Nós definitivamente não conseguimos mais viajar desconectados, ou seja, sem internet disponível todo o tempo. Em fevereiro passado passamos dez dias em Roma, vivendo (quase) como romanos, mas como turistas a internet era fundamental e não nos imaginávamos estar sem um chip de celular na Itália!
São várias as razões para esta dependência, mas as principais são poder usar o Google Maps para planejar deslocamentos e descobrir a maneira mais rápida de ir de um lugar ao outro, tanto a pé quanto por transporte público, procurar informação sobre aquele restaurante que parece ser legal - quanta diferença há entre parecer e ser - e permitir que nossa companheira de viagem tenha uma motivação a mais para caminhar além do que ela gostaria: caçar Pokémons!
Ah tem mais uma: poder viajar com um roteiro menos engessado, nos permitindo alterar a programação conforme dá vontade!
Mas aí a pergunta. E o custo disso tudo? O roaming de dados das operadoras brasileiras são um horror, então nem pensar em usar. Comprar o chip lá pode ser mais barato, mas não achamos prático, pois acabamos perdendo tempo indo atrás de loja de operadora, fora a burocracia de ter que fazer cadastro - ainda mais quando não se fala a língua local.
O que nós temos feito, então? Saímos já de casa com um chip que possibilita o uso de internet no exterior. Nesta última viagem usamos o serviço da Easysim4U.
Fizemos o pedido e alguns dias depois recebemos os chips em casa. Alguns dias antes de embarcar chegou o email avisando que os chips estavam ativos e prontos para usar na Itália e em toda a Europa se quiséssemos.
Durante o voo colocamos os chips novos e ao ligarmos os celulares logo após a chegada, estávamos com internet, e sem precisar fazer qualquer configuração.
Como o chip da Easysim4U é um chip da americana T-Mobile e funciona em sistema de roaming na Europa, ele pode ser utilizado com várias operadoras locais.
No primeiro dia estávamos conectados na rede da TIM Itália e algumas vezes a internet não funcionou. No segundo dia vimos que os celulares estavam funcionando com a Vodafone e o serviço parecia melhor, então entramos nos ajustes de rede e selecionamos a Vodafone como operadora.
Entramos em contato com o pessoal da Easysim4U relatando o ocorrido e eles nos enviaram um email falando para restabelecer as conexões de rede dos celulares. Pareceu ajudar.
Algumas vezes a internet ficava lenta, mas não tínhamos como saber se era problema do celular, da rede ou se a internet na Itália é assim mesmo! Não só por isso, por outras coisas também até comentamos com amigos que a gente estava na Itália, não na Europa 🙂
Programávamos os deslocamentos de ônibus com uma facilidade enorme usando o Google Maps. Em uma das paradas até tentamos ajudar um casal de espanhóis a descobrir o ônibus que deveriam pegar, mas não deu tempo, pois o nosso ônibus chegou antes!
Escolhemos alguns restaurantes tendo por base as avaliações do Tripadisor, pesquisamos horários de abertura e encerramento de atrações na rua, checamos muito a previsão do tempo e algumas vezes mudamos a programação ao juntar todas essas informações.
E a Isabella? Bem, o Pokémon foi de uma ajuda enorme! Quase não reclamava de ter que caminhar - pelo contrário, queria caminhar (para quem não conhece bem, quanto mais caminhamos mais quilômetros acumulamos para chocar ovos Pokémon e adquirir novas criaturinhas), pegou vários novos e a briga era com o gasto de bateria! Por isso recomendamos, além do chip, um power bank com uma boa capacidade!
Em Veneza, caçador de Pokémon também caminha sobre as águas!
E também postamos algumas fotos no Instagram!
O chip da Easysim4U na Europa só dá direito ao uso de internet, mas ligações podem ser feitas pelo Skype ou pelo Whatsapp mesmo, que continua funcionando normalmente! No primeiro uso o aplicativo vai detectar que há um novo chip, mas é só escolher continuar usando o número já cadastrado que vocês vão poder manter o contato com todos os amigos e grupos sem problema algum 🙂
O preço é mais alto do que comprar um chip local, mas pela comodidade, achamos que vale a pena.
A Easysim4U cedeu os chips e o plano de internet para conhecer os seus serviços, mas o que relatamos aqui foi a nossa opinião sobre o serviço.
Comments
No Comments