Um final de semana é pouco para conhecer tudo de Gramado e Canela, mas como vocês verão agora, dá pra fazer bastante coisa. Vamos mostrar nosso roteiro para um final de semana em Gramado e Canela.
No sábado saímos de Porto Alegre pelas 9 da manhã e subimos a serra utilizando a opção n. 2 que demos no post anterior, ou seja, passando por Ivoti e Presidente Lucena. Quando chegamos em Nova Petrópolis resolvemos parar para a Isabella conhecer o labirinto verde, uma das atrações da cidade. Nem precisamos dizer que a pequena adorou né?
Voltamos para a estrada e chegamos em Gramado por volta do meio dia. Check in feito, fomos para Canela, pois queríamos almoçar no Empório Canela (recomendação da minha mãe, que vai lá toda vez que visita Canela). A dica foi aprovada, achamos tudo uma delícia! De lá visitamos a igreja de pedra e depois fomos conhecer a Holic, uma patisserie onde o carro chefe são os macarons, mas os outros docinhos também são uma delícia - e olha, dá até pena de comer de tão bonitos. O destaque é o macaron de bergamota (ou mexirica/mimosa). Adoramos! Essa dica pegamos lá no Café Viagem!
Empório Canela
Na hora de ir embora da Holic vimos, sem querer, que dobrando a esquina tinha uma padaria, ou melhor, uma boulangerie. A gente tratou de estacionar na hora! A Casa Francesa só atende o público aos sábados, pois nos outros dias apenas trabalha para restaurantes e hotéis. Nos abastecemos com coissant, pain au chocolat e cannele. Que coisas boas!
Macarons da Holic
Croissants e pain au chocolat da Casa Francesa
Voltamos para o centro - a Holic (*a Holic agora fica no centro de Canela) e a Casa Francesa são um pouco distantes - passeamos um pouco pela rua principal de Canela e voltamos para Gramado. Aproveitamos que o nosso hotel ficava praticamente no centro e fomos a pé.
Canela
Passeamos pela Avenida Borges de Medeiros, compramos chocolates (um pouco de cada marca para escolher qual é o melhor chocolate de Gramado) e depois de muita caminhada ainda deu tempo de curtir a piscina do hotel antes da janta - ficamos hospedados no Wish Serrano.
A Lombard Street de Gramado 🙂
Igreja São Pedro - Gramado
Estamos acostumados a comer fondue de queijo e fondue de chocolate em casa, mas a Isabella nunca tinha ido a um restaurante para comer uma sequência de fondue. Não queríamos gastar muito, mas também não queríamos ir a qualquer lugar, por isso optamos por ir a um restaurante intermediário, gostoso mas com um preço mais acessível. Fomos no Tomasini. Com certeza não foi o melhor fondue que já comemos, mas estava bom e a Isabella amou a experiência!
No domingo, depois de um super café da manhã voltamos a Canela e fomos conhecer os bondinhos/teleférico de Canela e ver a cascata do Caracol. Foi um passeio bem legal e vale a pena! São cabines fechadas como as que usamos no Valle Nevado e o visual é fantástico. Lá também fizemos uma pequena trilha pela mata nativa. Bem bacana também.
Cascata do Caracol
Bondinhos de Canela
Deixamos para entrar no parque do Caracol em uma outra visita, com mais tempo e ver a famosa cascata de outro ângulo.
Paramos um pouco no Castelinho Caracol para curtir a paisagem de outono - quem estiver a fim pode experimentar o apfelstrudel deles que é muito gostoso! Depois voltamos para Gramado. Fomos até o Lago Negro e andamos de pedalinho. A Isabella adorou e deu pra ver que todas as outras crianças também estavam gostando bastante!
Castelinho Caracol em Canela
Castelinho Caracol em Canela
Lago Negro em Gramado
Já era mais de meio dia, mas como estávamos com pouca fome, fizemos um lanche na praça das Comunicações, em uma área onde os colonos estão sempre vendendo pães e cucas quentinhos. Saboreamos pão com linguiça, recém saídos do forno, deliciosos e super baratos.
Fornos e pães quentinhos
Fornos e Cucas
Depois disso fomos ao Mini Mundo - vamos falar dele em um post específico, mas já adiantamos que ele não é só para crianças pequenas não. A Isabella curtiu bastante, e nós, mesmo já tendo ido várias vezes, também. E para fechar o fim de semana com chave de ouro, terminamos o dia tomando um delicioso chá da tarde no hotel Rita Höppner, bem em frente ao Mini Mundo. Super recomendado!
Mini Mundo
Perfeição nos detalhes
Chá da Tarde no Hotel Rita Höppner
Como falamos no post sobre como chegar e outras informações de Gramado e Canela, estamos conhecendo novamente estas duas cidades, que, embora bem próximas da gente, ficaram por um bom tempo fora das nossas viagens. Então, fiquem de olho que ainda teremos mais posts da região.
Agradecemos ao Parques da Serra pela tarifa especial para conhecermos o teleférico e ao Hotel Rita Höppner pelo convite para visitar o Mini Mundo, as instalações do hotel e saborear o chá da tarde.
Planejando uma viagem?
Depois de escolher o destino, achamos que o mais importante é saber onde ficar. Usamos o Booking para comparar preços de hotéis e fazer reservas em todas as nossas viagens. E eles garantem o menor preço!
Para alugar carro nós usamos a Rentcars.com para encontrar os melhores preços e opções com todos os seguros e taxas já incluídas. E o pagamento é feito em reais, sem IOF e pode ser feito de forma parcelada no cartão ou com desconto no boleto.
Este post contêm links de afiliados. Ao adquirir um serviço ou realizar uma hospedagem reservada por estes links, receberemos uma pequena comissão, sem que isso custe um centavo a mais para você.
Adoramos Gramado, Canela, Bento, Garibaldi... para nós a serra gaúcha é um encanto só! Na nossa última ida aproveitamos bastante os descontos dos sites de compras coletivas (Groupon e Laçador de Ofertas), com descontos incríveis em café colonial e sequencia de fondue. Ah, lindas as suas fotos!
Obrigado Luis!
Parabéns pelo post sobre Gramado e Canela. Delicioso. Incrível, qdo se pensa que conhece tudo - perdi a conta quantas vezes já estive lá, de longa data - sempre tem novidades. Neste post comprovei isso. Preciso voltar pra comprovar algumas das dicas.
🙂