• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Pular Rodapé
Malas e Panelas
  • Início
  • Quem somos
    • Nossa História
    • Direitos Autorais
    • Política de Privacidade
    • Contato
  • Receitas
  • Destinos
  • ebooks
    • Brownies e Blondies
    • 50 Clássicos Americanos
    • Dicionário de termos culinários
    • American Breakfast
  • Índice
menu icon
go to homepage
search icon
Homepage link
  • Quem somos
  • Receitas
  • Destinos
  • Direitos Autorais
    • Facebook
    • Instagram
    • Pinterest
    • Twitter
    • YouTube
  • ×
    Viagem » América do Sul » Chile » Atacama » Termas de Puritama - um rio de águas mornas em pleno Atacama

    Termas de Puritama - um rio de águas mornas em pleno Atacama

    Publicado em 25/11/2014 por Malas e Panelas | Atualizado em 11/06/2019 | Deixe um comentário

    Termas de Puritama

    Continuando o processo de aclimatação, no nosso terceiro dia no Atacama fomos às Termas de Puritama, a 3500m acima do nível do mar.

    Saímos do hotel um pouco depois das nove da manhã e cerca de 40 minutos e 1200 metros de altitude depois estávamos chegando à entrada das Termas.

    Termas de Puritama

    Termas de Puritama

    A estrada em sua grande parte é muito boa, apesar de ser de terra, mas depois que entramos na área das termas, é bem precária e a van balançava muito, mas pelo menos o trecho era curto. Passamos por um estacionamento e a van do hotel entrou por um caminho privado. Quando vimos estávamos em uma estradinha, na beira do precipício, onde passava apenas um carro por vez.

    Termas de Puritama

    Termas de Puritama

    As termas são, na verdade, poços que foram construídos aproveitando o relevo do rio Puritama. O primeiro destes poços é de uso exclusivo dos hóspedes do Hotel Explora, que foi quem “arrumou” aquela área. Eles têm o direito de explorar a área, reservando o primeiro poço a seus hóspedes e tendo liberado o restante das termas para o público em geral. Alguns hotéis têm convênio com o Explora e podem descer seus hóspedes até as termas – e o Tierra Atacama é um deles. Os demais e as agências de San Pedro, pelo que fomos informados, têm que estacionar lá em cima e o pessoal desce a pé. Confessamos que descer não seria problema, mas voltar...

    Termas de Puritama

    Fomos até uma área com vestiários e mesas para refeição. Havia um vento chato e fiquei em dúvida de entrar ou não (além disso comecei a sentir a altitude) . A Isabella e o Luciano iriam de qualquer jeito. Depois da Laguna Cejar, nada poderia ser tão frio!

    Termas de Puritama

    Termas de Puritama

    Fomos ao primeiro poço que podíamos usar. Este poço tinha no máximo uns 50cm de profundidade, com água limpíssima e morninha. O porém era o fundo de pedregulhos que incomodava um pouco, segundo o Luciano. Também havia bastante limo no fundo e peixinhos, o que deixou a pequena um pouco relutante. Na hora não adiantou racionalizar com ela, estava teimando, mas um pouco depois, ela entrou e aproveitou o banho especialmente com os peixinhos passando por perto. Fiquei de fora mesmo.

    Termas de Puritama

    Termas de Puritama

    Termas de Puritama

    Como disse anteriormente, foi ali que que senti pela primeira vez o desconforto da altitude. Dor de cabeça e um pouco de náusea, então logo voltei para onde ficavam algumas mesas de piquenique, uma delas arrumadas para que pudéssemos lanchar.

    A Isabella e o Luciano depois de um tempo foram a outro poço. Mais fundo e com uma pequena cachoeira. Ali a Isabella se soltou de vez e aproveitou muito, junto com a Olívia e o João, os amigos que ela tinha conhecido no dia anterior. Gostaram de ser levados pela correnteza que a cachoeira fazia, bem como de se enconder embaixo da pequena queda d’água.

    Termas de Puritama

    Termas de Puritama

    Termas de Puritama

    Quando faltava uma meia hora para irmos embora, saíram da água e fizemos um lanche. Assim como no Salar do Atacama, a mesa tinha água, refrigerante, vinhos, nozes, amêndoas, passas, queijos, salames e outros embutidos, azeitonas e uns chips de batatas chilenas - delícia!

    Termas de Puritama

    O Luciano foi dar uma volta para ver como eram os outros poços e voltou dizendo que a altitude pega mesmo! Foi só ele andar um pouco mais rápido que já se sentiu ofegante. Parecia que faltava ar. Quando ele retornou já estava tudo guardado e o nosso grupo se arrumando para ir embora. As crianças radiantes com o passeio!

    Termas de Puritama

    Termas de Puritama

    Termas de Puritama

    Me hidratei bastante e  logo que começamos a descer em direção a San Pedro comecei a melhorar um pouco. Chegamos no hotel e a primeira providência foi tomar um chá de coca gelado que ficava à disposição no balcão do bar.

    Descansamos um pouco, mas logo estávamos almoçando para nos preparar para o passeio da tarde: uma caminhada pelas cornisas – as escarpas do Valle de La Muerte.

    VEJA AQUI TODAS AS NOSSAS DICAS DO ATACAMA E PARA TODAS OS POSTS DO CHILE CLIQUE AQUI.

     

    Planejando uma viagem?

    Depois de escolher o destino, achamos que o mais importante é saber onde ficar. Usamos o Booking para comparar preços de hotéis e fazer reservas em todas as nossas viagens. E eles garantem o menor preço!

    Para alugar carro nós usamos a Rentcars.com para encontrar os melhores preços e opções com todos os seguros e taxas já incluídas. E o pagamento é feito em reais, sem IOF e pode ser feito de forma parcelada no cartão ou com desconto no boleto.

    Este post contêm links de afiliados. Ao adquirir um serviço ou realizar uma hospedagem reservada por estes links, receberemos uma pequena comissão, sem que isso custe um centavo a mais para você.

    O hotel Tierra Atacama ofereceu um desconto para a nossa hospedagem e o relato aqui exposto reflete nossa opinião sobre o passeio realizado.

    « Os 10 hotéis mais recomendados em Orlando
    Deserto do Atacama - Cornisas do Vale da Morte »

    Receba novos posts por email

    * obrigatório

    Reader Interactions

    Comments

    No Comments

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Avaliação




    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Sidebar primária

    • Facebook
    • Instagram
    • Pinterest
    • Twitter
    • YouTube
    reservas de hotel no booking Hotéis que recomendamos

    Footer

    Texto, fotografia e food styling: Malas e Panelas
    © Todos os direitos reservados
    Os textos e fotografias deste blog estão protegidos pela Lei 9.610, de 19/02/1998. Desta forma, é proibida a reprodução e distribuição dos textos e/ou fotografias de propriedade dos autores, com ou sem fins lucrativos, em qualquer meio, sem autorização prévia. Mais informações.

    Política de Privacidade

    Malas e Panelas - Todos os direitos reservados 2012-2024

    Gerenciar Consentimento de Cookies
    Usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Fazemos isso para melhorar a experiência de navegação e para mostrar anúncios (não) personalizados. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente determinados recursos e funções.
     
    Funcional Sempre ativo
    O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
    Preferências
    O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
    Estatísticas
    O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
    Marketing
    O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
    Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
    Ver preferências
    {title} {title} {title}
    x