O Rio de Janeiro expõe muito de sua história em diferentes pontos turísticos. Uma mistura de edifícios de quase 5 séculos tem muito a contar. Veja aqui algumas opções de tour pela cidade para os amantes de passeios históricos!
Com 454 anos, o Rio de Janeiro tem muita história para contar e essa pode ser lida em diferentes pontos da cidade. A sua biografia é composta por muitos artistas, imperadores, reis, escravos e edifícios.
Basta uma curta caminhada em lugares estratégicos, como no Centro Histórico, para desvendar muitos acontecimentos de épocas passadas. Além de contribuir com quem quer aprender sobre a história do Brasil, os passeios históricos pela cidade também são apreciados pelos mais curiosos.
Passeios históricos pelo Rio de Janeiro é uma imersão ao aprendizado prático
São poucas as cidades que oferecem vários locais de tours e passeios históricos como o Rio de Janeiro. São construções e sítios para se visitar que incluem antigas fortalezas, diversas igrejas, casarões, praças e muitos outros pontos da cidade.
Embora a maior parte das atrações estejam na região central, outras estão espalhadas por todos os cantos. Unir turismo ao estudo é muito divertido e, além de atrair os apaixonados pela história do Brasil, a Cidade Maravilhosa também atrai estudantes. Veja os principais passeios para quem ama conhecer sobre a história do país!
1. Centro Histórico
O lugar engloba os principais pontos turísticos históricos da cidade e por isso, é uma oportunidade para se fazer um tour a pé. Entre os prédios históricos mais famosos, estão: Biblioteca Nacional, Museu Nacional de Belas Artes, Real Gabinete Português de Leitura, Confeitaria Colombo, Centro Cultural Banco do Brasil, Theatro Municipal, Cais do Valongo e o Paço Imperial. Para curtir melhor o passeio, os visitantes podem fazer um Walking Tour (Passeio Gratuito) no Rio. Ou seja, conhecer os atrativos em um tour guiado, gratuitamente.
2. Ilha Fiscal
Lugar que celebrou o Último Baile do Império, era utilizada com intuito de recuperar a glória da monarquia no país. Porém, em pouco tempo a República foi proclamada no Brasil e o lugar se tornou inutilizável. Passado anos, o castelo passou a ser administrado pela Marinha do Brasil e funciona como um museu aberto ao público. Por lá é possível voltar ao tempo e conhecer de perto um dos períodos mais agitados de toda a história nacional.
3. Lapa
Um destaque incrível na cidade, e também cartão postal, a Lapa é o canto mais boêmio do Rio de Janeiro. Construídos no século 18 por índios e escravos, os Arcos da Lapa tinham o intuito de distribuir água que vinham das nascentes do Rio Carioca. O lugar atrai todos os gostos e estilos musicais e tem agito pela madrugada toda. São muitas as casas noturnas por lá, como o famoso Circo Voador, mas ainda assim, vários visitantes e moradores preferem curtir a noitada aos pés dos arcos.
4. Forte de Copacabana
O bairro Copacabana é muito mais do que a fama o torna conhecido. Por lá tem o Forte de Copacabana, junto ao Museu Histórico do Exército. É possível ter acesso a toda a história do exército desde o início das eras políticas e muito mais. Os visitantes ainda podem conhecer o projeto de fortificação, estrutura, canhões, observatórios e oficinas. Após, pode-se visitar o gabinete de curiosidades e saborear um café da tarde na Confeitaria Colombo, que faz parte do centro cultural.
5. Quinta da Boa Vista
Foi lar da família real de 1808 a 1889, sendo considerado hoje um dos maiores parques da cidade. Seus 155 mil metros quadrados preservam ainda parte do paisagismo original, criado pelo francês Auguste Glaziou. O local guarda, entre seus tesouros históricos, o antigo Palácio Imperial, templos, estátuas e muito mais. Funciona também como recanto para quem busca desfrutar de uma ampla área verde, com direito a opções para prática de esportes e pedalinho no lago.
6. Theatro Municipal
Além de funcionar como escola de dança, coral, ballet, academia de ópera e orquestra sinfônica, o prédio chama a atenção por sua arquitetura do início do século XX. Os detalhes foram todos inspirados na Ópera de Paris e reúne bronze, cristais, ônix e mármore em seus detalhes. O Salão Assyrio, que fica no subsolo, impressiona também por sua decoração persa, sendo um dos lugares incríveis para fotografar no Rio de Janeiro.
7. Biblioteca Nacional
Um dos prédios mais importantes do Rio de Janeiro, inaugurado em 1910, conta com um acervo de mais de 2 milhões de peças. Além de todas as opções de livro, o lugar encanta por sua arquitetura imponente que pode ser apreciada em cada detalhe. Entre os destaques, suas escadas, salões, estantes, salas de estudos e raras obras literárias.
Essa é uma lista com alguns dos principais pontos turísticos para quem ama a história do Brasil. Ao visitá-los, é possível se sentir em épocas de grande importância nacional.
Planejando uma viagem?
Depois de escolher o destino, achamos que o mais importante é saber onde ficar. Usamos o Booking para comparar preços de hotéis e fazer reservas em todas as nossas viagens. E eles garantem o menor preço!
Para alugar carro nós usamos a Rentcars.com para encontrar os melhores preços e opções com todos os seguros e taxas já incluídas. E o pagamento é feito em reais, sem IOF e pode ser feito de forma parcelada no cartão ou com desconto no boleto.
Este post contêm links de afiliados. Ao adquirir um serviço ou realizar uma hospedagem reservada por estes links, receberemos uma pequena comissão, sem que isso custe um centavo a mais para você.
Post publicado em colaboração com Andreia Silveira, escritora e editora freelancer, focada na criação e publicação de artigos para várias áreas. Possui oito anos de experiência em escrita para a web e é uma pessoa curiosa, colaborativa e comunicativa. Estuda Gestão de Turismo e possui certificação em Operação de Roteiros Turísticos e Monitoria de Atrativos Turísticos, bem como em gestão de turismo pela MTur.
Comments
No Comments