irem a novos destinos, ou para revisitarem os favoritos sempre aberto, junto a livros e blogs, tanto de viagem quanto de receitas e tentando resistir ao máximo as promoções de aéreo que não param de aparecer. Os próximos destinos? Pretendem regressar a um dos favoritos! Vamos ver (e rever) tudo, tendo como acompanhamento receitas de dar água na boca!
Bem vindos. Puxe uma cadeira e fique a vontade para participar da conversa - entre malas e panelas.
**Este texto foi publicado em abril de 2012 e atualizado em março de 2017. A versão original você encontra aqui.
_________________
Por que Malas e Panelas?
Por que Malas e Panelas?
Neste espaço queremos compartilhar um pouco das nossas viagens, passadas e futuras, mostrar os lugares que visitamos e dar nossa impressão sobre cada um.
Também queremos mostrar o quanto é legal acompanhar (e ser acompanhado por) um filho nas descobertas do (e pelo) mundo, bem como dividir os bastidores de se viajar com crianças, ou seja, o planejamento, a preparação e as preocupações.
Por isso, as malas.
E as panelas?
Viajamos mais do que podemos e menos do que gostaríamos, mas resolvemos esse problema, de certa forma, na cozinha. Lá são outras tantas viagens que fazemos sem depender de táxi, aeroporto e do tempo. É assim que nossas papilas gustativas matam a saudade de algum lugar ou vão descobrindo outros tantos.
Então, é mostrando um lugar que visitamos (ou queremos visitar) e uma comida a ele ligada que tentaremos compartilhar nossas experiências de viajantes/cozinheiros. Teremos posts combinados, mas às vezes poderão ser de forma individual, ou seja, um post sobre viagem, ou um post com uma receita. Ah, teremos outras receitas também, sem ligação a uma viagem.
As fotos que ilustram (e ilustrarão) os posts são de nosso arquivo pessoal. Nossa vontade é de mostrar tudo o máximo possível, mas sem ficar repetitivo e, assim como o texto, não poderão ser utilizadas sem autorização prévia expressa, afinal de contas, todo o conteúdo é expresso por direitos autorais.
Cintos afivelados e talheres a postos?
Pati Venturini - De Garfos e de Quartos
Muito simpática essa apresentação de vocês. E já vi que somos conterrâneos. Sucesso ao blog!
Malas e Panelas
Obrigado Patricia!
Abraço,
Luciano
Denise P L Pires
Oi Luciano,
tive contato com você pelo facebook no grupo "Viajar é tudo de bom" e vim aqui conhecer seu blog. Simplesmente amei! Parabéns!! Viagens e comidas não tem combinação mais perfeita! Quero muito levar meus filhos para conhecer o mundo também!! Mais uma vez parabéns!
Malas e Panelas
Obrigado Denise!
Seja bem vinda e volte sempre 🙂
Abraços
Ariadne Fagundes Luiz
sensacional!!
Acabei de "descobrir" o blog e ja estou apaixonada!
Me preparando pra minha primeira viagem pra NYC 🙂
Malas e Panelas
Olá Ariadne,
Que bom saber que gostou do blog! Volte sempre 🙂
Juliane D'Amore
Olá!! Acabo de conhecer o blog e já gostei do pouco que vi até agora. Estou começando um blog que conta nossas experiências de viagens com nossas 3 meninas e tenho encontrado muitos blogs legais. Também somos todos gaúchos por aqui! Abs!
Malas e Panelas
Olá Juliane,
Boa sorte com o novo blog!
Abraços,
Andrea
Lucrécia de Carvalho
Boa noite, gostei muito do Blog de vocês!Mas gostaria de saber por onde começar pois minha filha tem 13 anos e ano que vem ela gostaria de conhecer New York e Orlando nesse caso iremos os 3 (pai, mãe e filha )qual o caminho a percorrer?Desde já agradeço pela atenção.
Malas e Panelas
Obrigado Lucrécia!
Aqui no Malas e Panelas tem bastante informação sobre Nova York e Orlando. Podes começar dando uma olhada nos posts, para definir o que desejam fazer e ter uma ideia de quanto tempo será necessário. Para montar um orçamento, dá uma olhada aqui: https://malasepanelas.com/quanto-custa-uma-viagem-para-a-disney-orlando/ é um passo-a-passo bem bacana para ter uma ideia de custos bem boa.
Qualquer outra dúvida, é só perguntar!
Abraços
Maria
Andrea, te achei, pesquisando no Google uma receita de Pao de Hamburguer integral.
Gostei da forma como a receita foi apresentada e continuei pesquisando, no Malas e Panelas, e...adorei.
Me cadastrei e vou segui-los, pois me encantou a forma como voce descreve, tanto as receitas como viagens.
Parabens!
Muita Luz na caminhada, sempre.
PS: Se usar so a farinha integral, tenho que fazer algum acrescimo ou substituicao na receita?
Grata, te aguardo.
Malas e Panelas
Obrigada Maria 🙂
Que bom que você se cadastrou!
Nunca fizemos apenas com farinha integral. Temos uma outra receita (de outro tipo de pão) que é com 75% de farinha integral e 25% de farinha de trigo comum e fica excelente.
Se você fizer, nos conta como ficou.
Um abraço
~Maria Alice
O Blog de vcs é muito informativo e criativo!! Parabéns!
Malas e Panelas
Obrigado Maria Alice!
Abraços 🙂
Viviane
Estou amando o blog. Vocês moram aonde? Por um acaso tem residência fixa? kkkkkkkk
Malas e Panelas
Oi Viviane.
Moramos em Porto Alegre e sim, temos residência fixa!!
Abraços
legazelleblog
Já segui no Instagram... certeza que vou acompanhar vcs! Amo igualmente, comida e viagem! <3
Malas e Panelas
Obrigado Tabita!
As duas são uma maravilha né? E juntas então... 🙂
Abraços
Vera G Hindo
Temos um cruzeiro que sairá de Barcelona . Nosso voo British air tem 3:40 h de conexão na ida de Heathrow. E 2:15 h na volta para o Brasil
Teremos problema ?
É complicado a conexão no Aeroporto de Londres?
Grata
Malas e Panelas
Olá Vera.
Com esse tempo, se todos os voos forem British, acreditamos que não terá problema.
Falamos aqui no post como é o procedimento de conexão no Heatrow, dá uma olhada.
Abraços
Giovana Rizzon Castello Branco
oi Luciano! Acabei de conhecer o blog do Malas e Panelas que já acompanhava por facebook e instagram e adorei!! Parabéns pra vocês! Muito legal ter notícias tuas e da tua família linda! beijos
Malas e Panelas
Obrigado Giovana!
Beijos
Simone
Oi , boa noite.
Estou pesquisando sobre o passeio Norway in a nutshell e acabei lendo o relato de vocês a respeiro do Fiorde Sognefjorden . Gostaria de algumas informações se vocês puderem me passar. O barco que faz esse passeio tem lugar para ficar lá fora? É um barco rápido? O pessoal costuma enjoar na viagem? Quanto tempo leva o passeio pelos fiordes? E muito diferente do outro passio round trip de sai de Bergen e navega pelo outro Fiorde ? Adorei o site de vocês!
Malas e Panelas
Olá Simone
Obrigado!
Esse passeio é feito em barco normal, de transporte de passageiros, não é um barco especial turístico. Não é de alta velocidade, mas também não é devagar 🙂 Tem um pouco de espaço para apreciar a vista sim, mas nas partes mais legais do passeio fica lotado! Como é de transporte, ele para em vários vilarejos (mas não dá tempo de desembarcar), só ver da janela ou do deck mesmo, mas é bacana. Demora praticamente todo o dia. Saímos de manhã cedo e chegamos de volta a Bergen pelas 17h mais ou menos. Podes ver mais informações aqui https://www.norwaynutshell.com/sognefjord-in-a-nutshell/
Não enjoa pois não tem ondas! É um pouco diferente do Mostraumen fjord, pois neste só se pasa pelo fjord, já no primeiro, também tem a Flamsbana e a viagem de trem de volta a Bergen.
Abraços
Diane
Olá Andrea e Luciano, tudo bem?
O post de vocês sobre configuração para Backup através do plugin UpdraftPlus me ajudou muito. O processo está um pouco diferente, mas é totalmente possível acompanhar e concluir de um modo muito didático. Estou muito grata! Desejo muito sucesso pra vocês.
Um grande abraço!
Malas e Panelas
Que bom que pudemos ajudar Diane!
Abraços
Gilberto
Olá Andre e Luciano!
Parabéns pelo Blog.
Quanto ao roteiro do Texas, do qual me interessei, queria saber o que foi que os levou a ir a essas pequenas cidades e locais? Foi convite de algum hotel ou restaurante ou foram descobertas ao acaso? Não entenda isso como uma crítica negativa, apenas estou na dúvida quanto a estes locais "diferentes", fora da rota dos turistas "normais", dos quais tenho interesse também. Ou seja, quero conhecer o local, as pessoas e não somente os pontos turísticos. Obrigado pela brevidade da resposta.
Malas e Panelas
Olá Gilberto.
Assim como você, também temos interesse em locais fora das "rotas normais". Achamos que eles têm mais autenticidade - mas isso não quer dizer que não visitamos os mais conhecidos também! Chegamos a essas cidades através de pesquisas em blogs estrangeiros e nos sites dos órgãos oficiais de turismo dos estados e cidades principais nos EUA (nesse caso, o Texas), pois oferecem muitas opções "alternativas". Como querem fomentar o turismo local, colocam muitas informações desses lugares pequenos e menos conhecidos.
Abraços
Tanara Cristina Silva Borges
Oi tudo bem?.
Então, vou com minha família fazer um bate e volta para fazermos o visto, não
pretendo ficar em hotel, vamos viajar durante a noite. Gostaria de sugestões para
tomarmos um café na chegada. Não na rodoviária.
Obrigada!
Tanara.