Neste post reunimos várias informações importantes sobre Cambará do Sul.
Como chegar
Cambará fica a pouco menos de 200km de Porto Alegre. Para chegar lá há vários caminhos.
Saindo de Porto Alegre existem basicamente duas maneiras. Uma é pela RS 020, indo por Cachoeirinha, Gravataí, Taquara e São Francisco de Paula. Por esse caminho acabamos passando por dentro das cidades e as estradas não são duplicadas. Entre Taquara e São Francisco sobe-se a serra, mas a estrada é boa. Após se chegar em São Chico a paisagem muda drasticamente – são os campos de cima da serra.
A segunda é indo pela BR 290 e RS 486, a Rota do Sol. O caminho é um pouco mais longo, mas ganha-se em tempo, que fica quase igual ao primeiro caminho. A estrada é duplicada entre Porto Alegre e Terra de Areia, onde se pega a Rota do Sol, que também tem trechos duplicados.
Outra opção é ir por Gramado e Canela, onde se vai de Canela a São Francisco de Paula, já pelos campos.
Para quem vem de Santa Catarina é possível subir a SC 450, por Praia Grande. Fizemos a descida por lá em 2006 e não faríamos novamente. O visual é muito bonito, mas a estrada é de chão batido e com muitas pedras. Então a opção é também ir até Terra de Areia e pegar a Rota do Sol.
Ver mapa maior
Onde ficar
O Cambará Eco Hotel é recomendado para quem vai com crianças de todas as idades e para quem vai sem crianças também! Mesa de pingue-pongue, um lago com pedalinho, possibilidade de pescar e fazer trilhas, ou seja, diversão garantida com um atendimento excelente. No verão conta com piscina. Os quartos são amplos, com frigobar e naqueles com vista para o lago, não dá vontade de sair da janela. Reservas pelo Booking.com aqui (a cada reserva efetuada no Booking por um link no Malas e Panelas, nós receberemos uma comissão sobre sua estadia, sem que isto custe um centavo a mais para você, e de quebra ainda estará nos ajudando a manter o blog).
O Parador Casa da Montanha está mais para acampamento de luxo do que hotel. Em vez de apartamentos são cabanas. As de categoria superior contam com banheiro completo e até um espaço para uma cama extra. Já as menores possuem apenas vaso sanitário e pia, com chuveiro coletivo próximo à recepção. Foi em uma destas que ficamos em 2006, e gostamos bastante. O chuveiro fora do quarto só faz aumentar o clima de aventura!
Mais opções de hotéis em Cambará do Sul no Booking.com.
Onde comer
Galpão Costaneira – um local bastante simples, com comida campeira deliciosa. Nos finais de semana há um gaiteiro. O serviço é Buffet e saladas e pratos quentes são livres e há a opção de ser trazido à mesa um réchaud com linguiça e queijo ou linguiça, queijo, alcatra e filé. Nós ficamos apenas no Buffet e não sentimos falta das carnes. Aipim/mandioca cozido se derretendo, um frango com um molho bem caseiro, polenta, feijoada, feijão mexido, batata frita, arroz, carreteiro, moranga/abóbora caramelada, pirão, enfim, impossível comer pouco!
Sendero Bistrô – um pequeno restaurante confortável e bastante simpático. Foi ali que fizemos um lanche entre o passeio ao Itaimbezinho e ao Fortaleza.
Cabana Café – Uma panquecaria, onde o ambiente é bem acolhedor, serviço de primeira com um cardápio enxuto e panquecas enormes e deliciosas. Não deixem de experimentar o suco de uva branca.
Retrô Pizza – vamos falar dele aqui, mas não experimentamos. Queríamos jantar lá mas o restaurante estava fechado para um grupo. Entre as opções de pizza estão as com pinhão e charque. Foi bem recomendado pelo pessoal do hotel.
O que fazer
Bem, o que fazer é muita coisa. Passeios ao Itaimbezinho e Cânion Fortaleza, nesse com a Pedra do Segredo e também outras trilhas que exigem um guia. Sugerimos dar uma olhada nos posts do pessoal do Adventure Bloggers.
Informações básicas que vão fazer de seu passeio a Cambará do Sul um sucesso.
Planejando uma viagem?
Depois de escolher o destino, achamos que o mais importante é saber onde ficar. Usamos o Booking para comparar preços de hotéis e fazer reservas em todas as nossas viagens. E eles garantem o menor preço!
Para alugar carro nós usamos a Rentcars.com para encontrar os melhores preços e opções com todos os seguros e taxas já incluídas. E o pagamento é feito em reais, sem IOF e pode ser feito de forma parcelada no cartão ou com desconto no boleto.
Este post contêm links de afiliados. Ao adquirir um serviço ou realizar uma hospedagem reservada por estes links, receberemos uma pequena comissão, sem que isso custe um centavo a mais para você.
Thaysa Sonale
Boa noite.
Estou indo com mais duas amigas à Cambará no próximo feriado. Das três rotas citadas, qual a mais tranquila para um motorista com pouca experiência em estradas e qual a que tem paisagens mais bonitas?
Aguardo sua resposta. Obrigada.
Malas e Panelas
Olá Thaysa
A rota que sai de POA vai a Novo Hamburgo depois Taquara e São Francisco de Paula é tranquila, e achamos que deve ser a mais bonita também, mas não conhecemos a Rota do Sol. Após Taquara vale a pena uma parada no Café das Fadas. O bolo de cenoura é ótimo. Em São Francisco a livraria Miragem vale a parada.
Abraços