Porque falar em Punta del Este fora de temporada se agora é uma das épocas mais disputadas para visitar a cidade? Pois logo ali em março as coisas já começam a acalmar, mas o tempo ainda está legal. Na nossa viagem ao Uruguai em outubro passado não poderíamos deixar Punta del Este de fora do roteiro. Mas o fato de ser baixa temporada requer uma pesquisa maior porque apesar de conseguirmos um preço ótimo no hotel, a cidade fica vazia e, consequentemente, com muitos lugares fechados. Mas nada que estrague a viagem! Aqui vocês verão tudo que fizemos (e comemos) em Punta fora de temporada!
Ah: tudo o que contamos abaixo está indicado no mapa ao final do post!
O que fazer em Punta del Este fora de temporada?
Punta Ballena
Chegamos a Punta à tarde, vindo de Colônia do Sacramento - o mesmo caminho de quem vem desde Montevidéu, então já na chegada à cidade paramos em Punta Ballena para algumas fotos e para esticar um pouco as pernas! Dali avistamos a Casa Pueblo, passamos em frente, mas não entramos.
La Mano
Claro que depois de deixar as coisas no hotel nossa primeira parada foi para ver "La mano", a mão. Se na baixa temporada já foi difícil fazer algumas fotos com pouca gente, imaginamos só na alta temporada como deve ser!
Porto
Após uma volta pelo centro paramos no porto, para ver os leões marinhos. Deviam estar tirando uma siesta, pois só encontramos dois!
Farol
Passamos rapidinho pelo farol, pois só podemos ver por fora mesmo. Mas ali é a península, a parte mais ao sul de Punta e a mais antiga, achamos, pelo estilo das casas.
La Barra (ponte ondulada)
Para passar pela ponte ondulada não avisamos a Isabella que estava distraída e não viu que a gente se aproximava da ponte. Foi aquele frio na barriga e muitas gargalhadas!
Compras
No segundo dia acordamos com chuva, então os passeios foram em lugares cobertos. Fomos ao Punta Shopping, onde passamos bastante tempo na Tienda Inglesa (supermercado) e depois ainda fomos ao supermercado Disco, que tem uma parte de itens para casa gigantesca. Compramos alguns vinhos e bastante doce de leite. Agora não é mais proibido trazer doce de leite para o Brasil! Oba!
Pôr do Sol
Sim, um fim de tarde depois de um dia que conseguimos cumprir tudo que estava planejado sem correria merece ser assistindo ao pôr do sol.
Onde Comer em Punta del Este fora da temporada?
Café el Tesoro
No meio da primeira tarde a fome começou a bater e procuramos algo para comer, mas estava tudo fechado. Tudo mesmo - era uma quinta a tarde de outubro. Vimos uma única loja aberta de artigos para casa e resolvemos entrar para bisbilhotar. De legal lá apenas a indicação de onde comer: Café el Tesoro ali pertinho.
Não perguntamos se o nome el tesoro é por que o lugar fica meio escondido, mas faz muito jus ao nome. É pequeno, com um mistura meio café, restaurante, galeria de arte e loja descolada. Pedimos café, chá e dividimos um brownie, embora a vontade fosse experimentar tudo que estava no balcão.
Um lembrete: ao pedir um café no Uruguai, sempre peça os de marca (Illy, Lavazza ou outra), pois o café normal deles é não é bom! Fica mais caro (em média 120 pesos um espresso), mas vale a pena!!
Si Querida
Não jantamos propriamente em Punta, mas em Maldonado, cidade grudada em Punta, no restaurante Si Querida (indicação unânime da Cláudia do blog Felipe o Pequeno Viajante e da Alexandra do Café Viagem).
Quando paramos em frente ao restaurante ficamos em dúvida se era ali mesmo, pois mais parecia uma garagem! O restaurante tem poucas mesas, mas como chegamos relativamente cedo ainda estava tranquilo.
Pegamos uma mesa perto da cozinha - assim podíamos ver parte da movimentação lá dentro e também tínhamos uma vista do restante do restaurante. Cada mesa é diferente da outra e a decoração de cada recanto também.
Escolher o que comer foi difícil. Não que o cardápio seja extenso, mas é que tudo parecia ser ótimo! De entrada pedimos uma sopa de abóbora (excelente). Os pratos principais foram nhoques de brócolis com molho de queijo (maravilhosos), ojo de bife com salsa criolla (fantástico) e a Isabella pediu um salmão com purê de ervilhas e molho cítrico que estava fenomenal!!
E era, assim como o atendimento! Voltamos para o hotel satisfeitos e felizes 🙂
Artico
No segundo dia almoçamos no porto, mais precisamente no Artico (também indicação da Claudia), como uma opção mais em conta de frutos do mar. Têm um buffet a quilo bem bacana e algumas outras opções, no estilo fast food, mas bem gostosas e com preço justo.
Medialunas
Estacionamos no centro e demos algumas voltas por lá em busca de medialunas (dicas da Alexandra!). Tomamos um café no Blas, onde dividimos uma medialuna e depois fomos até a Panificadora La 2 onde compramos várias medialunas para trazer para casa.
Waffles do Hotel L'Auberge
Comilões como somos, não poderíamos deixar de lado os famosos waffles belgas do Hotel L'Auberge.
Pedimos dois, com calda de chocolate e de doce de leite acompanhados de cafés e chocolate quente. Uma maravilha!! Não é barato, mas vale a pena. É tão grande que para nós três um waffle teria sido suficiente!
Demos umas voltas pela região e ainda conseguimos pegar um pouco do pôr do sol. E mais uma vez não conseguimos ver o sol se pôr na água! Onde estávamos ele baixou atrás de uma ilha.
Las Charruitas
A janta do segundo dia foi para experimentar as tradicionais empanadas uruguayas no Las Charruitas. São muitas opções de sabores, super gostosas, mas as que nos ganharam foram as de presunto e queijo!
Onde ficar em Punta del Este fora de temporada?
A vantagem de visitar um destino fora de temporada é que os preços baixam, especialmente os da hospedagem. Como era o nosso último destino no Uruguai, não nos importamos em pagar um pouco mais do que queríamos para ficarmos hospedados no The Grand Hotel, afinal, não é sempre que a gente fica hospedado em um cinco estrelas pagando praticamente um décimo do preço da alta temporada! Para ver o post sobre a nossa estadia clique aqui.
O quarto é enorme, as camas super confortáveis, o apartamento tem muito espaço de armário, uma TV de trocentas polegadas, banheiro gigante com sabonete e shampoo italiano!! A Isabella amou a piscina aquecida e coberta e nós a jacuzzi 🙂
E ainda tínhamos um pouco de vista do mar e da praia!
O café da manhã é um espetáculo. Várias opções de pães, frutas, sucos além de alguns pedidos que podem ser feitos diretamente aos garçons, como omeletes e waffles. Foi o único hotel fora da Escandinávia em que encontramos salmão defumado! Mas também, a gente nunca fica em hotéis desse nível 🙂
Tem até cinema e uma pequena sala que serve de recreação para as crianças e uma maior que no verão deve servir como um kids club!
Recomendamos muito dar uma olhada nos preços do The Grand quando estiverem procurando hospedagem em Punta del Este!
Aqui neste mapa colocamos tudo o que fizemos, e o que queríamos ter feito e acabou ficando para uma próxima vez!
Olhe também os nossos posts do Uruguai, com Montevideo, Carmelo, Colônia do Sacramento e dicas para viajar de carro.
Planejando uma viagem?
Depois de escolher o destino, achamos que o mais importante é saber onde ficar. Usamos o Booking para comparar preços de hotéis e fazer reservas em todas as nossas viagens. E eles garantem o menor preço!
Para alugar carro nós usamos a Rentcars.com para encontrar os melhores preços e opções com todos os seguros e taxas já incluídas. E o pagamento é feito em reais, sem IOF e pode ser feito de forma parcelada no cartão ou com desconto no boleto.
Este post contêm links de afiliados. Ao adquirir um serviço ou realizar uma hospedagem reservada por estes links, receberemos uma pequena comissão, sem que isso custe um centavo a mais para você.
CLaudio
Oi Gostei muito da matéria. estamos indo para punta del leste em abril? teria alguma sugestão de outros hotéis, bons e baratos?
Malas e Panelas
Olá Claudio
Obrigado!
Amigos nossos ficaram no Atlântico e nós estávamos de olho no Barradas também.
Mas Punta tem muitas opções! Dá uma olhada no Booking ou Hoteis.com
Abraços