Dizer qual é o melhor pastel de nata de Lisboa pode ser difícil. As diferenças entre eles são sutis, e o mais famoso nem sempre é o melhor! Quando passávamos em frente a uma pastelaria, a gente "tinha" que experimentar!
O pastel de nata é o nome comum do famoso pastel de Belém.
Mas por quê pastel de Belém? Bom, dizem que a receita original era a feita no Mosteiro dos Jerônimos. Com a extinção das ordens religiosas em Portugal (em 1820) os trabalhadores tiveram que arranjar outros empregos e o confeiteiro do mosteiro, que foi trabalhar em uma refinaria de açúcar nas proximidades (no bairro de Belém) logo começou a vender os pastéis ao público. Por isso os pastéis de Belém – porque eram feitos em Belém. Fonte
Com o sucesso a receita foi patenteada e hoje são pouquíssimas as pessoas que a conhecem.
Mas claro que imitações foram tomando conta do mercado – os pastéis de nata, e, dizemos com certeza, os Pastéis de Belém não são os melhores de Lisboa!
Tem quem não vai acreditar. Se não são os melhores, porquê filas enormes para comprá-los?
Pois os pastéis de Belém são os mais famosos!
Nós experimentamos os de quatro confeitarias, e vamos mostrar aqui nossas impressões sobre cada um deles.
Afinal, qual é o melhor pastel de nata de Lisboa?
Em 4º lugar: Pastéis de Belém
Não fiquem chocados, mas sim, na nossa lista, os Pastéis de Belém ficaram em último lugar. A massa não é tão crocante e o recheio tem um sabor bem fraquinho – e um tanto quanto branquelo. Isso não quer dizer que são ruins! Se fossem ruis não seriam tão famosos.
Vale a pena ficar na fila? Se você não quiser experimentar nenhum dos outros, sim. E também vale para conhecer esse que é quase um ícone da cozinha portuguesa.
Pastéis de Belém - R. de Belém 84 92, Lisboa, Portugal
Em 3º lugar: Nata de Lisboa
No nosso primeiro dia passamos em frente a essa confeitaria e não pensamos duas vezes antes de entrar. O cheirinho que vinha para a rua era incrível.
O cartaz era um pouco enganador: falava de pastéis quentinhos, mas o que comemos estava a temperatura ambiente, mesmo assim, estava muito bom. Se fossem quentinhos com certeza iriam para o segundo lugar da lista!
Massa crocante e recheio bastante saboroso.
Nata de Lisboa - R. Augusta 222, Lisboa, Portugal
Em 2º lugar: Pastelaria Santo Antônio
Em 2019 foi eleito o melhor pastel de nata de Lisboa, mas na nossa lista ficou em segundo lugar!
Pertinho do castelo de São Jorge, a pastelaria Santo Antônio é um ótimo ponto de descanso para quem está indo ao castelo a pé. Os pastéis são feitos em uma área fechada por vidro, então dá para ver todo o processo (abertura da massa, colocação nas formas, recheio, indo pro forno e, principalmente, saindo dele).
A massa do pastel de nata da pastelaria Santo Antônio é super crocante e bastante laminada – dá pra tirar lasquinhas dela. O recheio é bem consistente e super amarelo (mas sem sabor forte de ovo) e com um toque bem fraquinho de baunilha.
Pastelaria Santo Antônio - R. Milagre de Santo António 10, Lisboa, Portugal
Em 1º lugar: Manteigaria
Nós nos apaixonamos pelo pastel de nata da Manteigaria, por isso o elegemos como o melhor pastel de nata de Lisboa. É até difícil explicar o que ele tem de tão bom, mas foi o que melhor combinou a massa e o recheio.
A massa é um pouco menos laminada que a da pastelaria Santo Antônio, mas ainda assim bem mais crocante que a dos pastéis de Belém.
O recheio foi o que mais nos agradou. Super aveludado, com um toque um pouco menos sutil de baunilha e um pouquinho mais doce que os demais – doce na medida certa.
Manteigaria - Rua do Loreto 2, Lisboa, Portugal - Também no TimeOut Market, Mercado da Ribeira
Bem, esse é o nosso ranking dos melhores pastéis de nata de Lisboa, um assunto que certamente não é unânime. Afinal, cada um tem a sua preferência.
Mas o que importa é, quando forem a Lisboa, provem a maior quantidade possível de pastéis de nata – sejam pastéis de Belém ou outro qualquer. Até os servidos nos buffets de café da manhã dos hotéis eram muito bons.
Mais posts sobre Lisboa e Portugal
Planejando uma viagem?
Depois de escolher o destino, achamos que o mais importante é saber onde ficar. Usamos o Booking para comparar preços de hotéis e fazer reservas em todas as nossas viagens. E eles garantem o menor preço!
Para alugar carro nós usamos a Rentcars.com para encontrar os melhores preços e opções com todos os seguros e taxas já incluídas. E o pagamento é feito em reais, sem IOF e pode ser feito de forma parcelada no cartão ou com desconto no boleto.
Este post contêm links de afiliados. Ao adquirir um serviço ou realizar uma hospedagem reservada por estes links, receberemos uma pequena comissão, sem que isso custe um centavo a mais para você.
Comments
No Comments