Nós já viajamos aos EUA três vezes em época de Halloween. A primeira foi para a Califórnia, onde encontramos a Disneyland toda decorada para a festa. Na segunda viagem, em Nova York e Chicago, vimos muitas casas decoradas e na terceira, para Orlando, até fomos na Mickey's Not-So-Scary-Halloween Party.
É legal ver como as casas são enfeitadas e as lojas nos deixam loucos com tanta coisa legal. A saudade de viajar nessa época fez com que, neste ano, deixássemos a preguiça de lado e ir para a cozinha - isso mesmo - preparar algumas delícias horripilantes para fazermos o nosso próprio Halloween.
E o que fizemos para celebrar a data e lembrar das viagens? Maçãs do amor envenenadas 🙂 Por quê? Pois elas (as maçãs do amor, ou candy apples) são super comuns nos EUA, decoradas de tudo que é forma e estas, envenenadas, são uma homenagem aos vilões da Disney. Vai dizer que estas aqui não têm a cara da Malévola?
Não são difíceis de fazer, mas requerem um pouco de paciência para deixar o açúcar chegar ao ponto de caramelo.
Gostaríamos de lembrar que os textos e fotografias do Malas e Panelas estão protegidos pela Lei 9.610, de 19/02/1998. Desta forma, é proibida a reprodução e distribuição dos textos e/ou fotografias nele publicadas de propriedade dos autores, com ou sem fins lucrativos, em qualquer meio, sem autorização prévia. Se você quiser compartilhar essa receita clique em mais informações.
- 2 xícaras de açúcar
- ½ xícara de glucose de milho (tipo Karo)
- ¾ de xícara de água
- ½ colher (chá) de corante em gel azul
- 12 maçãs pequenas
- 12 gravetos
- papel manteiga
- óleo vegetal
- Tire os cabinhos das maçãs e espete um graveto em cada maçã.
- Em uma panela coloque o açúcar, a glucose de milho, a água e o corante. Misture os ingredientes até o açúcar derreter e deixe ferver em fogo médio até que a calda, ao escorrer de um colher, se transforme em um fio.
- Quando começar a ferver, não mexa muito, pois o açúcar poderá cristalizar. Fique de olho para não queimar, pois o corante não vai deixar ver a cor do caramelo!!
- Enquanto isso, forre uma forma com papel manteiga e unte-o com um pouco de óleo.
- Quando o caramelo chegar no ponto de fio (e 15 a 20 minutos), desligue o fogo e mergulhe as maçãs, uma a uma, deixando escorrer um pouco do excesso antes de colocá-las sobre o papel manteiga para esfriar completamente.
- Cuidado, pois o caramelo estará extremamente quente!
- Se quiser fazer maçãs mais escuras, pode adicionar mais corante, ou corante preto, após fazer algumas, mas cuidado que a mistura irá borbulhar!
- Se ficar muito duro, pode esquentar um pouco mais para continuar cobrindo as maçãs.
- O caramelo que sobrar pode ser derramado em uma forma (forrada com papel manteiga untado) e espalhado. Depois de frio ele pode ser quebrado e servido como "cacos de vidro".
Sucesso garantido! A Isabella gostou tanto que levou uma para a professora 🙂 O que a professora disse? Vamos ver se segunda estarei aqui!
Quer ver as outras delícias que preparamos? Clica nas fotos para ver a receita!
Cachorro-quente de dedos ensanguentados!!
Fantasmas de banana e marshmallow!
Servidos??
Ana Zelma de Sousa Araújo
Olá, tudo bem?
Me chamo Ana Zelma.
Achei muito interessante essa matéria. E gostaria de saber, que tipo (arvore,planta) de graveto eu posso ultilizar na receita, acredito que não pode ser qualquer um.
Desde já, obrigada pela informação.
Ana Zelma Sousa
[email protected]
Malas e Panelas
Olá Ana.
Desde que a planta (árvore) não seja tóxica, pode ser qualquer graveto! Na dúvida, opte por algum de árvore frutífera.
Abraços.
Patrícia
Pensei a mesma coisa!!
Talvez canela em pau ficaria bom também. Vou tentar!