Como em qualquer viagem, a chave para o sucesso (ou para evitar furadas, perda de tempo e frustrações) é o planejamento e pesquisa, e para a nossa visita ao Upper Antelope Canyon, foi exatamente o que fizemos!
Como essa viagem de carro pelo sudoeste americano estava há tempos na lista de desejos não era só montar um roteiro e pronto. Também era necessário escolher bem os passeios a serem feitos e, quando não poderiam ser feitos por conta própria (o que sempre preferimos) tínhamos que escolher também a melhor empresa.
No Antelope Canyon em Page, Arizona, não é possível chegar lá e entrar por conta, pois a área é protegida e tem acesso limitado. Simplesmente chegar lá e escolher uma empresa na hora não é recomendado, pois são grandes as chances de você não conseguir conhecer os canyons ou acabar tendo que optar uma empresa qualquer.
Pesquisando entre as diversas empresas que fazem este passeio, acabamos optando pela Antelope Canyon Tours, tendo em vista ser a que tinha as melhores avaliações - e ainda estava com uma promoção na época que iríamos lá.
Agendamos nosso passeio para as 11:30, por ser o melhor horário no inverno para conhecer o Upper Antelope Canyon. No verão esse horário é melhor ainda, pois os raios do sol entram diretamente no cânion, mas no inverno isso não acontece, porém é quando o canyon fica mais iluminado, o que proporciona fotos melhores - e que a gente veja melhor também, pois em alguns pontos pode ficar bem escuro.
Chegamos um pouco antes das 11h na sede da Antelope Canyon Tours, no centro de Page, Arizona e fizemos o "check-in", ou seja, nos apresentamos, recebemos o nosso ticket para embarque e recebemos as instruções para o passeio: não é possível levar mochila ou qualquer tipo de bolsa nem tripé. Quem vai com bebês pode levar uma bolsa, mas ela deve ficar no veículo, pois não se pode entrar no cânion com bolsas. E nem adianta querer ir com "pau de selfie"! Também pedem para estacionar ao lado do prédio da empresa e não em frente. E quem quiser já pode fazer umas comprinhas de lembrancinhas de viagem ali.
Já reservou seu Hotel?
Nós sempre reservamos os hotéis de nossas viagens com antecedência para garantir ótimos preços. Para escolher o hotel, usamos o Booking. Desta forma, podemos ver de forma fácil quais os hotéis disponíveis, localização, as qualificações dadas por outros viajantes e, principalmente, o preço.
Como chegamos cedo ficamos no primeiro grupo. Cada grupo é composto de 12 passageiros e o guia/motorista. Achávamos que seria muita gente por grupo, mas como vocês vão ver, não foi.
Do ponto de saída até o cânion são vinte minutos de estrada, parte em asfalto e grande parte em estrada de chão - e com bastante poeira, pois os veículos são abertos (três passageiros podem ir na cabine com o motorista). Então leve algo para cobrir nariz e boca e guarde bem a câmera e celular. Se sua visita for no inverno, como a nossa, um gorro, manta e luvas são imprescindíveis, pois a gente passa mais frio no caminho do que no cânion, mas no cânion é bem frio também!
Quando chegamos no Antelope Canyon o nosso guia, o Ricky, pediu para que ficássemos sempre juntos para aproveitar que éramos os primeiros e também para ouvir as explicações.
O Antelope Canyon é um slot canyon (ou seja, um cânion apertado formado pela erosão das paredes ocasionada pela chuva e vento). Desde 1997 os passeios são realizados obrigatoriamente com um guia, pois um grupo de sete pessoas morreu em um flash flood no Lower Antelope Canyon. Mesmo que não chova ali, uma pancada de chuva mais ao norte leva a água diretamente ao cânion (isso que é um flash flood - uma inundação repentina) e é assim que o Antelope Canyon é continuamente esculpido, pela força da água e depois pelo vento.
Vimos vários troncos e galhos presos entre as paredes do canyon vários metros acima de nossas cabeças.
Internet ilimitada na viagem
Hoje é impossível viajar desconectado! Nós sempre viajamos com chips adquiridos ainda no Brasil, com planos de dados e ligações que funcionam desde o momento do desembarque no exterior, e sem pagar taxas de deslocamento! A Travelmobile tem planos de dados e voz (inclusive ligações para o Brasil), para uso no mundo todo!
Que tal alugar um carro?
Com carro em uma viagem ficamos livres para fazer tudo o que foi programado - e para mudar a programação também. Nós usamos a Rentcars.com para fazer nossas reservas e encontrar as menores tarifas oferecidas pelas principais locadoras. E pagamos em reais, sem IOF e de forma parcelada no cartão.
Como falamos, achávamos que seria muita gente no grupo, mas o passeio é super organizado e em vários momentos apenas o nosso grupo estava nas diversas câmaras do cânion, bem como tivemos várias oportunidades de tirar fotos sozinhos em cada câmara. Preste atenção às explicações e às dicas de fotografia. Só conseguimos fotografar o Coração do Antelope Canyon com as dicas do Ricky!
A cada chuvarada o cânion vai mudando (pouco, é verdade), mas o que mais muda é a altura do chão, pois a areia vai caindo de cima e preenchendo o chão. Quando ocorrem os flash floods a água carrega essa areia embora. Pelo que nos foi mostrado, ano passado o chão do cânion estava quase um metro mais alto do que estava quando visitamos.
O passeio dentro do cânion dura cerca de 40 minutos e a gente nem vê o tempo passar. É difícil não querer tirar uma foto a cada passo que a gente dá! Por isso todos vão parando e tirando fotos no caminho de ida pelo e faz o caminho de volta, o mesmo da ida, sem parar.
Ouvimos uma guia de outra empresa gritando para o grupo dela "não tirem fotos, continuem andando" - e isso o nosso guia não falou, tanto que tiramos mais algumas fotos na volta. É tanta informação a absorver que a gente esquecia de olhar para trás a cada câmara que entrava no caminho de ida!
Seguro Viagem vale a pena?
Seguro viagem a gente não quer usar, pois se precisarmos, quer dizer que deu algum imprevisto na viagem. Nós nunca viajamos sem seguro viagem, pois no exterior qualquer atendimento pode custar uma fortuna. Usamos a WorldNomads que tem planos excelentes para famílias, com coberturas excelentes.
Aproveite todas as possibilidades do seu guia tirar uma foto para você - elas ficam incríveis, já que eles conhecem bem o cânion, mas não esqueça de dar uma gorjeta ao final (5 dólares por pessoa é um bom valor - a atendente da loja nos falou que a média é de 2 a 4 dólares por pessoa).
A diferença entre o Upper Antelope e o Lower Antelope é que o Upper fica ao nível do chão (upper = superior), enquanto o Lower fica em um "buraco" que tem que ser acessado por escada (lower = inferior). Pelo que pesquisamos, os dois são bem parecidos. Escolhemos o Upper por ter acesso mais fácil.
Recomendamos muito a Antelope Canyon Tours e recomendamos ainda mais reservar COM ANTECEDÊNCIA o passeio. O dia da nossa visita e os próximos dois estavam completamente lotados, ou seja, sem possibilidade de um"encaixe" 🙂
Os passeios custam a partir de 27 dólares (crianças até 12 anos) e 37 dólares (acima de 12 anos) e são oferecidos em vários horários.
A Antelope Canyon Tours também oferece tours fotográficos do Antelope Canyon, onde é possível levar tripé e uma mochila, mas a câmera tem que ser DSLR ou mirrorless, ou seja, o negócio é para quem leva o fotografia a sério. Quem tem câmeras "normais" ou telefones vai acabar indo no tour normal. Veja aqui os detalhes.
E também tem tours até White Pocket, onde são visitadas formações como a The Wave. Mais informações aqui.
Mais algumas fotos 🙂
O Antelope Canyon é daqueles lugares que a gente vê as fotos e não acredita que é real. Mas é sim. Pode colocar no seu roteiro que você não vai se arrepender!
Blogs que mais visitamos quando planejamos essa viagem pelo sudoeste americano: Tô Pensando em Viajar, Felipe o Pequeno Viajante e Roaming Riley
Outros posts dessa viagem você encontra aqui: Viagem de carro pelo Sudoeste Americano.
Agradecemos à Antelope Canyon Tours pela cortesia do passeio, entretanto o que relatamos aqui reflete a nossa experiência com o serviço prestado.
Planejando uma viagem?
Depois de escolher o destino, achamos que o mais importante é saber onde ficar. Usamos o Booking para comparar preços de hotéis e fazer reservas em todas as nossas viagens. E eles garantem o menor preço!
Para alugar carro nós usamos a Rentcars.com para encontrar os melhores preços e opções com todos os seguros e taxas já incluídas. E o pagamento é feito em reais, sem IOF e pode ser feito de forma parcelada no cartão ou com desconto no boleto.
Este post contêm links de afiliados. Ao adquirir um serviço ou realizar uma hospedagem reservada por estes links, receberemos uma pequena comissão, sem que isso custe um centavo a mais para você.
Para salvar no Pinterest
Comments
No Comments