A gente já comentou aqui que no Atacama deu pra ter ideia de como deve ser caminhar em Marte, mas um passeio de outro mundo, mesmo, é a visita aos Geisers del Tatio.
Seria nosso último passeio no Atacama e acordamos as 5 da manhã. Chegamos na área de convivência do hotel e encontramos garrafas térmicas de chá e café, seis xícaras e seis bolinhos. Logo chegaram os outros hóspedes que iriam no passeio. No total seríamos seis. Como o café da manhã seria lá nos Geisers, o que o Tierra Atacama ofereceu àquela hora era apenas um lanchinho, pra gente não sair de barriga vazia. As 5:45 saímos do hotel e o Sol ainda nem pensava em aparecer.
Fomos subindo, subindo e o sol começou a nascer. Com a claridade pudemos ver o chão coberto de geada. Pouco mais de uma hora depois chegamos e de longe já víamos as colunas de vapor produzidas pelos geisers.
Chegamos bem na hora que o Sol começava a aparecer no campo geotérmico. Havíamos visto relatos de pessoas que fizeram esse passeio e saíram de San Pedro as 4 da manhã e chegaram aos geisers ainda no escuro. Pensávamos que perderíamos boa parte do show que os geisers proporcionam, mas não. Dormimos mais que eles e aproveitamos tanto quanto.
Já reservou seu Hotel?
Nós sempre reservamos os hotéis de nossas viagens com antecedência para garantir ótimos preços. Para escolher o hotel, usamos o Booking. Desta forma, podemos ver de forma fácil quais os hotéis disponíveis, localização, as qualificações dadas por outros viajantes e, principalmente, o preço.
Não custa repetir que o Tierra Atacama faz os passeios de forma a aproveitar ao máximo cada lugar e de maneira com que a gente se sinta como se o lugar fosse quase que exclusivo para a gente, e lá nos Geisers del Tatio não foi diferente. Na estrada passamos por vários carros e lá vimos vários ônibus e vans, mas não sentimos como se estivesse cheio, pois fizemos a visita ao campo geotérmico ao contrário do que as agências fazem: primeiros fomo ao campo geotérmico sul (enquanto o norte estava cheio) e depois fomos ao norte (quando todo mundo foi para o sul).
A temperatura quando chegamos era de dez graus abaixo de zero, mas não fazia vento. Os geisers fumegavam loucamente e espirravam água fervente, a 85ºC, por isso o cuidado de não chegar perto.
Aquilo tudo era surreal. De outro mundo mesmo. Para onde olhávamos havia colunas espessas de vapor no ar. A Isabella achou que tinha cheiro de ovo cozido no ar - devido ao enxofre, mas sentimos muito menos do que imaginávamos que iríamos sentir e a altitude de 4300m não foi problema, pois já estávamos aclimatados.
Internet ilimitada na viagem
Hoje é impossível viajar desconectado! Nós sempre viajamos com chips adquiridos ainda no Brasil, com planos de dados e ligações que funcionam desde o momento do desembarque no exterior, e sem pagar taxas de deslocamento! A Travelmobile tem planos de dados e voz (inclusive ligações para o Brasil), para uso no mundo todo!
Seguro Viagem vale a pena?
Seguro viagem a gente não quer usar, pois se precisarmos, quer dizer que deu algum imprevisto na viagem. Nós nunca viajamos sem seguro viagem, pois no exterior qualquer atendimento pode custar uma fortuna. Usamos a WorldNomads que tem planos excelentes para famílias, com coberturas excelentes.
Quando chegamos ao campo geotérmico do norte, o Yasú, nosso guia, foi montar a mesa do café da manhã e colocou leite e achocolatado para esquentar em uma das poças de água fervente. A pequena adorou!
Fizemos sanduíches com presunto, queijo e abacate, tomamos café com leite e achocolatado e ficamos conversando mais um tempinho.
Como a temperatura subiu, já estava 3 graus positivos 🙂 as colunas de vapor foram ficando fraquinhas.
Pegamos a van e paramos no centro de visitantes, para uma visita ao banheiro.
No caminho de volta ao hotel passamos por um grupo de vicuñas, quando o Yasú explicou que os grupos desses animais são compostos de um macho alfa e várias fêmeas. Quando o filhote macho fica adulto ele é expulso do grupo e acaba se juntando a outros "solteiros" que de vez em quando tentam tomar o lugar de outro alfa.
Ainda paramos no povoado de Machuca, onde experimentamos um pastel de queijo - para nós nada diferente dos pastéis que conhecemos, mas os estrangeiros se impressionaram - e espetinhos de lhama.
Tivemos todo o cuidado ao falar para a Isabella que iríamos comer carne de lhama, afinal, dias antes ela tinha alimentado algumas e tinha achado muito fofinhas. Mas dissemos que as de hoje haviam nascido para a gente comer e ela quis experimentar. E adorou! Disse que estava maravilhoso e vira e mexe nos pergunta quando vamos ter carne de lhama de novo.
Ainda paramos em um mirador na estrada para avistar mais vicuñas.
Continuamos o regresso ao hotel, onde chegamos ao meio dia. Nos trocamos, almoçamos e pegamos a van para o aeroporto, mas a vontade era de ficar mais alguns dias por lá.
Planejando uma viagem?
Depois de escolher o destino, achamos que o mais importante é saber onde ficar. Usamos o Booking para comparar preços de hotéis e fazer reservas em todas as nossas viagens. E eles garantem o menor preço!
Para alugar carro nós usamos a Rentcars.com para encontrar os melhores preços e opções com todos os seguros e taxas já incluídas. E o pagamento é feito em reais, sem IOF e pode ser feito de forma parcelada no cartão ou com desconto no boleto.
Este post contêm links de afiliados. Ao adquirir um serviço ou realizar uma hospedagem reservada por estes links, receberemos uma pequena comissão, sem que isso custe um centavo a mais para você.
Amanda Saviano
Que máximo! Vou ao Atacama em abril e mal posso esperar para ir nesse passeio! Bjs, Amanda
Malas e Panelas
Boa viagem 🙂