Fazer uma lista com apenas quatro restaurantes imperdíveis em Portugal parece ser um tanto limitador, afinal, existem muitos restaurantes que valem a visita, mas essa lista é mais restrita por um motivo: foram os que experimentamos e realmente achamos que valem a pena.
Em julho de 2019 fizemos uma viagem de carro em Portugal e, como sempre fazemos, a maioria das refeições não foram em restaurantes. Tomamos um café da manhã bem reforçado e depois acabamos pegando uma coisa pra experimentar aqui, outra ali e assim vai passando o dia. Para janta, geralmente passamos no supermercado e compramos coisas para fazer um piquenique no quarto do hotel (uma bagunça, mas adoramos).
Mas algumas refeições foram em restaurantes e, quase que meio sem querer, gostamos muito deles e por isso resolvemos fazer essa lista com quatro restaurantes imperdíveis em Portugal.
Lisboa: Petisco Saloio
O Petisco Saloio é uma típica tasca portuguesa - restaurante pequeno, de bairro, que serve pratos, claro, portugueses.
Achamos que seria tranquilo chegar e conseguir uma mesa, mas quando fomos não havia disponibilidade – estavam todas reservadas, para a noite toda. Então fizemos uma reserva para a noite seguinte (o restaurante ficava a uma quadra do nosso hotel em Lisboa).
Quando voltamos no outro dia entendemos realmente o porquê de não terem disponibilidade. O restaurante tem cerca de dez mesas apenas.
Aceitamos os couverts (a gente apenas paga pelo que consome) e estavam excelentes. Destaque para a manteiga saloia (temperada com salsa, alho e laranja) e o queijo gratinado.
Os petiscos (são os pratos principais) têm porções não muito grandes, então vale a pena pedir vários para compartilhar. Acabamos, por sugestão do garçom, pedindo moelas estufadas (moelas ensopadas), ovos rotos com farinheira (ovo frito sobre batatas fritas e coberto por uma linguiça defumada) e uma salada de polvo com batata doce.
Tudo estava excelente. Comida típica portuguesa com um toque de modernidade, mas mais na apresentação do que na receita em si, pelo que pudemos entender.
De sobremesa experimentamos uma baba de camelo (não conhecíamos) mas é, basicamente, uma mousse de doce de leite. A outra sobremesa era um creme de baunilha e chocolate, que é receita da mãe do chef.
Com gorjeta a conta ficou em 40 euros, para nós três.
Imprescindível conhecer e, obviamente, reservar!
Lisboa: Sea Me – TimeOut Market
As opções no Mercado da Ribeira – TimeOut Market são muitas, mas muitas mesmo. Se estiver com família, ou amigos, cada um pode escolher um restaurante e todos acabam comendo junto.
O que nós gostamos muito foi o Hot Dog de Polvo do Sea Me. Um cachorro quente em que a salsicha é um tentáculo de polvo. O molho de maionese e alho complementa muito bem o polvo.
Se você gosta de polvo, torça para que este prato ainda esteja no cardápio. Não é barato (pagamos 12 euros), mas vale a pena.
Cascais: Pateo do Petisco
Chegamos ao Pateo do Petisco por indicação de pesquisas no Zomato e procurávamos algo, no estilo lanche/petiscos, que não fosse caro e fosse no caminho de volta a Lisboa (tínhamos acabado de ver o pôr do sol em Cabo da Roca).
Mesmo lotado conseguimos uma mesa. O lugar é grande e estava cheio de famílias. Achávamos que seria mais um lugar para beber, mas nos enganamos. O cardápio era super extenso, mas acabamos por escolher alguns dos pratos mais típicos, por sugestão do garçom: caldo verde (sopa de batatas, couve e linguiça), prego (sanduíche de bife na chapa, temperado com alho), uma açorda de gambas (um ensopado de camarões, coentro e pão) e filé com molho mostarda (não temos certeza se é típico português, mas estava fantástico - pedimos o molho à parte).
Também experimentamos alguns bolinhos que vieram no couvert (como falamos antes, só somos cobrados pelo que consumimos).
As porções foram bem generosas e tudo estava excelente!
A conta? 45 euros, com gorjeta.
Já reservou seu Hotel?
Nós sempre reservamos os hotéis de nossas viagens com antecedência para garantir ótimos preços. Para escolher o hotel, usamos o Booking. Desta forma, podemos ver de forma fácil quais os hotéis disponíveis, localização, as qualificações dadas por outros viajantes e, principalmente, o preço.
Linhares da Beira: Cova da Loba
Por puro acaso chegamos ao restaurante Cova da Loba. Chegamos em Linhares já quase pela uma da tarde e loucos de fome. Procuramos no Google Maps um lugar para comer e só apareceu um restaurante. Então era esse.
Parecia uma tasca. Entramos, descemos em um porão e nos sentimos entrando em um universo paralelo. No lado de fora, casas de pedra de uma aldeia histórica e lá dentro um ambiente moderno e com pratos de encher os olhos.
A Isabella teimou que não estava com fome, então acabamos pedindo apenas dois pratos, um lombo de bacalhau com purê de grão de bico e um pernil de porco assado com risoto de favas.
Enquanto esperávamos os pratos, degustamos uma cesta de pães com manteigas temperadas, inclusive com chouriço. Que coisa boa!
Quando os pratos chegaram e demos a primeira garfada, nos arrependemos de ter pedido apenas dois pratos. O bacalhau estava fantástico e o purê de grão de bico mais ainda! O pernil estava absurdamente suculento e o risoto de favas suave e no ponto.
Para compensar, pedimos uma sobremesa para cada um: um vulcão de chocolate, uma pavlova de manga com molho de maracujá e O Melhor Pão de Ló do Universo. E não era mentira. O pão de ló é, com certeza, o melhor do universo!
A pavlova era leve e a combinação de manga e o molho de abacaxi era fenomenal. O vulcão de chocolate era um bolo de chocolate (tipo petit gateau), coberto com um molho quente de chocolate amargo, frutas vermelhas e um picolé por cima. Sensacional. Mas o pão de ló…. Não é exagero dizer que é o melhor pão de ló do universo. Imaginem um petit gateau de doce de ovos.
Gostamos tanto que cogitamos voltar no outro dia só para almoçar lá! Não voltamos e nos arrependemos! Com certeza o restaurante Cova da Loba foi onde fizemos nossa melhor refeição em Portugal!
Tudo isso por 60 euros, com gorjeta. Pela qualidade dos pratos e do serviço, achamos barato!
Esses foram os quatro restaurantes imperdíveis em Portugal. Mas estes aqui abaixo são outros restaurantes em Portugal que merecem uma menção honrosa (também falamos qual foi o prato que mais gostamos)
Tomar – Casa Matreno: Bacalhau às migas
Ponte de Lima – Mercado: Espeto de lulas
Pinhão – Segredos do Douro: Torta de amêndoas
Vila Real – Bons Tempos Restaurante: Bacalhau na broa
Viseu – Mesa d’ Alegria: no almoço refeição com entrada, prato principal, sobremesa e bebida por 7 euros! Comida era caseira, simples e deliciosa.
Vila Real – La Forneria: as pizzas, a francesinha com massa de pizza e a lasanha
Quer saber qual o melhor pastel de Natal de Lisboa? Fizemos o nosso ranking aqui!
Veja aqui outros posts de Lisboa e Portugal
Planejando uma viagem?
Depois de escolher o destino, achamos que o mais importante é saber onde ficar. Usamos o Booking para comparar preços de hotéis e fazer reservas em todas as nossas viagens. E eles garantem o menor preço!
Para alugar carro nós usamos a Rentcars.com para encontrar os melhores preços e opções com todos os seguros e taxas já incluídas. E o pagamento é feito em reais, sem IOF e pode ser feito de forma parcelada no cartão ou com desconto no boleto.
Este post contêm links de afiliados. Ao adquirir um serviço ou realizar uma hospedagem reservada por estes links, receberemos uma pequena comissão, sem que isso custe um centavo a mais para você.
Para salvar no Pinterest: 4 restaurantes imperdíveis em Portugal
Comments
No Comments