Antes de iniciar o post em si gostaria de abrir um parênteses e de certa forma explicar porque até agora estes dois destinos tão perto de Porto Alegre nunca apareceram aqui no blog.
Eu passei a minha infância indo muito frequentemente para Gramado e Canela e para minha família (pai, mãe, irmão e eu) nunca foi um destino turístico, era apenas um lugar tranquilo para passarmos o final de semana, curtir o hotel, comer bastante, comprar chocolates e voltar pra casa. Para o Luciano foi diferente. Os pais dele nasceram em Gramado e quando casaram foram para Caxias do Sul, onde ele cresceu. Mas a família dele (pai, mãe, a irmã e ele) iam praticamente todo o final de semana para Gramado, mas para a zona rural, onde moravam os avós e outros familiares. Em 2003 o Luciano e eu resolvemos morar em Gramado, procurando uma rotina mais tranquila antes de aumentar a família. Ficamos lá por 1 ano, mas sempre indo e vindo para Porto Alegre. Chegamos a conclusão que não era o que queríamos, iríamos passar na estrada e isso, para nós, seria mais estressante que morar na cidade grande. Quando a Isabella nasceu, ainda tínhamos nosso imóvel por lá e continuávamos indo todos os finais de semana. Quando vendemos a casa, tiramos férias longas de Gramado e Canela. E agora, tanto tempo depois, resolvemos voltar, bem turistas e ver como estavam as duas cidades. Ao mesmo tempo que continuam iguais, estão muito diferente e daqui por diante, iremos aos poucos (re)conhecer esse destino tão querido dos brasileiros e contar tudo aqui pra vocês!
COMO CHEGAR
De Carro
Gramado fica a mais ou menos 120 quilômetros de Porto Alegre e o trajeto até lá fica em torno de duas horas, sem paradas. Vamos dar três opções de trajeto, considerarando a saída do aeroporto de Porto Alegre.
Opção 1 - a mais bonita: Pegar a BR-116 e seguir até Nova Petrópolis, passando por Dois Irmãos e Morro Reuter (aqui no sul a gente fala "morro róiter"). Chegando em Nova Petrópolis é só seguir as indicações e seguir até Gramado pela RS-235. Este trajeto é com muitas curvas, mas é o que achamos ser o mais bonito.
Opção 2 - também bonita, mas com menos curvas: Pegar a BR-116 e seguir até Ivoti. Em Ivoti seguir as indicações para Presidente Lucena. Depois de Presidente Lucena é só seguir adiante até a BR-116 novamente até Nova Petrópolis e depois pegar a RS-235 até Gramado, como na opção 1. Fazendo esse caminho, passamos bem pela Rota Romântica. Boa parte das curvas de Dois Irmãos e Morro Reuter são evitadas. Mesmo com menos curvas é bonito.
Opção 3 - a mais prática: Também deve-se seguir pela BR-116, mas até um pouco depois de Novo Hamburgo, onde logo após passar o Platinum Outlet deve-se pegar a RS-239. Então é só seguir até a RS-115 (quase na cidade de Taquara) e, pela RS-115, ir até Gramado. É a mais sem graça, mas quase todo o trajeto é em pista duplicada ou com terceira pista. Atualização em 28/12/15: devido a danos causados na estrada pelas chuvas, o trecho entre Três Coroas e Gramado ficará interditado a partir de 04/01/16 por pelo menos 4 meses para obras.
Opção 4 - a mais longa: Seguir o trecho da opção 3 até Taquara e depois a RS020 até quase chegar a São Francisco de Paula, trocando para a RS235 e seguindo para Canela e então Gramado.
Se o seu GPS indicar o caminho via Santa Maria do Herval (RS373), você vai passar por trechos de estrada não pavimentada.
De Ônibus
De ônibus também é fácil chegar a Gramado. A empresa que faz o trajeto é a Citral. É possível fazer o embarque e o desembarque no aeroporto de Porto Alegre e a passagem custa em média R$35,00 por pessoa por trecho. Para maiores informações, recomendamos ver direto na página da empresa.
ONDE FICAR
EM GRAMADO:
Wish Serrano Resort & Convention Gramado
Acabamos de nos hospedar neste hotel e em breve faremos um post sobre ele. Mas em resumo, é muito bom, central e recomendado!
Hotel novinho bem no centro da cidade. Ficamos curiosos para conhecer!
Nesta última ida a Gramado tivemos a oportunidade de conhecer o hotel. Ficamos encantados, principalmente com a piscina privativa disponível em vários chalés e o chá da tarde cortesia para os hóspedes! E vale lembrar que quem fica hospedado ali tem acesso gratuito ao Mini Mundo 🙂
Acho que este é o hotel que mais me hospedei em Gramado. É mais longe do centro, mas é uma delícia para descansar e não ficar no meio do fervo.
Era também um dos hotéis que ficava na minha infância e foi reformado recentemente. Fica em uma área mais residencial de Gramado.
Super bem localizado e tem uma estrutura bem bacana.
Versão mais simples do Casa da Montanha, mas sem perder o charme!
EM CANELA:
Temos menos experiência em hospedagem em Canela, mas as opções abaixo estão com boas avaliações no Booking.
Faz parte do Roteiros de Charme, parece ser muito aconchegante.
Assim como a opção acima, é uma pousada, por isso não espere infra-estrutura de hotel, ao contrário, espere um ambiente mais acolhedor e intimista.
Tradicional na cidade e tem recebido muitos elogios dos hóspedes.
COMO SE LOCOMOVER
Se você não estiver com um pacote de viagens que inclua os passeios, o melhor é alugar um carro. Mas ao mesmo tempo é legal ficar no centro (principalmente de Gramado), para poder caminhar sem se preocupar onde vai estacionar. Gramado é pequena, por isso às vezes acaba sendo difícil estacionar.
Muitas atrações e restaurantes oferecem serviço de transfer. Pergunte na recepção do seu hotel e eles saberão informar.
Uma outra alternativa é o ônibus turístico. Com paradas em muitos pontos turísticos é uma boa opção para quem não quer dirigir.
O QUE COMER
Os cafés da manhã dos hotéis de Gramado e Canela são em sua grande maioria ótimos, por isso é bom aproveitar ao máximo essa refeição, fazer um lanche mais tarde e escolher um lugar legal para jantar.
Ainda, não dá para ir a Gramado e não comer um fondue. Há opções para todos os bolsos! Outra opção é o café colonial, tradicional na serra gaúcha. Mas claro que nem só de café colonial e fondue se resume a gastronomia da região. Há muitos restaurantes legais pra conhecer.
COMPRAS
Gramado (mais do que Canela) é um paraíso para quem gosta de compras, principalmente na Av. Borges de Medeiros. Dá pra ficar por ali o dia inteiro! Difícil também é ir embora sem comprar chocolates. São muitas opções e logo vamos publicar um post contando qual é o melhor chocolate de Gramado! Mas nós trouxemos para casa macarons, que a Isabella adora.
O QUE COLOCAR NA MALA
Mesmo no verão pode fazer um friozinho em Gramado e Canela. Nós já passamos um Carnaval em que tomar chocolate quente não foi nenhum sacrifício 🙂 Então, no verão, traga também um agasalho leve, pois a temperatura pode ficar abaixo dos 20ºC (e muita gente já acha isso bem frio).
Na primavera e outono a gente se veste em camadas, pois pela manhã e à tardinha é friozinho, mas durante o dia pode ficar bem quente.
No inverno todo mundo espera a neve. Entre julho e agosto as temperaturas ficam por perto dos 10ºC, não sendo raro ficarem abaixo de zero durante a noite. É comum ter geada - não é neve - pela manhã. A geada é a umidade sobre as plantas e no solo que, em razão do frio, vira gelo. Nevar não é tão comum como se faz acreditar, mas não impossível.
Para todas as nossas dicas da Serra Gaúcha clique aqui.
Planejando uma viagem?
Depois de escolher o destino, achamos que o mais importante é saber onde ficar. Usamos o Booking para comparar preços de hotéis e fazer reservas em todas as nossas viagens. E eles garantem o menor preço!
Para alugar carro nós usamos a Rentcars.com para encontrar os melhores preços e opções com todos os seguros e taxas já incluídas. E o pagamento é feito em reais, sem IOF e pode ser feito de forma parcelada no cartão ou com desconto no boleto.
Este post contêm links de afiliados. Ao adquirir um serviço ou realizar uma hospedagem reservada por estes links, receberemos uma pequena comissão, sem que isso custe um centavo a mais para você.
Para salvar no Pinterest
Mônica Goffi de Oliveira
Delícia de dicas e explicações sobre Gramado e Canela ...Sempre úteis e bem detalhadas !! Brigadú pelos seus posts ! Saúde prá todos nós para podermos curtir tudo com vocês !!!!
Malas e Panelas
Obrigada Mônica!
Clarissa
Boa noite, Andrea
Tenho várias perguntas quanto a Gramado/Canela. É possível ficar sem carro em Gramado e fazer todos os passeios ali na cidade, a pé? Vale a pena alugar carro em Porto Alegre, ou em Gramado/Canela mesmo? Você poderia me dar dicas de compras (roupas, sapatos)? Que café colonial e fondue bons você indica? O máximo de dicas que você puder me passar melhor.
Desde já, obrigada.
Abraços,
Clarissa
LUCIANA
Ola Andrea,
Em setembro do ano que vem, terei um congresso em Gramado no Centro de convenções (que não tenho nenhuma ideia onde fica). Você saberia me indicar bons hoteis que fiquem proximos a ele, e que de preferência eu consiga ir à pé? Obrigada. Luciana
Malas e Panelas
Oi Luciana,
Será na Expo Gramado ou Serra Park?
Um abraço,
Andrea
Márcia
Oi! Boa tarde! Irei a Gramado no próximo final de semana e gostaria de saber como é a estrada quando faz muito frio? Sabes me dizer se há algum perigo? Serração?
Malas e Panelas
Olá Márcia.
Às vezes pode ter um pouco de nevoeiro, mas indo devagar não terá problema.
Se não estiver acostumada a dirigir na serra, sugerimos não se deslocar à noite.
Abraços e boa viagem.