Como já contamos neste post sobre dicas para viajar de carro ao Uruguai, fizemos uma road trip ao nosso vizinho querido em outubro de 2016 e o primeiro destino foi dois dias em Montevidéu.
Já conhecíamos Montevidéu. Havíamos visitado a cidade em 1999 e em 2009 (a Isabella tinha 2 anos), mas mesmo assim incluímos alguns lugares que já havíamos visitado para que a pequena pudesse visitá-los agora que está maior.
Então aqui vai nosso roteiro de dois dias em Montevidéu
Chegamos na cidade à noite, então antes de começarmos nosso passeio pela cidade, tivemos oportunidade de comer já na primeira janta no Uruguai, a melhor parrilla da viagem, no restaurante La Pulperia. Pequeninho, super simples e delicioso! Vale muito a pena!
Bom, agora vamos começar o tour 🙂
Primeiro Dia
Pela manhã visitamos o Parque Rodó. Ficamos bastante decepcionados com o estado que o parque se encontra, com bastante sujeira e uma impressão de que está abandonado. Então acabamos ficando pouco tempo por lá. Como era domingo, seguimos para a Feira Tristán Narvaja, onde encontramos frutas , verduras, além de muitas antiguidades e quinquilharias. A feira é ENORME! São vários quarteirões com praticamente o que a gente imaginar! Enfim, bem legal! Mesmo com um super café da manhã, a Isabella comeu um pancho.
Já reservou seu Hotel?
Nós sempre reservamos os hotéis de nossas viagens com antecedência para garantir ótimos preços. Para escolher o hotel, usamos o Booking. Desta forma, podemos ver de forma fácil quais os hotéis disponíveis, localização, as qualificações dadas por outros viajantes e, principalmente, o preço.
Saindo dali fomos para Pocitos, um bairro charmoso de Montevidéu que merece uma caminhada. Estacionamos e fomos caminhando, pela Rambla, até o Letreiro Montevideo, que é parada (obrigatória) para uma foto! Quem quiser colocar no gps onde fica é só colocar para ir ao hotel Hyatt Centric, que fica bem em frente. Nosso almoço foi no Pitanguero, uma parrilla simples e bem gostosa em Pocitos - cheia de pessoas que pareciam ser clientes frequentes.
Depois do almoço fomos no café Hoy te Quiero, para um cafezinho e sobremesa. O lugar é uma graça e estava lotado, mas logo conseguimos um lugar. Pedimos cafés e uns docinhos, mas não aprovamos. Doces bonitos, mas com sabor mais ou menos. Já o café, essa informação vale para todos os lugares que passamos: o café no Uruguai é ruim, por isso sempre que tiver as opções Illy ou Lavazza, pague um pouco mais, mas escolha esses 🙂
Depois da parada um pouco frustrante fomos ao Jardín Japonês e Museo Blanes. Os dois ficam grudados e valem a pena ser visitados. O Jardín Japones é pequeno, mas uma graça (ainda tivemos a sorte de visitar na primavera, com as flores e cerejeiras floridas) e o Museu também é pequeno e contempla exemplos da arte uruguaia. E o melhor de tudo, os dois são gratuitos!
Saindo dali passamos pela igreja das Carmelitas (estava fechada 🙁 ) e o Castillo Soneira, que está em reforma. Logo depois passeamos um pouco na Tienda Inglesa, que é uma rede de supermercados. Quem já nos conhece sabe que os supermercados são visita obrigatória em nossas viagens 🙂
Que tal alugar um carro?
Com carro em uma viagem ficamos livres para fazer tudo o que foi programado - e para mudar a programação também. Nós usamos a Rentcars.com para fazer nossas reservas e encontrar as menores tarifas oferecidas pelas principais locadoras. E pagamos em reais, sem IOF e de forma parcelada no cartão.
Depois de umas comprinhas como doce de leite e algumas outras coisinhas para a cozinha, fomos passear de carro pelas Ramblas (avenidas que margeiam o rio). Nossa janta foi no La Criolla, perto do hotel. Estava bem gostoso, mas o restaurante estava vazio e achamos até meio estranho. Talvez seja porque era domingo à noite.
Segundo Dia
Depois do café da manhã no hotel fomos para o centro. Nossa primeira parada tinha o objetivo de ver Montevidéu de cima, no Mirador de la Intendencia, mas não demos sorte pois estava fechado (fomos em uma segunda-feira e atualmente só abre nos finais de semana, mas a informação no site não estava atualizada quando fomos). Fomos então para nosso segundo item da lista que era o Mercado de los Artesanos. É um local pequeno mas com uma grande variedade de artigos de artesanato. Vale a pena conhecer? Na nossa opinião, sim, se estiver perto de outro lugar que queira ser visitado.
Dali fomos em direção a cidade velha, sempre pela 18 de Julio, uma das principais avenidas da cidade. Na Plaza Independencia visitamos o Mausoléu Artigas (entrada por qualquer dos lados da estátua, pelas escadas - parece algo de um filme do James Bond) e apreciamos o Palácio Salvo, que já foi o prédio mais alto da América do Sul. Passamos pela Puerta de la Ciudadela e tentamos visitar o Teatro Solís, que não abre às segundas-feiras. Nossa visita foi só por fora mesmo. Ali pertinho fica a livraria Mas Puro Verso, demos uma entrada para apreciar a arquitetura do prédio e dar uma olhada nos livros, bem como descansar um pouco antes de entrar na Ciudad Vieja.
Nosso almoço foi no restaurante Estrecho (sabemos que a opção mais popular para almoço é o Mercado de Montevideo, mas além de já termos ido lá duas vezes, temos ouvido algumas pessoas falarem que o local está cada vez mais pega-turistas), um lugar pequeninho, apenas com um balcão, mas serve comida de excelente qualidade e com apresentação nota 1000.
Logo depois fomos no Mercado Agricola de Montevideo (MAM), um mercado público, com muitas opções para comer e para comprar. Em seguida pegamos a Rambla e fomos para o bairro Carrasco, área residencial nobre da cidade. Ali nós tínhamos um destino certo, o Lavander Tea Room, uma casa de chá que fica junto de uma floricultura. Tomamos um chá da tarde delicioso. Recomendamos!
À noite demos uma passada no Disco, outro supermercado conhecido por lá, no Shopping Punta Carretas e compramos nossa janta (adoramos fazer em isso em viagens) e fomos para o hotel arrumar as malas para o nosso próximo destino: Carmelo.
E a Isabella? Gostou dos passeios? Ela geralmente é super parceria, mas desta vez ela teve outra razão para gostar da viagem: PokémonGo! Isso mesmo! Lugares que não trariam qualquer interesse para ela foram um sucesso, graças a Pokéstops e Ginásios 🙂
E o mapa que montamos (e usamos) para fazer este roteiro de dois dias em Montevidéu:
Para montar este roteiro super completo pegamos muitas dicas dos blogs Viver Uruguay, Café Viagem, Mezzo Mondo e Viagem Simplesmente.
Quer saber quais são nossas dicas para viajar de carro ao Uruguai?
Onde ficar em Montevidéu? Ficamos em um hotel super bem localizado, com ótima estrutura e um preço bem legal.
Planejando uma viagem?
Depois de escolher o destino, achamos que o mais importante é saber onde ficar. Usamos o Booking para comparar preços de hotéis e fazer reservas em todas as nossas viagens. E eles garantem o menor preço!
Para alugar carro nós usamos a Rentcars.com para encontrar os melhores preços e opções com todos os seguros e taxas já incluídas. E o pagamento é feito em reais, sem IOF e pode ser feito de forma parcelada no cartão ou com desconto no boleto.
Este post contêm links de afiliados. Ao adquirir um serviço ou realizar uma hospedagem reservada por estes links, receberemos uma pequena comissão, sem que isso custe um centavo a mais para você.
Para salvar no Pinterest
Renata Sucena
Ótimas dicas!! Amo o Uruguai, quero voltar para um temporada por lá!
Malas e Panelas
Oi Renata.
O Uruguai é tudo de bom!!
Abraços
Camilla
Olá, vou almoçar no lavender tea room. É uma data especial pra mim e o marido. Ele ama plantas então achei o lugar perfeito. Mas coml não tem disponível o cardápio na internet. Não tem ideia do que vou encontrar. Gostaria de saber dos valores. Tudo é muito caro?
Malas e Panelas
Olá Camilla
Não lembramos dos preços, mas não achamos muito caro.
Abraços
Ricardo Pereira da Trindade
Olha eu estou aqui e estou achando tudo muito caro.