Nossa ideia inicial não era alugar um apartamento em Nova York. Seriam apenas quatro noites e não queríamos nos envolver com burocracias e chatices de depósito, horário para retirar e devolver chaves e coisas parecidas. Tínhamos até escolhido e reservado hotel.
E o dólar aumentou. Ah, é bom deixar claro que isto foi em 2012. Parece que o dólar tem uma tendência em aumentar lá por agosto/setembro - em 2011 e agora em 2013 também aconteceu!
Então começamos a procurar hotéis mais baratos, mas estava impossível. A solução? Alugar apartamento. Depois de muita procura decidimos fazer pelo AirBnb, podendo pagar com cartão inclusive a taxa de depósito.
E depois de pesquisar várias opções, achamos o apartamento ideal para nós. Um quarto-sala-cozinha com uma cama de casal e um sofá-cama para a pequena, próximo à Grand Central e com ótimas avaliações. O site do apartamento no AirBnb é este (este apartamento não está mais disponível para aluguel pelo AirBnb).
Enviamos o pedido para a proprietária e ela aceitou. O valor ficou em 180 dólares por noite (incluída taxa de limpeza e taxa do Airbnb). Para comparação: o Hotel que tínhamos escolhido era o Courtyard New York Manhattan/Soho e o preço por noite: 299 dólares + taxas.
O apartamento era no terceiro andar, sem elevador. e exatamente como nas fotos que havíamos visto. Bastante limpo e bem cuidado. Todos os dias eram trocadas as toalhas e no segundo dia foi trocada a roupa de cama. O sofá-cama da Isabella não era muito confortável - ela reclamou, mas dormiu nele sem problemas! Toda essa mordomia em razão da proprietária ter um day spa no térreo - onde deixamos nossa mala no último dia após o check-out.
Bem, e a burocracia para pegar as chaves? Nenhuma. Como chegamos em horário comercial uma funcionária do spa nos auxiliou e toda a papelada a ser assinada estava no apartamento. Na saída, deixamos a chave no apartamento e fechamos a porta. Simples assim.
Os poréns: no meio da terceira noite começou um barulho como se fossem marteladas em um cano de ferro. Depois de pensar quem estaria fazendo obra àquela hora, nos demos conta que era o sistema de calefação do prédio ligando! Abrimos o registro do radiador e o problema foi solucionado. Também entrava um pouco de frio junto ao aparelho de ar condicionado, bem sobre a Isabella, então à noite colocávamos um travesseiro ali.
Gostamos bastante, afinal de contas tínhamos nossa cozinha em Nova York 😉 e recomendamos.
Mas, cabe lembrar, que a cidade de NY está de olho nestes aluguéis de temporada, que, teoricamente, são proibidos. Quer dizer, se o morador estiver no apartamento também, não há problemas, mas muitas vezes não é este o caso. Quando alugamos não sabíamos disso. Pelo que lemos, em 2013 a prefeitura começou a ficar mais atenta. No site do AirBnb não encontramos qualquer observação quanto a isto. A Wendy Perrin, uma colunista da Condé Nast Traveler falou neste post aqui que há mais chances de você se decepcionar com o apartamento do que algum oficial bater na sua porta procurando pelo proprietário/morador e dá opções de dois sites que só trabalham com apartamentos legais - nos dois sentidos da palavra! No Falando de Viagem dizem que a multa é de ao menos 1000 dólares e se tem que desocupar o apartamento.
Já alugou apartamento em Nova York? Conte pra nós como foi a sua experiência!
Este post reflete nossa experiência com o aluguel do apartamento em Nova York em outubro de 2012, de forma totalmente independente e foi escrito sem qualquer vínculo com o AirBnb ou a proprietária do imóvel.
Luana
Poxaaa eu estava procurando Apes nesse site e li sobre isso. Que os EUA está querendo acabar com esse tipo de aluguel. Fiquei mt triste.
Que bom que deu tudo certo para você.
Vou em setembro e queria muito! Estou desanimadissima com os valores, e entrei no site e me tentei. O preço está ótimo!
Acompanhando agora tudinho!
Malas e Panelas
Oi Luana
Não são todos os aluguéis que são proibidos. Aqueles em que o proprietário está em casa são permitidos, mas claro que isso tira um pouco da nossa privacidade e depende de cada um. Pelos relatos que já lemos falando deste tipo de acomodação, sempre foi tudo tranquilo. Outra opção é enviar uma pergunta ao proprietário solicitando informações sobre a situação do imóvel, já que alguns podem ser locados mesmo sem o proprietário presente. Tem a ver com as regras de zoneamento da cidade.
Depois nos conta como foi.
Abraços
Renata
Usamos o Airbnb em uma viagem para NY em dezembro de 2011. Nossa experiência foi ótima também! O apartamento era como nas fotos e o proprietário era muito atencioso. Além do preço ser muito convidativo, também é bem legal ter seu cantinho na cidade e sentir como é morar lá!
Malas e Panelas
Obrigado pelo comentário Renata.
Pois é, um cantinho nosso e com bom preço é imbatível!
Abraços
Lalá
Este apto está tão lindo..estou procurando 1 para alugar tb. Poderia deixar o contato deste apto?
Malas e Panelas
Olá Lalá.
Aparentemente este apartamento não está mais disponível no AirBnb 🙁
Abraços
sandra
Comigo não foi boa experiência. O apartamento estava muito, mas muito diferente das fotos...até chorei, mas já havíamos contrato e eu grávida não poderia correr riscos. É muito mais barato, mas não farei isso de novo. Me senti insegura.
Malas e Panelas
Olá Sandra,
Que pena! Nós já tivemos uma experiência ruim em Buenos Aires há muito tempo atrás.
Hoje em dia só pensamos na possibilidade de alugar apartamento depois de lermos muitas opiniões de quem já ficou.
Um abraço
Carla
Olá, vocês teriam o o e-mail e/ou o telefone de contato da proprietária para me fornecer?
Muito obrigada!!
Malas e Panelas
Olá Carla, pelo que vimos este apartamento não está mais disponível.
Um abraço