Em 2010 um taxista em Santiago nos perguntou se já conhecíamos as montanhas, e dissemos que não. Nos ofereceu um passeio até Valle Nevado em pleno verão e negamos. Ele disse que não se veria neve, mas que era legal estar entre as montanhas. Ficou a vontade.
Dessa vez já havíamos pensado em fazer esse passeio mesmo antes de sair de casa. Como não teria neve, já deixamos Isabella sabendo disso, pois criar a expectativa em uma criança e essa expectativa não se concretizar pode causar uma avalanche 🙂
Então cedo pela manhã pegamos o carro e fomos a Valle (não) Nevado. Não tem como se perder. É só pegar a Av. Presidente Kennedy, que vira Av. Las condes e ir adiante. Quando Santiago parece acabar há uma bifurcação na estrada, bem sinalizada indicando o caminho. Logo após uma placa: "Altitude 800 metros".
E começamos a subir.
Toda a jornada é por uma estrada simples. Na primeira parte bem conservada. Uma ótima apresentação às montanhas.
Então começa a segunda parte. As curvas. São nada mais nada menos que 60 curvas até Valle Nevado. 40 até Farellones. A altitude vai aumentando, juntamente com a beleza da paisagem. Já o estado de conservação da estrada não. Não chega a ser péssimo, mas também não é bom.
Paramos em um dos diversos Miradores e a sensação que se tem é que seremos abraçados pelas montanhas - e de quanto somos pequenos.
Neve? Sim, lá no pico de uma das montanhas distantes pode-se ver. O suficiente para deixar uma criança que nunca viu neve completamente enlouquecida.
Daí a pouco nós já estávamos acima das outras montanhas, chegando no acesso a Farrellones. Ainda restavam mais vinte curvas.
Nesse próximo trecho uma surpresa, retas, descidas(!) e uma paisagem rochosa belíssima, comparável ao Grand Canyon.
(O Diego do Meus Roteiros de Viagem foi cerca de um mês depois e já havia mais neve nas montanhas - olhem a primeira foto desse post, tirada quase no mesmo lugar).
Então alcançamos as outras vinte curvas e ao final, Valle Nevado, aos 3000 metros.
Saindo do carro tivemos que colocar os casacos pois estava bastante frio. Havia também um pouco de vento, mas que não atrapalhou o admirar a bela paisagem, com penhascos à direita...
...e pistas de esqui (?) à esquerda.
Pensamos em pegar um dos teleféricos para ir à um dos picos, mas fomos desencorajados por compatriotas exaustos cujos sapatos pretos estavam marrons. Os quase R$40,00 por pessoa a serem pagos não valiam a pena para ver o pico nevado mais de perto - e ainda bem longe, nem a caminhada de volta do teleférico ao hotel. Nesse caso valeu o investimento em uma câmera com um bom zoom 😉
Fizemos um lanche no bar do Hotel Puerta del Sol - chocolate quente, Barros Luco e empanadas de queso ($ 25000).
Detalhe importante para quem vai com crianças. A Isabella sentiu a altitude. Ficou enjoada e reclamou de dor de cabeça. Mal comeu. Ainda bem que levamos remédio contra enjoo, mas logo que começamos a descer ela melhorou.
Passamos por Farrellones. Praticamente abandonada.
Quer vê-la com neve? Temos um post sobre a nossa experiência no Valle Nevado com muita neve!
O passeio valeu a pena? Muito. Sua intenção é ver neve, de perto? Esqueça. Vá em outra época. Quer aproveitar uma paisagem diferente e se sentir abraçado pelas montanhas? Vai lá. Nós recomendamos.
__________
De Santiago a Valle Nevado: Presidente Kennedy - Av. Las Condes - Camino a Farellones - Camino a Valle Nevado. Aproximadamente 60Km. O GPS (e o Google Maps) dizem 1h de viagem, mas levamos quase duas (quinze minutos parados por obras nas estrada e mais quinze em um mirador). Ver mapa
Fomos informados que durante a temporada o sentido do tráfego é subir somente pela manhã e descer somente à tarde.
Valle Nevado: http://www.vallenevado.com/pt/
Farrellones/El Colorado: http://www.elcolorado.cl/
Planejando uma viagem?
Depois de escolher o destino, achamos que o mais importante é saber onde ficar. Usamos o Booking para comparar preços de hotéis e fazer reservas em todas as nossas viagens. E eles garantem o menor preço!
Para alugar carro nós usamos a Rentcars.com para encontrar os melhores preços e opções com todos os seguros e taxas já incluídas. E o pagamento é feito em reais, sem IOF e pode ser feito de forma parcelada no cartão ou com desconto no boleto.
Este post contêm links de afiliados. Ao adquirir um serviço ou realizar uma hospedagem reservada por estes links, receberemos uma pequena comissão, sem que isso custe um centavo a mais para você.
Mônica G. de Oliveira
Sensacional seus relatos e fotos !!! Quem não conhece fica tentado a conhecer, e quem já foi, adquire mais dicas !Muito Bom...Adoro ler !!!
Malas e Panelas
Obrigado Mônica!
Abraço
Shirley Rosa
Amei seu post, estou indo com minha filha daqui a 5 dias. Alugamos um carro e estou muito ansiosa pela aventura de dirigir até lá em cima, porém preocupada com a segurança. Me pareceu uma estrada muito deserta, não tem perigo?
Malas e Panelas
Olá Shirley.
Que bom que gostaste do post 🙂
A estrada requer atenção e não é deserta. Havia movimento constante de outros veículos em ambas as direções. Fizemos algumas paradas no caminho, e, como em qualquer lugar, mantivemos a atenção com relação à nossa segurança e não tivemos problemas.
Depois nos conte como foi seu passeio.
Um abraço
Carolina
Olá! 🙂
Uma dúvida atrasada: vocês subiram, viram a paisagem, comeram e desceram, certo? Quanto tempo do dia isso tomou? Foi o dia todo??
Abraço
Malas e Panelas
Oi Carolina
Nós saímos do hotel pelas 9 da manhã e as 2 da tarde já estávamos saindo de Valle Nevado.
Abraços
Nicole Castoldi Kluber
Olá! Parabéns pelo blog, estou adorando as dicas! Irei passar o reveillon em Santiago e pretendo conhecer o Valle Nevado e Farellones, mas irei de transfer. A minha dúvida é se vcs tiveram que pagar algo para entrar no valle nevado e Farellones, pois vi no site deles que cobram um ingresso bem caro no inverno, por causa da neve, mas no verão, paga-se algo? Muito obrigada! Abraços
Malas e Panelas
Olá Nicole
O ingresso cobrado no inverno é para usar os lifts. Para brincar na neve, não é preciso pagar! No verão também não há cobrança para conhecer o local, mas se quiser usar o lift que estiver funcionando, terá que pagar.
Abraços
Lairson Farah
Estou indo amanhã para Santiago, é possível chegar e pisar na neve do pico?
Sou louco para ver neve, mesmo que seja pouca devido o clima, mas consigo chegar no pico e realizar meu desejo ou só é possível ver de longe??
Malas e Panelas
Olá Lairson
Só verás de longe mesmo, infelizmente. Este pico com neve fica bem longe da estação, e nesta época não há mais neve em Valle Nevado.
Abraços
edynha
Da próxima vez pegue o teleférico...a vista de la é sensacional, não falo só dá geleira eterna. Cometi esse erro na primeira vez que fui no Vale. Mas, na segunda vez não perdi a oportunidade e peguei o teleférico. Emocionante é pouco para descrever ^^
Malas e Panelas
Olá Edynha
Obrigado pela dica. Da próxima vez vamos sim.
Abraços
Renan
Oi! Vou para lá na segunda quinzena de Abril. Será que tenho chances de ver a neve no pico das montanhas em Abril? Ou até mesmo chegar mais pertinho, mesmo que seja pouca neve? Tem diferença no cenário de Janeiro/Fevereiro e no do fim de Abril?
Malas e Panelas
Olá Renan
Um pouco de neve dá para ver, mas chegar perto acho que ainda não - a não ser que ocorra o que ocorreu no ano passado, nevou em abril!
Entre janeiro e fevereiro a paisagem é bem parecida mesmo.
Depois nos conta da viagem.
Abraços
Michelle
Olá parabéns pelo seu blog !! Gostaria de saber se comeco de junho é possível pisar na neve ?
Estou indo dia 04 e volto dia 08/06/15
Obrigada
Malas e Panelas
Olá Michelle.
Vai depender muito do tempo! Há algumas semanas nevou por lá, então é bem imprevisível. O melhor é dar uma olhada nos sites de previsão do tempo.
Abraços
Tuany
Olá, vou agora no fim de fevereiro e ficarei até meio de março, há alguma possibilidade de eu ver neve? Obrigada
Malas e Panelas
Olá Tuany
O tempo é imprevisível. Em dezembro teve neve no Vale Nevado. A chance é bem pequena, mas não é impossível!
Abraços
Luciene Fernandes
Vocês deviam ter pego o lift! A vista é praticamente a mesma do nível do hotel, mas o silêncio e a paz são inexplicáveis! Dá até medo de falar! Mesmo sem neve foi o melhor dia da nossa viagem!
Malas e Panelas
Oi Luciene
Na próxima a gente pega! Obrigado por compartilhar essa dica.
Abraços