Quando a gente estava escolhendo os passeios que gostaríamos de fazer, colocamos a Laguna Cejar na lista dos imperdíveis. Com uma concentração bem mais alta que a do mar, qualquer um flutua sem fazer qualquer esforço, como no Mar Morto. A Isabella via as fotos das pessoas lendo revistas dentro da água e achava o máximo.
Então no nosso segundo dia no Atacama, depois de passar a manhã no Valle de la Muerte e Valle de la Luna, nos aprontamos para flutuar, afinal de contas, achamos que ainda vai demorar pra irmos pras bandas do Mar Morto 🙂
Saímos do hotel as 15. O mesmo grupo do passeio da manhã. No caminho passamos por uma tempestade de areia. O deserto é vivo! Impressionante. Parecia neblina 🙂
Um pouco mais e chegamos. Na área do estacionamento há banheiros e vestiários, mas nós queríamos é entrar na água logo!
Mas quando saímos do carro vimos que o vento estava muito forte, quase insuportável, fazendo até ficar frio! Conversando com o motorista ficamos sabendo que a temporada dos ventos estava chegando (como que a gente não sabia disso!)
O nosso guia carregou um carrinho de mão com toalhas e alguns galões de água para nos "enxaguar" depois do banho.
Já reservou seu Hotel?
Nós sempre reservamos os hotéis de nossas viagens com antecedência para garantir ótimos preços. Para escolher o hotel, usamos o Booking. Desta forma, podemos ver de forma fácil quais os hotéis disponíveis, localização, as qualificações dadas por outros viajantes e, principalmente, o preço.
Sim, o vento estava chato, mas a paisagem é demais!
Aquela água límpida era um convite. Como o Luciano e a Isabella já estavam com roupa de banho por baixo (eu já pressentia que não teria coragem de enfrentar a água gelada 🙂 ), se arrumaram ali mesmo ao lado da água e foram pro banho, seguindo as recomendações de não mergulhar a cabeça, em razão da alta quantidade de sal que faria arder os olhos.
Primeiro pé na água e a vontade de ter a experiência de flutuar sem esforço foi posta em dúvida. Grande dúvida. A temperatura da água era de meros 15 graus 😎 Mas o Luciano disse: Já que estamos aqui...
Seguro Viagem vale a pena?
Seguro viagem a gente não quer usar, pois se precisarmos, quer dizer que deu algum imprevisto na viagem. Nós nunca viajamos sem seguro viagem, pois no exterior qualquer atendimento pode custar uma fortuna. Usamos a WorldNomads que tem planos excelentes para famílias, com coberturas excelentes.
Aqui estão as palavras do corajoso: A cada passo a profundidade aumentava e a quantidade de agulhas que eram fincadas nas pernas também. Sério. A água estava tão fria que a sensação era de que haviam agulhas na água.
A Isabella parou quando a água passou do joelho 🙂 Não aguentou e voltou pra fora.
Mas o Luciano não desistiu! Ao chegar em uma profundidade razoável, sem titubear se abaixou e só deixou a cabeça de fora d'água. Ele até tentou relaxar para experimentar a flutuação, mas quem disse que era possível?
Meu corpo todo tremia de frio. Levantei, mas o vento cortava. Me joguei de novo na água, que na segunda vez já não pareceu estar tão fria. Um pouco mais acostumado deu pra relaxar e flutuar, mas, honestamente, não vi diferença nenhuma entre flutuar ali e no mar! Quer dizer, no mar nunca foi tão frio 🙂
Saindo da água o guia o enxaguou com água "doce". Ele acabou se secando e se trocando ali mesmo. Com o frio que ele estava seria uma tortura ir até o vestiário naquele vento.
A Isabella até que tentou mais uma vez, mas não conseguiu entrar. Desistiu, mas mesmo assim, gostou da brincadeira.
O problema foi que ela não tirou direito o sal e começou a arder quando ela caminhava. Como tínhamos uns lenços umedecidos na mochila passamos nela e logo ela estava correndo por lá novamente. Qualquer respingo de água deixava uma crosta de sal na pele, por isso a importância de tirar bem a água da laguna.
Demos mais umas voltas apreciando a paisagem e voltamos para a van.
No caminho de volta à van vimos uma outra lagoa um pouco mais distante. O guia falou que aquela era a Laguna Cejar. A que eles entraram era a Laguna de Piedras!! A Cejar é área de preservação então não pode ser acessada.
No caminho de volta as crianças vieram comentando sobre a aventura de entrar naquela água gelada, e os adultos sobre a loucura. No auge do verão deve ser o máximo, para escapar do calorão, mas nesta época, melhor pensar duas vezes!
Para todos os posts sobre o Atacama clique aqui.
Planejando uma viagem?
Depois de escolher o destino, achamos que o mais importante é saber onde ficar. Usamos o Booking para comparar preços de hotéis e fazer reservas em todas as nossas viagens. E eles garantem o menor preço!
Para alugar carro nós usamos a Rentcars.com para encontrar os melhores preços e opções com todos os seguros e taxas já incluídas. E o pagamento é feito em reais, sem IOF e pode ser feito de forma parcelada no cartão ou com desconto no boleto.
Este post contêm links de afiliados. Ao adquirir um serviço ou realizar uma hospedagem reservada por estes links, receberemos uma pequena comissão, sem que isso custe um centavo a mais para você.
Bruna
Parabéns pelo blog!
Em que época vc foi ao Atacama?
Malas e Panelas
Olá Bruna,
Nós fomos no finalzinho de agosto.
Um abraço,
Andrea