• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Pular Rodapé
Malas e Panelas
  • Início
  • Quem somos
    • Nossa História
    • Direitos Autorais
    • Política de Privacidade
    • Contato
  • Receitas
  • Destinos
  • ebooks
    • Brownies e Blondies
    • 50 Clássicos Americanos
    • Dicionário de termos culinários
    • American Breakfast
  • Índice
menu icon
go to homepage
search icon
Homepage link
  • Quem somos
  • Receitas
  • Destinos
  • Direitos Autorais
    • Facebook
    • Instagram
    • Pinterest
    • Twitter
    • YouTube
  • ×
    Viagem » América do Sul » Brasil » Rio Grande do Sul » Porto Alegre » Jantar Perfeito e os vinhos Vinhetica

    Jantar Perfeito e os vinhos Vinhetica

    Publicado em 02/12/2016 por Malas e Panelas | Atualizado em 23/04/2019 | 2 Comentários

    No início de novembro recebemos um convite para um jantar aqui em Porto Alegre. E foi um convite super especial. Era para o Jantar Perfeito, um jantar organizado pela Mesa Produtora, da Rejane Martins, onde sete chefs apresentariam, cada um, um prato e cada prato seria acompanhado/harmonizado por um vinho diferente - mas não qualquer vinho (como viríamos a descobrir, vinhos Vinhetica). 7 chefs, 7 pratos 7 vinhos. A título de curiosidade, o Boeing 777 é o nosso avião preferido para voar, então aí já tivemos o presságio de que seria um evento imperdível!

    Jantar Perfeito - Vinhos Vinhetica

    E foi! Todos os pratos foram com carne suína e um mais surpreendente que o outro.

    Antes de falar dos pratos, vamos falar um pouco da história das carnes e dos vinhos.

    Desde 2008 o enólogo francês Gaspar-Emmanuel Desurmond desenvolve um projeto de valorização de terroir na área de vinhos. Há quatro anos estabeleceu-se na região da campanha, em Dom Pedrito e começou a produzir vinhos de alta qualidade, fundando a vinhos Vinhetica (Vinho + Ética). A produção vai para o mercado e restaurantes aqui do sul, de São Paulo, Rio de Janeiro, Paris e Bruxelas. Achamos legal o método de produção dos vinhos. Ele foi em busca das melhores uvas de cada região e produz o vinho onde as uvas crescem, ou seja, não são transportadas por longas distâncias o que aumenta a qualidade dos vinhos. Por exemplo, na campanha são produzidos os tintos e na serra gaúcha os espumantes.

    Em 2016 Desurmond começou o desenvolvimento da criação de suínos, mas raças tipicamente brasileiras, buscando um "terroir" brasileiro para a carne suína. Foram selecionados três microcriadores que criam os animais ao ar livre, sem confinamento, sem hormônios nem alimentos geneticamente modificados, tendo alimentação baseada em soro de leite, bagaço seco de uvas e olivas e batata doce.

    Jantar Perfeito - Vinhos Vinhetica

    E o resultado de tudo isso foi mostrado no Jantar Perfeito.

    A entrada foi de dois patês artesanais produzidos com fígado e carne suína pelo chef basco Haritz Aranburu, estabelecido em Porto Alegre. Ambos deliciosos. Quem quiser experimentar pode encomendar pelo (51) 996.461.605.

    Jantar Perfeito - Vinhos Vinhetica

    E então começou a experimentação dos pratos.

    O primeiro foi um Ovo pochê, taioba e torresminho de pancetta, do chef Breno Naar (Aprazível/RJ). Foi a primeira vez que comemos taioba e um ovo pochê tão perfeito. O vinho foi o Terroir d'Efervescence Brut 2016.

    Jantar Perfeito - Vinhos Vinhetica

    Em seguida um dos que ficou no top 3: Camarões em demiglacê de pata de porco, feijão branco e picles de nabo, do chef Xavier Gámez (Xavier 260/RS), harmonizado com o Terroir d'Efervescence Rosé Brut.

    Jantar Perfeito - Vinhos Vinhetica

    O terceiro prato, do chef Marcos Livi (Veríssimo e Quintana/SP)  foi uma surpresa - literalmente. O lombo, batata doce, confit de tomate, cebola, alho e mirtilo vieram cobertos por uma folha de couve acompanhado do Terroir de Blanc 2016 (super leve, uma delícia).

    Jantar Perfeito - Vinhos Vinhetica

    Outro prato pertencente ao top 3 foi o confit de costela suína ao armagnac, pitangas e creme de agrião da chef Roberta Horn Gomes (Lorita Fusion Cuisine/RS) e o vinho foi o Terroir de Rosé 2016.

    Jantar Perfeito - Vinhos Vinhetica

    Depois experimentamos um pão ao bafo com refogado de costelinha, da chef Rosane Radecki de Oliveira (Alecrim e Girassol/PR) e se deu início aos tintos com o Terroir de Rouge 2014.

    Jantar Perfeito - Vinhos Vinhetica

    E o terceiro do top 3, do chef Gabriel Matteuzzi (Tête à Tête/SP), uma paleta cozida a baixa temperatura, emulsão de pastinaca e broto de trevo. Foi a primeira vez que experimentamos pastinaca e adoramos - é uma mistura de sabor entre cenoura e batata doce! O vinho foi o Terroir de Rouge 2016, excelente.

    Jantar Perfeito - Vinhos Vinhetica

    Para finalizar (os pratos salgados) teve o suíno em duas versões: terrine de mandioquinha, alho negro, missô e pururuca do chef Victor Dimitrow (Petí Grastronomia/SP) e o vinho estava espetacular, o Terroir d'Elegance 2015.

    Jantar Perfeito - Vinhos Vinhetica

    E como sobremesa um torrone de creme de limão com lascas de damasco dos chefs Fabio Tomasini e Haritz Aranburu.

    Jantar Perfeito - Vinhos Vinhetica

    Como já falamos outras vezes, não somos experts em vinhos - longe disso, então como consumidores "comuns" podemos dizer que os vinhos que experimentamos são excelentes! E todos que estavam na nossa mesa, e que são mais entendidos que a gente, aprovaram!

    Jantar Perfeito - Vinhos Vinhetica Jantar Perfeito - Vinhos Vinhetica Jantar Perfeito - Vinhos Vinhetica

    Os espumantes estavam uma delícia e nós dois curtimos todos os outros. A Andrea gostou bastante do branco e rosé, super leves para o verão e eu os tintos, especialmente o Terroir d'Elegance 2015.

    Jantar Perfeito - Vinhos Vinhetica

    Pessoal de Porto Alegre e região fiquem de olho, pois há outro Jantar Perfeito programado para maio de 2017! Quem se interessar pelos vinhos Vinhetica, pode dar uma olhada direto no site da vinícola para saber onde encontrar o representante mais próximo.

    Obrigado Mesa Produtora pelo convite e Alexandra, Patrícia e Fernando pela companhia à mesa!

    « 7 lugares para visitar em Canela com crianças
    Salada com Batata Palha - rápida e fácil »

    Receba novos posts por email

    * obrigatório

    Reader Interactions

    Comentários

    1. Luciano Piccoli

      dezembro 02, 2016 at 11:21 am

      Olá. Não era um vinho harmonizando com cada prato? Ou os vinhos ficavam à vontade para beber qual quisesse? Se houve a harmonização, poderiam informar qual tipo de vinho foi com cada prato. Obrigado.

      Responder
      • Malas e Panelas

        dezembro 02, 2016 at 1:39 pm

        Oi Luciano
        Foi um vinho harmonizado com cada prato. Vamos acrescentar no post!
        Abraços

        Responder

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Avaliação




    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Sidebar primária

    • Facebook
    • Instagram
    • Pinterest
    • Twitter
    • YouTube
    reservas de hotel no booking Hotéis que recomendamos

    Footer

    Texto, fotografia e food styling: Malas e Panelas
    © Todos os direitos reservados
    Os textos e fotografias deste blog estão protegidos pela Lei 9.610, de 19/02/1998. Desta forma, é proibida a reprodução e distribuição dos textos e/ou fotografias de propriedade dos autores, com ou sem fins lucrativos, em qualquer meio, sem autorização prévia. Mais informações.

    Política de Privacidade

    Malas e Panelas - Todos os direitos reservados 2012-2024

    Gerenciar Consentimento de Cookies
    Usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Fazemos isso para melhorar a experiência de navegação e para mostrar anúncios (não) personalizados. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente determinados recursos e funções.
     
    Funcional Sempre ativo
    O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
    Preferências
    O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
    Estatísticas
    O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
    Marketing
    O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
    Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
    Ver preferências
    {title} {title} {title}
    x