No quarto post da série Doce Viagem, a Andréa vai nos ensinar a fazer quatro(!) itens muito importantes da confeitaria: Creme de Confeiteiro, Merengue Suíço, Creme Chiboust e Chantilly. - Esses nomes nos deram uma vontade enorme de ir para a França!
Vamos lá Andréa, pois embora as receitas sejam simples, são várias.
Creme de Confeiteiro
500 ml leite integral
125g açúcar
30g farinha de trigo
30g amido de milho
25g manteiga sem sal
1 ovo
2 gemas
1 colher (chá) de essência de baunilha
Levar para ferver: o leite, a metade do açúcar e a manteiga;
Numa tigela, fazer uma pasta com a outra metade do açúcar, o ovo, as gemas, a farinha de trigo e o amido de milho. Quando o leite ferver, colocar um pouco do leite na pasta e mexer bem. Colocar o restante do leite na pasta e voltar tudo (peneirado) ao fogo até engrossar. Retirar do fogo, colocar a essência de baunilha (um pouco de corante amarelo, se quiser) e cobrir com filme plástico em contato com o creme, para não formar uma película. Reserve.
Merengue Suíço
200g de claras
400g de açúcar
Aquecer as claras em banho-maria. Colocar de uma só vez o açúcar e mexer bem.
Quando atingir 60ºC (ou ao toque dos dedos não perceber mais os grãos do açúcar), levar à batedeira em velocidade alta e bater até esfriar. O merengue estará no ponto quando formar um bico no batedor de arame.
Creme Chiboust
Levar o creme de confeiteiro frio à batedeira e bater até obter uma consistência cremosa.
Adicione metade do merengue suíço ao creme de confeiteiro. O creme deve ficar aerado, liso e homogêneo. O creme Chiboust original leva gelatina, que eu acho desnecessário para essa sobremesa, e merengue italiano. Porém, o suíço é bem mais prático.
Chantilly
300g creme de leite fresco
30g açúcar
30ml leite gelado
gotas de aromatizante (opcional)
Bater na batedeira em velocidade alta até dar o ponto de chantilly. Atenção: chega-se ao ponto rapidamente. Uma olhada na paisagem e vira manteiga!
Ufa, quatro aulas de confeitaria em um só post!
Bem, agora falta pouco para saborear o Doce Viagem. Aguardem.
Fotos: Marthastwart.com (link) e arquivo pessoal
Comments
No Comments