O Museo Artequin está presente em Santiago e Viña Del Mar. Em Santiago, fica na Quinta Normal, em um prédio que foi construído na França para representar o Chile na Exposição Universal de Paris, de 1889. Depois foi desmontado e reconstruído em Santiago. Na visita à Quinta Normal, a Isabella era bem menor e resolvemos deixar para uma próxima.
Bem, nessa última viagem a Santiago não fomos à Quinta Normal, mas aproveitamos para conhecer o Artequin de Viña del Mar. Pois então, foi lá que conhecemos o acervo e a filosofia do museu, que é proporcionar às crianças o acesso a obras de arte famosas através de reproduções. Sim, pois nenhum museu é louco o suficiente para deixar um Da Vinci ou Munch à altura – e mais importante ao alcance – da criançada!
A visita ao Museu Artequin de Viña começa com um curto filme mostrando as aventuras de um menino (na verdade uma estátua que fica no parque próximo) no museu, e, principalmente, a sua interação com as obras. A Isabella adorou o filme, e é muito legal porque depois, durante a visitação ao acervo, as crianças revêem as obras mostradas no filme, e já não são estranhas a elas.
Após o filme visitamos as salas com as obras. O Museu em Viña é pequeno. São apenas duas salas com diversas reproduções e um espaço para que as crianças façam o seu próprio autoretrato. Saímos de lá com um autoretrato lindíssimo da Isabella, feito com giz.
5 passeios para crianças em Santiago - Clique aqui
Há também uma pequena galeria com reproduções de esculturas.
Como dissemos antes, o acervo é de reproduções e é uma ótima maneira de conhecer as obras mais famosas dos grandes artistas, desde o renascentismo até os ultra modernos. Isabella adorou fazer poses iguais às dos quadros!
Não é um Louvre ou um Met, e não é isso que o museu quer ser. Se o interesse for apreciar obras, o Artequin não é o mais indicado. O museu é direcionado aos pequenos e às famílias e faz muito bem o trabalho a que se propõe, de uma forma bastante lúdica.
Gostamos bastante e foi útil para nós também. Aprendemos um bocado de coisas que não sabíamos como as inúmeras referências que eram colocadas nos quadros, como Jan van Eyck fez na obra O Casamento Arnolfini. Assim, quando a gente ver o original, poderemos fazer aquela cara de quem entende e dizer: pois é, sabias que aquela maçã ali representa o pecado original? Ou que o reflexo no espelho mostra o pintor?
Veja aqui todos os nossos posts de Santiago
__________
Artequin Santiago - Av. Portales 3530, Estación Central - Site - Horários e Ingressos - Mapa
Artequin Viña del Mar - Parque Potrerillos, Quinta Vergara (entrada pela Alcalde Prieto Nieto 500) - Site - Horários e Ingressos - Mapa
Comments
No Comments