Conhecer Carmelo foi, em parte, uma viagem no tempo. Mas não um lugar parado no tempo. Foi como voltar à época em que usávamos a bicicleta como meio de transporte, brincávamos na rua, não tínhamos compromissos e conversávamos com estranhos como se fossem amigos de longa data. E boa parte desse sentimento se deu em razão da nossa visita ao Almacen de La Capilla.
Depois de dar uma volta pelos vinhedos da Posada Campotinto, achamos que seria melhor andar de bicicleta na rua do que na grama e pegamos a estrada. A primeira parada foi a Capela de São Roque, literalmente ao lado da Posada. Uma igrejinha super bem cuidada no meio do campo. Era terça-feira e àquela hora no meio da tarde, estava fechada. Nos contentamos em conhecer por fora.
Subimos nas bicicletas e pedalamos por uns 200 metros numa descida bastante suave. Quando o asfalto terminou, chegamos ao Almacen de La Capilla e Bodega Cordano.
Nenhum sinal de carros. O que encontramos ali foram outras bicicletas estacionadas - sem qualquer tipo de tranca. Deixamos as nossas encostadas na cerca e entramos.
Foi quando começamos a realmente entender o que aquele lugar realmente é. Vimos algumas mesas, um pessoal fazendo degustação de queijos e vinhos, um grande balcão, como nos mercados de antigamente, uma grande mesa e diversas estantes com geleias, compotas, doce de leite, grapa, azeites, sabões artesanais, erva mate, cuias e tudo decorado com muitos objetos antigos.
Fomos atendidos pela Diana, que nos falou para ficarmos a vontade e mostrou o caminho para os vinhedos, a bodega (onde são feitos os vinhos) e para um pequeno chalé.
Como o dia estava lindo, não pensamos duas vezes e fomos pra fora. A Isabella brincou um pouco no pequeno playground nos fundos e seguimos para passear pelos vinhedos. Assim como os da Campotinto, as uvas começavam a querer aparecer. Fomos até o chalé e ficamos imaginando o quanto bacana deve ser acordar com aquela vista. E olha só, dá pra reservar pelo Booking!
Internet ilimitada na viagem
Hoje é impossível viajar desconectado! Nós sempre viajamos com chips adquiridos ainda no Brasil, com planos de dados e ligações que funcionam desde o momento do desembarque no exterior, e sem pagar taxas de deslocamento! A Travelmobile tem planos de dados e voz (inclusive ligações para o Brasil), para uso no mundo todo!
Voltamos e a Diana estava abrindo um alçapão no chão de madeira. Lá embaixo, a uma temperatura constante de 17ºC, os vinhos ficam descansando antes de serem rotulados e colocados a venda.
Depois de todo este passeio, chegou o Diego, o proprietário. Ele nos contou que, na verdade, a Ana Paula, sua esposa, é quem leva o nome Cordano. Ela é a quinta geração de uma família de italianos que em 1855 abriu o Almacen de la Capilla - o Armazém da Capela - e começou a produção de vinhos.
Continuamos conversando e experimentamos três vinhos da Bodega Cordano. Um rosé bem suave e dois tannat. Todos excelentes.
Que tal alugar um carro?
Com carro em uma viagem ficamos livres para fazer tudo o que foi programado - e para mudar a programação também. Nós usamos a Rentcars.com para fazer nossas reservas e encontrar as menores tarifas oferecidas pelas principais locadoras. E pagamos em reais, sem IOF e de forma parcelada no cartão.
Conversa vai, conversa vem e contamos que a pequena estava decepcionada que não tinha uma bicicleta para ela andar. Nisso o Diego perguntou se ela gostaria mesmo de andar em uma bici e sumiu pela porta dos fundos. Logo depois nos chamou e mostrou uma bicicleta do mesmo tamanho da que a Isabella tem em casa. Era a bicicleta do filho dele e disse que a Isabella poderia usar para dar umas voltas. Ela nem pensou duas vezes e se foi. Primeiro pela grama e no pátio interno da bodega e depois lá se foi pra rua!
Nos revezamos na conversa e acompanhando a pequena, até que cansamos e deixamos ela andar sozinha.
Nisso o Diego e a Ana Paula contaram que os brasileiros descobriram Carmelo de um ano e meio pra cá. Antes era raro ver alguém do Brasil por aquelas bandas, mas ultimamente tem sido bastante seguido. Pudemos confirmar, pois além de nós, havia mais três casais compatriotas lá naquela terça à tarde!
Também falou que muitos dos produtos vendidos ali e que levam a marca do Almacen são produzidos por vizinhos e amigos. Todos se ajudam, inclusive as vinícolas. Como são pequenos produtores, trabalham em conjunto para crescerem.
Nos sentimos em casa, em uma conversa de amigos e só fomos embora pois queríamos ver o pôr do sol na beira do rio. Mas levamos um vinho, um doce de leite, grappa, balas de vinho e um azeite de oliva incrível. Super fresco e vivo!
No outro dia pela manhã voltamos! O Diego e a Ana Paula nos fizeram sentir tão em casa que entramos pelos fundos 🙂
Perguntamos se a Isabella poderia pegar, mais uma vez, a bici emprestada. E a resposta foi que sim!
Então lá fomos os três dar mais uma volta por Colonia Estrella. Sem carro, sem preocupações, sem (muito) compromisso com o relógio e sentindo o ventinho fresco no rosto.
Tivemos que voltar para devolver a bicicleta, mas nisso batemos mais um papo, colocamos mais uns produtos na sacola e prometemos voltar - em breve!
Já viu nossas dicas para viajar de carro ao Uruguai? Ou nosso roteiro de dois dias em Montevidéu? Quer saber onde ficar em Carmelo? Dá uma olhada no porque achamos a Posada Campotinto imperdível, lembrando que você pode fazer sua reserva na Posada Campotinto aqui pelo Malas e Panelas, usando o Booking.
Informações
Almacen de la Capilla - Ruta 21 km. 257 - Camino de los Peregrinos y Ana María Carpi de Cordano | Carmelo, Uruguai
De segunda a sexta é melhor fazer reservas pelo (+598) 099 544 255. Sábados e domingos das 11h às 18h.
Planejando uma viagem?
Depois de escolher o destino, achamos que o mais importante é saber onde ficar. Usamos o Booking para comparar preços de hotéis e fazer reservas em todas as nossas viagens. E eles garantem o menor preço!
Para alugar carro nós usamos a Rentcars.com para encontrar os melhores preços e opções com todos os seguros e taxas já incluídas. E o pagamento é feito em reais, sem IOF e pode ser feito de forma parcelada no cartão ou com desconto no boleto.
Este post contêm links de afiliados. Ao adquirir um serviço ou realizar uma hospedagem reservada por estes links, receberemos uma pequena comissão, sem que isso custe um centavo a mais para você.
Maria de Lourdes
Consultei o blog para viagem ao Uruguai na próxima semana. Anotei as sugestões! Fiquei animada! Vamos conferir!