Parece que ontem foi Ano Novo e esta semana já estamos na Páscoa. E isso quer dizer que o verão está acabando. Passou rápido e nós acabamos fazendo bem menos sorvetes do que gostaríamos de ter feito. Como isto aconteceu? Não sabemos.
Mas, de qualquer forma, esses dias decidimos que ainda era cedo para encerrar a temporada de sorvete!
Aqui em casa os sabores favoritos são baunilha, chocolate, morango e doce de leite, mas vira e mexe procuramos algum sabor diferente, como capim-limão. Como a Páscoa está chegando, nada melhor do que um sorvete de chocolate, certo? Então adaptamos a receita do sorvete de capim-limão, que tinha ficado com uma textura excelente, trocando-o por cacau em pó e uma barra de chocolate meio amargo 😉
O segredo para deixar esse sorvete bastante cremoso é a base, que nada mais é do que um creme cozido. Parece contraditório fazer sorvete começando com algo quente, mas isso faz toda a diferença, acreditem! O cacau e o chocolate o deixaram extremamente aveludado e doce na medida certa. Basicamente um chocolate quente gelado!
Veja também: 9 Receitas de Sorvete para você se deliciar no verão
- 2 xícaras de leite
- ¾ de xícara de açúcar
- 2 + ½ colheres de sopa de amido de milho (maisena)
- 2 colheres de sopa de cacau em pó
- 150g de chocolate meio amargo
- 1 xícara de creme de leite fresco (30-35% de gordura) OU ¾ de xícara de creme de leite (45-50% de gordura) + ¼ de xícara de leite
- Em uma panela misturar o leite, o açúcar, o amido de milho e o cacau em pó (o cacau não irá dissolver de imediato).
- Leve ao fogo médio e mexa constantemente até engrossar e ferver (se parar de mexer formará uma casquinha no fundo!).
- Retire do fogo, acrescente o chocolate e mexa até que dissolva por completo.
- Quando o chocolate estiver derretido, adicione o creme de leite e misture bem.
- Coloque a panela em água fria para acelerar o resfriamento (nós deixamos a pia da cozinha encher um pouco e colocamos a panela dentro).
- Transfira o creme de chocolate para um recipiente com tampa e deixe pelo menos 6 horas na geladeira.
- Se usar sorveteira, processe de acordo com as instruções do fabricante.
- Caso não use uma sorveteira, coloque o creme no freezer e, quando a borda congelar a uma espessura de aproximadamente 2cm bata em batedeira - ou misture muito bem à mão. Repita este passo até que o sorvete ganhe consistência.
Nós aprovamos. A pequena lambe os beiços cada vez que lembra dele, e tivemos que fazer racionamento para que durasse até o final de semana!
Nós temos uma sorveteira da Cuisinart, e foi uma compra excelente. Não nos arrependemos nem um pouco! E no verão ela é usada muito. Se você ainda não tem uma sorveteira, que tal pensar em investir em uma?
Deu água na boca, ou não?
Os textos e fotografias do Malas e Panelas estão protegidos pela Lei 9.610, de 19/02/1998. Desta forma, é proibida a reprodução e distribuição dos textos e/ou fotografias nele publicadas, com ou sem fins lucrativos, em qualquer meio, sem autorização prévia. Se você quiser compartilhar essa receita, veja como clicando em mais informações.
Comments
No Comments