Então, como contamos no post anterior, depois de não conseguir fazer a Trilha do Cotovelo no Itaimbezinho, decidimos ir até o Cânion Fortaleza, onde em dias limpos é possível ver o mar! Quando fomos em 2006 chegamos junto a uma densa neblina e mesmo não podendo ver muita coisa havíamos gostado bastante.
Voltando do Itaimbezinho fizemos um lanche em Cambará do Sul e pegamos a estrada. São 23km da cidade até o cânion. Desses vinte e três quilômetros, onze estão asfaltados. Um asfalto novinho que é uma beleza. E tem mais, por não levantar poeira, a estrada fica muito mais bonita! Os últimos quilômetros até a entrada do parque são de chão batido e com uns trechos piores que os outros, e muito pior que a estrada para o Itaimbezinho. Após entrar no Parque Nacional da Serra Geral a estrada consegue piorar ainda mais, porém indo devagar e com bastante cuidado se chega lá sem problemas – e o nosso carro é baixo.
Estacionamos, seguimos uma das trilhas no meio do campo e em menos de cinco minutos estávamos na borda do cânion. Não há qualquer tipo de limitador na beirada, então o frio na barriga de quem tem medo de altura ultrapassa qualquer limite imaginável. Claro que os mais bravos chegam até a sentar na borda.
Já reservou seu Hotel?
Nós sempre reservamos os hotéis de nossas viagens com antecedência para garantir ótimos preços. Para escolher o hotel, usamos o Booking. Desta forma, podemos ver de forma fácil quais os hotéis disponíveis, localização, as qualificações dadas por outros viajantes e, principalmente, o preço.
Que tal alugar um carro?
Com carro em uma viagem ficamos livres para fazer tudo o que foi programado - e para mudar a programação também. Nós usamos a Rentcars.com para fazer nossas reservas e encontrar as menores tarifas oferecidas pelas principais locadoras. E pagamos em reais, sem IOF e de forma parcelada no cartão.
E nem precisamos dizer que a Isabella não pôde nem pensar em querer chegar muito perto! Sempre ficou a uma distância mais do que segura, ainda mais que queria pular pelas pedras que encontrava pelo caminho.
Mas a visão que se tem é de ficar de queixo caído. É muito bacana ver toda aquela imensidão. Demos mais uma volta, encontramos um riozinho, caminhamos até onde foi possível para vê-lo despencar pelas pedras. Cogitamos em continuar o passeio seguindo uma outra trilha, até uma parte mais elevada, mas calculamos mais ou menos a distância e vimos que seria muita coisa para fazermos, então voltamos para o carro e deixamos esta outra trilha para a próxima vez. Também deixamos para uma próxima a Pedra do Segredo, que não conhecemos.
Ao chegarmos ao estacionamento olha só quem encontramos? Um graxaim. Esperto, ele estava de olho nas latas de lixo. Fugiu, mas não pareceu muito incomodado.
Ali no Fortaleza não há qualquer tipo de apoio ao turista. A estrutura mais próxima é na entrada no parque, numa casinha onde um guarda anota o número de carros que entram e saem. Na volta foi ali que paramos para usar o banheiro, bastante precário.
É tranquilo ir ao Fortaleza com crianças que aceitem ficar de mão, pois não dá pra tirar o olho delas! E um carrinho atrapalharia muito, melhor levar os pequenos no colo mesmo.
Planejando uma viagem?
Depois de escolher o destino, achamos que o mais importante é saber onde ficar. Usamos o Booking para comparar preços de hotéis e fazer reservas em todas as nossas viagens. E eles garantem o menor preço!
Para alugar carro nós usamos a Rentcars.com para encontrar os melhores preços e opções com todos os seguros e taxas já incluídas. E o pagamento é feito em reais, sem IOF e pode ser feito de forma parcelada no cartão ou com desconto no boleto.
Este post contêm links de afiliados. Ao adquirir um serviço ou realizar uma hospedagem reservada por estes links, receberemos uma pequena comissão, sem que isso custe um centavo a mais para você.
Boia Paulista
Oi, pessoal. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie - Boia
Malas e Panelas
Oi Natalie
Que bacana!
Abraços
Renata Lima
Muito bacana o post!
Estava com viagem marcada para Cambará do Sul e região em meados do mês passado, havia planejado tudo, entrado em contato com agências, alugado carro, etc. Porém no final de maio descobri que estava grávida e por conta dos enjôos tive que desmarcar a viagem. Fiquei com o coração apertado, queria muito conhecer a região, mas com os desconfortos que estava sentindo não haveria outra solução.
Achava difícil voltar lá após o nascimento de meu filho, porém vendo o blog de vocês vi o quanto é possível viajar com filhos.
Muito legal a iniciativa de vocês!
Parabéns pelo blog!
Malas e Panelas
Obrigada Renata!
Tu vais ver que as próximas viagens até poderão ser mais trabalhosas mas também serão mais especiais e gratificantes.
Um abraço
Aislan
Boa Noite bom estou pensado em ir pra Cambara do Sul nos canyos queria umas dicas pretendo ir sem guia turistico ate onde chega o carro?
meu carro e baixo mas chego ate onde?
Obrigado!!!
Malas e Panelas
Olá Aislan
Para o Itaimbezinho é tranquilo. A estrada, apesar de não asfaltada, é boa.
Para o cânion Fortaleza, a estrada é ruim. Dependendo de quanto baixo é o carro pode dar problema. Nós fomos com um Cerato e, andando bem devagar, foi tranquilo. O melhor é perguntar a alguém de lá como está a estrada atualmente.
Abraços
Wes
Olá! Estamos planejando uma viagem a Porto Alegre no Réveillon, e adoraria conhecer o Fortaleza. Em sua opinião, qual o melhor horário para se chegar lá? Uma vez que são três horas de viagem de PoA na ida, e mais três de volta... Existe algum lugar seguro para deixar o carro? Obrigado!
Malas e Panelas
Olá Wes
Se você sair cedo de Porto Alegre, poderá ir ao Fortaleza e ao Itaimbezinho no mesmo dia. No Fortaleza há uma área de estacionamento (sem segurança). Nas vezes que fomos, sempre havia vários carros lá.
Abraços
Wes
Ok! Muito obrigado pela atenção!!! Abraços! 😉