Nesse verão fizemos um cruzeiro de 4 noites no navio Costa Favolosa. Saímos de Salvador, de onde fizemos um passeio a pé pelo Pelourinho bem legal, paramos em Ilhéus e Ilhabela, e desembarcamos em Santos.
Vamos contar aqui um pouco da nossa experiência para quem sabe ajudar vocês a decidirem uma próxima viagem.
O embarque foi muito tranquilo, mas não pela qualidade do porto de Salvador e sim pelo serviço oferecido pela Costa. Na verdade, não ficamos nem dois minutos dentro do Terminal de Passageiros do porto, pois o check-in da Costa foi feito direto no navio.
Ficamos em uma cabine externa, no segundo deck, de tamanho ideal para 3 pessoas. Foi nosso primeiro cruzeiro em uma cabine externa e aproveitamos muito a nossa janelinha - até golfinhos vimos.
O navio em si é muito bonito e bastante grande (110 mil toneladas). No primeiro dia o treinamento de emergência é obrigatório. Nos entregaram um cartão especial, com nossos nomes, cuja entrega era obrigatória na participação do treinamento.
Quanto ao lazer a bordo:
Piscinas e lazer na água: a Isabella estava super empolgada para andar no toboágua, mas quando foi descer pela primeira vez foi um desastre. Ela se bateu toda e decidiu não andar mais. Ela estava no limite da altura mínima para ir, e talvez por ela ser leve, ou porque ela não desceu na posição certa (deitada e com braços cruzados no peito) teve essa experiência ruim. E não teve jeito, não conseguimos convencê-la a tentar novamente. Havia também uns brinquedos de água, mas nesse a Isabella já tinha passado da idade... As piscinas no navio são de água salgada (e não aquecida). Na parte dos pequenos a água era doce.
Lazer em geral: não assistimos aos shows do teatro por isso não podemos dar nossa opinião. Havia também outras opções de lazer, como aulas de ginástica, aulas de dança. Quem já andou de navio sabe que opções é o que não faltam. Nossa ideia era relaxar, e foi o que fizemos. Procurávamos um cantinho e lá ficávamos contemplando o mar (enquanto a Isabella aguentasse, é claro).
Recreação infantil: Havia um programa bastante interessante para as crianças. Se os pais quisessem, as deixavam lá pela manhã e as pegavam após a janta. A Isabella conheceu mas não quis participar. Disse que a viagem era conosco, não com estranhos - e apoiamos a decisão! Ela adorou uma área com jogos eletrônicos (levem moedas de 25 centavos de dólar) o cinema 4D, o castelo e o navio pirata. Sim, há um castelo e um navio pirata a bordo!
Com relação à comida, como eu (Andrea) tenho quase que um chef de cozinha em casa 🙂 e modéstia a parte, eu também faço algumas delícias, nós acabamos sendo muito exigentes com o que comemos. Acredito que por essa razão não nos surpreendemos com a comida. A apresentação era impecável e massas e sorvetes eram bastante bons - o restante ficou abaixo da expectativa. O que mais gostamos foi o café da manhã do buffet, que para a nossa surpresa servia pancakes, French toasts e waffles, nossos favoritos. A Isabella adorou a pizza, de massa bem fininha, os hambúrgueres e as massas. Tomávamos café da manhã e almoçávamos nos buffets e jantávamos no restaurante principal - única opção com comida "de verdade". Sentimos falta de uma opção de buffet para a janta. Apenas pizza era disponibilizada como opção de janta além do restaurante principal.
Quanto aos demais passageiros, eram quase todos brasileiros e, talvez por isso, algumas regras como não andar de traje de banho nos buffets não tinha o cumprimento exigido - uma forma de flexibilizar, assim como fazem com o horário da janta, mais tarde do que geralmente é no Caribe ou Europa.
Balançou bem menos do que imaginávamos, embora a piscina, em um dos dias, chegou a ficar com ondas 🙂
O único e grande inconveniente foi o cheiro insuportável de cigarro que invadia a nossa cabine por volta das 10 da noite. Reclamamos, eles foram lá durante o dia (quando o cheiro ia embora) e disseram para reclamarmos se voltasse. E como esperado voltava, quando já estávamos de pijama, deitados e com a Isabella já dormindo. Por essa razão, tão cedo não viajaremos em um navio Costa novamente, pois depois que chegamos em casa e fizemos algumas pesquisas, descobrimos que essa companhia é uma das mais permissivas com os fumantes, permitindo inclusive o fumo dentro das cabines, o que é proibido na grande maioria das companhias de navio. Também poderiam ser um pouco mais rigorosos com a retirada do pó em lugares de difícil acesso. Na cabine, junto ao rodaforro e atrás das cortinas no restaurante junto às divisórias das mesas. Quanto à higienização no mais não temos do que reclamar.
Continuamos adorando viajar de navio (foi o primeiro cruzeiro da Isabella e ela amou!), mas, mesmo com todos os pontos positivos, achamos que o próximo cruzeiro deverá ser com outra empresa.
Planejando uma viagem?
Depois de escolher o destino, achamos que o mais importante é saber onde ficar. Usamos o Booking para comparar preços de hotéis e fazer reservas em todas as nossas viagens. E eles garantem o menor preço!
Para alugar carro nós usamos a Rentcars.com para encontrar os melhores preços e opções com todos os seguros e taxas já incluídas. E o pagamento é feito em reais, sem IOF e pode ser feito de forma parcelada no cartão ou com desconto no boleto.
Este post contêm links de afiliados. Ao adquirir um serviço ou realizar uma hospedagem reservada por estes links, receberemos uma pequena comissão, sem que isso custe um centavo a mais para você.
Comments
No Comments