A vantagem de pegar um voo cedo de Santiago a Calama é que gente chega em San Pedro ainda antes do meio dia, permitindo que a exploração já comece no mesmo dia da chegada.
Como falamos no post sobre Como chegar em San Pedro de Atacama, logo depois de chegarmos no hotel já agendamos todos os passeios, e o primeiro foi ao Salar de Atacama. Por que razão este ser o primeiro? Porque o salar fica na mesma altitude de San Pedro, ajudando na aclimatação e porque o por do sol lá é fantástico. Nada melhor que um passeio contemplativo para o primeiro dia.
Nós ficamos hospedados no Tierra Atacama (em breve post sobre o hotel) em sistema all inclusive, incluindo os passeios. E o Tierra faz alguns passeios de forma um pouco diferente das agências da região. A maioria dos passeios ao Salar de Atacama são pela manhã e o pôr do sol no Valle de la Luna. Nós fizemos o Salar à tarde, no por do sol e o Valle de la Luna pela manhã. Resultado: os dois lugares estavam vazios. Parecia que apenas nós estávamos por lá.
Bom, voltando ao passeio. Saímos do hotel as 15h e rumamos sul, em direção ao povoado de Toconao. Éramos nós três, um casal, a motorista e o guia Felipe.
No caminho é possível ver, ao longe, parte do projeto ALMA (Atacama Large Millimiter Array), a maior rede de radiotelescópios do mundo. O que vemos é a base de auxílio às operações, a 2900m de altitude, pois as antenas do radiotelescópico estão localizadas a 5000m de altitude.
A parada em Toconao é para conhecermos um pouco de como vive o povo local, que trabalha em sua maioria nas minas da região, já que a principal atividade econômica do norte do Chile é a mineração.
É um povoado bastante simples. Fomos direto à praça central e à igreja, mas não pudemos ver muita coisa. A praça está sendo restaurada/remodelada e a igreja estava fechada.
Já reservou seu Hotel?
Nós sempre reservamos os hotéis de nossas viagens com antecedência para garantir ótimos preços. Para escolher o hotel, usamos o Booking. Desta forma, podemos ver de forma fácil quais os hotéis disponíveis, localização, as qualificações dadas por outros viajantes e, principalmente, o preço.
Fomos então até uma lojinha de artesanato, mas acabamos não comprando nada, pois não levamos dinheiro. Havia ponchos e objetos feitos com a madeira dos cactos da região. Nos fundos ficavam duas lhamas e um filhotinho de cabra. A Isabella adorou dar comida para eles 🙂
Depois de uma parada para o banheiro em um restaurantezinho do povoado, retomamos a estrada até o Salar. Em cerca de uma hora estávamos estacionando. Mais uma parada para o banheiro - no deserto, usar um banheiro é um luxo 🙂 - e começamos uma caminhada leve pelos caminhos de sal até um ponto de observação de flamingos.
No caminho foi sendo explicado um pouco sobre aquele que é um dos cinco maiores salares do mundo. Como há uma cadeia de montanhas de cada lado, os sedimentos e a água da chuva são levados para baixo formando uma "panela" e lá ficam depositados. Pelo que entendemos, o salar do Atacama tem quase 2000 metros de profundidade!!
E a Isabella ficou impressionada com a ideia de que embaixo de onde estávamos caminhando havia água! Tanto que ela parava a cada poça para tirar uma foto. Vamos falar mais detalhadamente sobre isso, mas ter levado uma máquina fotográfica só para ela usar foi uma das melhores coisas que poderíamos ter feito!
A gente vê o sal fresquinho e branco em alguns pedaços. É que a água sobe e traz nela dissolvidos os minerais. Quando ela evapora, os minerais cristalizam. Não é tudo branquinho como em outros salares pois há muita argila por ali, e o sal acaba se misturando e escurecendo. Mas isso não faz com que seja menos impressionante! Ah, e esse sal não é adequado para consumo.
E chegamos ao ponto de observação dos flamingos. A gente fica longe deles, mas o Felipe, o guia, havia levado um binóculo. Também usamos o zoom da câmera para vê-los mais de perto. Realmente fantástico. O Felipe explicou que os flamingos se alimentam unicamente de artêmias, um tipo de mini camarão. E é por isso que eles têm aquela cor rosada.
Depois caminhamos mais um pouco até uma outra área de observação onde haviam alguns outros flamingos e outras aves, bem próximo de uma pequena lagoa. Nesse momento o Felipe voltou para o carro para montar uma mesa para um lanche e nós ficamos por ali.
Tudo cronometrado, pois chegamos lá quando o Sol começou a se pôr e a proporcionar um baita espetáculo. A cada minuto as cores iam mudando. O salar e as montanhas ao fundo que estavam amarelados foram ficando laranja, depois rosa, vermelhos e por fim um tom de lilás. Nem precisamos dizer que não parávamos de suspirar e a dizer que estava cada vez mais lindo.
Quando finalmente as cores cessaram, nos encaminhamos para onde o carro estava estacionado. Uma tábua de frios com embutidos e queijos excelentes, nozes, passas, azeitonas e bebidas (refrigerante, água, cerveja e vinho) nos esperavam. Não poderia ser melhor.
Seguro Viagem vale a pena?
Seguro viagem a gente não quer usar, pois se precisarmos, quer dizer que deu algum imprevisto na viagem. Nós nunca viajamos sem seguro viagem, pois no exterior qualquer atendimento pode custar uma fortuna. Usamos a WorldNomads que tem planos excelentes para famílias, com coberturas excelentes.
Beliscamos um pouco, conversamos sobre a beleza do lugar e logo o piquenique foi desmontado para voltarmos ao hotel. Quando saímos de lá já era praticamente noite. Somente era possível ver o contorno das montanhas ao fundo.
E aqui está o mapa mostrando os pontos onde paramos.
Este foi apenas o primeiro passeio, mas já foi suficiente para ficarmos apaixonados pelo Deserto do Atacama!
VEJA AQUI TODAS AS NOSSAS DICAS DO ATACAMA E PARA TODAS OS POSTS DO CHILE CLIQUE AQUI.
Planejando uma viagem?
Depois de escolher o destino, achamos que o mais importante é saber onde ficar. Usamos o Booking para comparar preços de hotéis e fazer reservas em todas as nossas viagens. E eles garantem o menor preço!
Para alugar carro nós usamos a Rentcars.com para encontrar os melhores preços e opções com todos os seguros e taxas já incluídas. E o pagamento é feito em reais, sem IOF e pode ser feito de forma parcelada no cartão ou com desconto no boleto.
Este post contêm links de afiliados. Ao adquirir um serviço ou realizar uma hospedagem reservada por estes links, receberemos uma pequena comissão, sem que isso custe um centavo a mais para você.
O hotel Tierra Atacama ofereceu um desconto para a nossa hospedagem e o relato aqui exposto reflete nossa opinião sobre o passeio realizado.
Comments
No Comments