Quem nos acompanha sabe que adoramos comer. E cozinhar. Modéstia à parte, nós cozinhamos bem (aqui estão todas as nossas receitas), então somos até um pouco exigentes demais ao ir a um restaurante.
Tendo deixado isso claro, vamos listar sete restaurantes na região dos vinhedos da Serra Gaúcha para você se deliciar.
Três deles nós adoramos e temos muita vontade de voltar; os dois seguintes nós gostamos, porém não serão nossa primeira opção quando voltarmos à região e os dois últimos nós gostamos muito, mas temos que voltar para ver se continuamos com a mesma opinião.
Os imperdíveis:
Osteria Della Colombina – Rota do Sabor – Garibaldi
A história da Osteria Della Colombina resgata a determinação dos italianos que chegaram aqui no Rio Grande do Sul há mais de 140 anos. A dona Odete trabalhava com o marido e as filhas em uma propriedade rural no interior de Garibaldi, vivendo da agricultura e do leite. Com o falecimento do marido, se viu impossibilitada de continuar tocando o trabalho da mesma forma. Vendeu o gado leiteiro e arrendou as terras. Como o dinheiro não era suficiente para pagar as contas, aproveitou uma oportunidade que ouviu no rádio: a prefeitura estava procurando agricultores e moradores da zona rural interessados para integrar um roteiro de turismo que a prefeitura estava montando. Uma de suas filhas foi à primeira reunião, elas se interessaram e fizeram parte do roteiro fazendo o que a família sabia fazer bem: cozinhando e oferecendo os produtos que produziam em sua propriedade.
Assim nasceu a Osteria Della Colombina. A dona Odete comanda as panelas, de onde saem pratos maravilhosos que parecem ser da cozinha de uma avó – e de certa forma são! Slow Food + Comfort Food. Comfort food, pois é aquela que remete a momentos que guardamos com carinho na memória. São memórias afetivas dos almoços em família, com a comida da nonna (para quem é descente de italiano) e slow food, pois a comida é preparada sem pressa e servida em uma sequência igualmente lenta que nos permite apreciar por completo, não só os próprios pratos, mas o ambiente e a companhia com que estamos.
Além da comida maravilhosa, o lugar também é excelente. O restaurante fica no porão da casa da dona Odete, o chão é de terra batida e nas paredes e tetos estão espalhados itens que pertencem à história da família. Não nos sentimos em um restaurante, mas na casa da avó de alguém!
Dentre os pratos servidos estão a polenta com queijo e salame, sopa de capeletti com pão caseiro (que não faltam em nenhuma mesa na serra gaúcha, faça calor ou frio), uma salada fresquíssima, com folhas e frutas da estação, carne cozida que foi usada para fazer o caldo da sopa, nhoque com molho caseiro, galeto divinamente temperado, carne com legumes e bacon e fortaia (uma espécie de omelete). De sobremesa, figos em calda, pudim de leite e sorvete caseiro com calda de uva. Para beber água com e sem gás, suco de uva e vinho, estes dois feitos pela dona Odete e suas filhas. Na hora de ir embora a gente recebe, da dona Odete mesmo, uma pequena colombina, ou seja, uma pombinha feita com massa de pão.
Reservas são imprescindíveis!!
(54) 3464 7755 | (54) 99121 1040
http://www.estradadosabor.com.br/odete_bettu
Já reservou seu Hotel?
Nós sempre reservamos os hotéis de nossas viagens com antecedência para garantir ótimos preços. Para escolher o hotel, usamos o Booking. Desta forma, podemos ver de forma fácil quais os hotéis disponíveis, localização, as qualificações dadas por outros viajantes e, principalmente, o preço.
Casa di Paolo – Garibaldi, Bento Gonçalves, Gramado e Porto Alegre
Mesmo sendo um restaurante grande, com presença em várias cidades (Bento Gonçalves, Garibaldi, Caxias do Sul, Porto Alegre e em breve São Paulo), a Casa di Paolo serve uma comida bem caseira. Já comemos nos restaurantes de Garibaldi, Bento Gonçalves, Gramado e Porto Alegre – deu pra ver que gostamos! O carro chefe é Galeto Casa di Paolo, onde é trazido à mesa primeiro a sopa de capeletti com pão caseiro e depois em pequenas porções, mas infinitas, polenta brustolada (na chapa) e frita, queijo à dorê (uma perdição), salada de radicci com bacon, salada verde, salada de batata, galeto e massas variadas com molhos igualmente variados (o tortéi com molho da casa é fantástico). Enquanto você tiver fome – ou vontade de comer, é só ir pedindo que os pratos são trazidos. A sobremesa é sagu com creme, pudim ou ambrosia. Nós sempre vamos no sagu, pois consideramos ser o melhor que já comemos! Alguns restaurantes oferecem a opção de prato pronto e no aeroporto de Porto Alegre há uma opção Express, a Belgaletto.
Em Garibaldi: Das 11h30 às 15h (diariamente); das 19h às 23h (segunda a sábado) - (54) 3463.8505
Em Bento Gonçalves: Das 11h30 às 15h30 (diariamente) ; das 19h às 23h (segunda a sábado) - (54) 3453.1099 | (54) 99975.2573
http://dipaolo.com.br/restaurantes/
Hostaria Casacurta – Hotel Casacurta - Garibaldi
A Hostaria Casacurta é o restaurante do Hotel Casacurta e serve uma comida mais contemporânea. O lado caseiro fica na inspiração. A apresentação é impecável e a comida extremamente bem preparada e deliciosa. Recomendamos - e muito - o Menu Experiência.
Nossa entrada foi uma salada Luigi, com presunto e parmesão. De segundo prato escolhemos um Ravióli Verde com Manteiga e Sálvia e Ravióli de Vitela com molho de Shitake que estavam sensacionais. O terceiro prato optamos pelo Salmão em Costa de Gergelim e pelo Filé ao Molho de Três Cogumelos. Ambos excelentes. De sobremesa fomos na única opção, o Creme Brulée, que estava uma delícia.
Para quem vai com crianças, eles fazem adaptações e substituições nos pratos para agradar aos pequenos.
Reservas são altamente recomendadas!
(54) 3462.2166
http://www.hotelcasacurta.com.br/restaurante
A gente não só comeu, como ficou hospedado no Hotel Casacurta e recomendamos muito! O hotel é um charme e o atendimento é excelente! Aqui você pode ver nosso post do Hotel Casacurta.
Que tal alugar um carro?
Com carro em uma viagem ficamos livres para fazer tudo o que foi programado - e para mudar a programação também. Nós usamos a Rentcars.com para fazer nossas reservas e encontrar as menores tarifas oferecidas pelas principais locadoras. E pagamos em reais, sem IOF e de forma parcelada no cartão.
Os que ficam em segundo lugar, mas garantem uma excelente refeição:
Não são restaurantes ruins, longe disso. Comemos muito bem nos dois, mas, em nossa opinião, não proporcionam uma experiência tão bacana quanto os anteriormente listados, especialmente em razão de nestes dois a comida ser servida em rodízio, com garçons circulando entre as mesas e servindo a todos, atrapalhando na conversa e nos distraindo do que temos no prato.
Casa Ângelo – Caminhos de Pedra – Bento Gonçalves
Quando fomos ao Casa Ângelo, comemos tanto no almoço que nem jantamos. Funciona como um rodízio de pratos italianos, onde massas, risotos e carnes são ininterruptamente trazidos até nós. Também começamos pela sopa de capeletti com pão caseiro e depois da salada e polenta frita avançamos pelas massas e risotos (bem bons). Logo depois teve filé e picanha grelhados, galeto e cordeiro. Tudo é gostoso e bem preparado. Ao chegar coloque seu nome na lista de espera e dê um passeio pelo restante do Caminhos de Pedra se a fila estiver grande.
Atende de terça-feira a domingo, das 11:30 às 16:00.
(54) 3455-0175
http://www.caminhosdepedra.org.br
Mamma Gema – Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves
Ao contrário da sopa, a entrada é uma polenta mole com um molho de carne bem saboroso. Dentre as massas, destaque para o ravióli com molho de nozes e gorgonzola (que é quase imperceptível, o que é bom!). O tempero do galeto é excelente, tornando difícil pegar apenas dois pedaços! Já o entrecot, saboroso, veio ao ponto para menos (ótimo para quem curte uma carne mal passada) e em nenhuma vez conseguimos um mais assado. Os risotos não estavam bons, uma pena. A sobremesa é brigadeiro de colher ou sorvete com calda de vinho (uma calda bem espessa, super gostosa). Chegue cedo, ou tarde, caso contrário a espera será longa, mas dá para passar o tempo indo a pé até o Hotel Villa Michelon e conhecer o Museu do Vinho.
Aberto de terça a domingo, ao meio dia.
(54) 3459 1392
http://www.mammagema.com.br
Aqueles que temos que voltar:
Nona Ludia - Caminhos de Pedra - Bento Gonçalves
Já faz um tempinho que fomos ao Nona Ludia, então queremos voltar para saber se continua tudo o que lembramos. A julgar pela quantidade de gente na fila quando passamos lá a última vez, está! Quando fomos os pratos eram trazidos à mesa, como no Osteria Della Colombina, sem limite de repetição. A comida é tipicamente italiana da Serra Gaúcha, ou seja, sopa de capeletti, galeto, salada, polenta mas lembramos que tinha piem (o recheio do capeletti) e vitela. Também, chegue cedo ou espere na fila!
Quarta à sexta | das 11:30 às 14:00; Sábados, domingos e feriados | 11:30 às 15:00; De dezembro ao Carnaval e no mês de julho, atendimento diário.
(54) 3455-0157
http://www.nonaludia.com.br/
Família Brunetta - Santuário de Caravaggio - Farroupilha
Este também faz tempo que visitamos, mas a julgar pelo que lembramos - e pelo fato do restaurante existir desde 1959, não deve ter mudado. Pelo menos esperamos que não 🙂
No Real Brunetta também encontramos as delícias típicas da região, mas complementadas por um queijo colonial a milanesa e bifes super macios feitos na chapa, na hora, além de massas e galeto super gostoso! Também fica lotado, então a dica é chegar cedo.
Não estranhe um restaurante de Farroupilha estar aqui. Do Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves é rapidinho chegar até o Santuário de Caravaggio.
Atende sextas à noite, sábados ao meio dia e a noite, domingos ao meio dia e feriados.
(54) 98405-0041
https://www.facebook.com/restaurantebrunetta
Querem ver as receitas que publicamos? Clique aqui!
Planejando uma viagem?
Depois de escolher o destino, achamos que o mais importante é saber onde ficar. Usamos o Booking para comparar preços de hotéis e fazer reservas em todas as nossas viagens. E eles garantem o menor preço!
Para alugar carro nós usamos a Rentcars.com para encontrar os melhores preços e opções com todos os seguros e taxas já incluídas. E o pagamento é feito em reais, sem IOF e pode ser feito de forma parcelada no cartão ou com desconto no boleto.
Este post contêm links de afiliados. Ao adquirir um serviço ou realizar uma hospedagem reservada por estes links, receberemos uma pequena comissão, sem que isso custe um centavo a mais para você.
Erika Rezende Frossard Bastos
Minha contribuição à lista, se me permitem, é o restaurante Valle Rústico. Jantar delicioso, cozinha de chef feita com ingredientes típicos da região. Também trabalham no esquema de menu degustação, com possibilidade de harmonização com vinhos.
Havia sido bem recomendado e não decepcionou!
Malas e Panelas
Olá Erika, ainda não fomos ao Valle Rústico, mas temos muita vontade de conhecer! Obrigada pela contribuição 🙂