Londres é uma grande falha no nosso currículo. Estamos tão cientes disso que alguns meses atrás quase emitimos passagens com milhas para lá, sem ter qualquer tipo de planejamento prévio, loucura total. Mas a razão falou mais alto. Na verdade ela teve que gritar muito para ser ouvida.
Mas graças aos nossos queridos amigos Susana e Marcelo, nossa lacuna sobre Londres ficou um pouco menor. Eles passaram dias ótimos por lá e mal voltaram já nos convidaram para ver as fotos e falar sobre a viagem (que também teve Paris e um tour até o sul da França) e nós tivemos a cara de pau de pedir que fizessem alguns posts sobre a viagem para publicar aqui. E não é que eles aceitaram?
Então vamos ver o que eles têm a dizer. Nesse primeiro post a Susana vai falar sobre as impressões deles sobre a gastronomia inglesa e os Pubs.
London London
Há algumas poucas semanas atrás, meu marido e eu voltamos da maravilhosa Londres. Assim como os autores do Malas e Panelas, nós também adoramos viajar e comer bem. Bem, Londres é um lugar excelente para tudo isso, pois é linda e se pode comer muito bem todos os tipos de comida do mundo... no entanto, a sua própria, não é nenhum primor, eu diria. Um dia desses, eu ouvi alguém brincando, perguntando qual é o menor livro do mundo. A resposta é: o Manual de Gastronomia Inglesa.
Entretanto, nós encontramos alguns itens que realmente achamos surpreendentes. A primeira delas foi o English Breakfast, o qual, na verdade, nós apreciamos algumas vezes no fim da manhã, já servindo de almoço, devido à "leveza" deste. Trata-se de um prato enorme contendo um ou dois ovos fritos, bacon (super delicioso, bem carnudo, diferente dos que conhecemos), sausages (um tipo de salsicha / linguiça bem específico deles), os deliciosos baked beans (feijão branco adocicado, levemente avinagrado, com molho de tomate, huummm...), torradas amanteigadas, cogumelos e uma saladinha (ha, ha, ha, essa é boa...) que varia de lugar para lugar. Isso tudo acompanhado de café com leite, chá ou suco de laranja. Sinceramente, viramos fãs.
Depois, eu poderia citar, obviamente, o prato mais afamado dos ingleses, Fish & Chips, que como o nome já diz, é peixe frito e batatas fritas, às vezes com purê de ervilhas. Legal, mas é peixe e batata, alguma novidade? Esse prato é legal de saborear mesmo nos Pubs.
Bom, Pubs, esse é o ponto...
Ai, os Pubs... cervejas... esses ingleses sabem das coisas. Os Pubs são uma instituição na Inglaterra e possuem muitas peculiaridades. Por exemplo, ficamos com a sensação de que os ingleses "dormem com as galinhas", pois às 22h, os Pubs fecham. Nesse horário, os remanescentes pegam uns dois "pints" (copo padrão equivalente à 568ml) e vão para a calçada. Ao terminarem, deixam seus copos vazios direitinho, apoiados na janela do estabelecimento. Outra coisa interessante é que nos Pubs, você não é atendido, pode-se chegar a mofar numa mesa se não for até o balcão pegar e pagar o caneco. Podem-se pedir as comidinhas no balcão e já pagar na hora, isso sim eles levam até a mesa.
Ficamos muito felizes ao provar as cervejas inglesas como a Pale Ale e Red Ale e perceber que aqui em Porto Alegre, onde moramos, temos cervejarias especializadas nas quais suas cervejas não ficam devendo nada para as cervejas inglesas. Eu diria que produzem com a mesma qualidade. Oba!!!!
Se você for à magnífica "London", não esqueça de se afundar em um Pub e pedir vários "pints". Depois de uns três destes de uma boa Red Ale, você já vai estar achando que a culinária deles é a melhor e mais criativa do mundo. Mas não esqueça, vá pelas 18 horas.
Obrigado Susana e Marcelo! Só algumas considerações. Pode ser apenas peixe e batata, sem novidades, mas são em Londres, né? 😉 E sobre ir pelas 18 horas, é para dar tempo de aproveitar bem. Como eles foram no final de maio para lá, os dias já estavam começando a ficar longos e nos contaram que mais de uma vez quando se deram conta do horário pelo anoitecer, já era tarde demais.
__________
Fotos: arquivo pessoal Susana e Marcelo
elisabete monlleo martins da silva
Não conheço Londres, ainda.... Confesso que nunca foi uma prioridade de viagem pra mim, mas, com este post, ai, ai, ai...... Acho que vou começar a pensar no assunto.
Susana
Bebete!!!! Tenho certeza que vais ADORAR Londres! Beijos
Johnnie Lustoza
Os pubs de Londres fazem qualquer passeio por lá valer a pena. Não que eles já não valham por si só, mas terminar a noite num pub é sempre gratificante. Abraços
Malas e Panelas
Olá Johnnie
Pois é, nós acabamos almoçando em um pub no dia que passamos em Londres. Vamos ter que voltar para saber como é terminar a noite em um.
Abraços e obrigado pela visita.