• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Pular Rodapé
Malas e Panelas
  • Início
  • Quem somos
    • Nossa História
    • Direitos Autorais
    • Política de Privacidade
    • Contato
  • Receitas
  • Destinos
  • ebooks
    • Brownies e Blondies
    • 50 Clássicos Americanos
    • Dicionário de termos culinários
    • American Breakfast
  • Índice
menu icon
go to homepage
search icon
Homepage link
  • Quem somos
  • Receitas
  • Destinos
  • Direitos Autorais
    • Facebook
    • Instagram
    • Pinterest
    • Twitter
    • YouTube
  • ×
    Viagem » América do Sul » Chile » Andes - sobrevoando a cordilheira

    Andes - sobrevoando a cordilheira

    Publicado em 16/04/2012 por Malas e Panelas | Atualizado em 23/04/2019 | 28 Comentários

     O relato da nossa viagem a Santiago vai começar pelo fim, ou seja, com o voo da volta.

    Embora essa tenha sido nossa terceira (para os adultos) e segunda (para a pequena) viagem a Santiago, os últimos (ou primeiros) 15 minutos de voo são o momento mais aguardado das quase 4 horas de confinamento voluntário.

    E dessa última vez aproveitamos para estrear o iTimeLapse na volta, pois a ida foi em voo noturno. 

    Foram 15 minutos mais ou menos de gravação com o iPhone preso pela "cortina" da janela no início. Depois foi possível deixar ele paradinho e a gente aproveitou a paisagem.

    .

    Detalhe: na primeira viagem para lá uma de nossas maiores expectativas era sobrevoar a cordilheira dos Andes. Era  novembro e ainda havia neve.

    Apenas um porém. Sentamos no lado "errado" do avião, na ida e na volta. Pois é. Para se aproveitar melhor a paisagem, o melhor é sentar junto à janela da direita na ida e da esquerda na volta. Na ida é possível ver o Aconcágua e na volta, ao virar para o leste, parece que a asa do avião vai tocar o topo das montanhas. Foi o que fizemos nas outras duas vezes, mas como era verão a quantidade de neve era mínima.

    Não se chega tão perto assim. Agradeça ao zoom da câmera.

    Não é a toa que há lugar disponível na janela do "outro lado" na hora do check-in, que dessa fez fizemos online.

    Aproveitando, vai aí também o pouso em time lapse, em dia bastante nublado em Guarulhos.

    E a pequena? Bem, o sistema de entretenimento do avião chamou mais atenção do que esse monte de montanhas.

    Qual o melhor lado do avião para ver as cordilheiras no voo para o Chile? | Malas e Panelas
    « Sobre viajar em família
    Santiago - Providencia »

    Receba novos posts por email

    * obrigatório

    Reader Interactions

    Comentários

    1. Diego / Blog Meus Roteiros de Viagem

      abril 16, 2012 at 1:15 pm

      As fotos e os vídeos ficaram ótimos.
      Gostei da dica dos assentos, vou tentar marca-los agora mesmo, embarco para Santiago depois de amanhã.

      abs
      Diego

      Reply
      • Malas e Panelas

        abril 16, 2012 at 2:01 pm

        Diego, obrigado.
        Notamos a diferença da paisagem nas outras vezes, mas mesmo na janela "errada" a visão é ótima. Boa viagem.
        Abraço,
        Luciano

        Reply
    2. Pedro Serra

      abril 16, 2012 at 1:24 pm

      Adoro o iTimeLapse. Gosto de filmar o avião pousando e decolando, mas nem sempre os comissários acham isso legal.. heheh.

      Gostei do post. Passei pela cordilheira no ano passado e, para minha agonia, o telefone estava sem bateria.

      Reply
      • Malas e Panelas

        abril 16, 2012 at 1:59 pm

        Bom saber que não somos os únicos! Colocar o telefone atrás da "cortina" foi uma maneira de disfarçar, também.
        Abraço,
        Luciano

        Reply
    3. Gleni Mara Monlleo Sittoni

      abril 17, 2012 at 12:28 am

      Lindas fotos! A vista aérea da chegada é realmente maravilhosa.Boa a dica do assento.
      Abraço!
      Gleni

      Reply
      • Malas e Panelas

        abril 17, 2012 at 10:48 am

        Obrigado Gleni
        Abraço,
        Luciano

        Reply
    4. Juliana Nascimento

      novembro 25, 2012 at 1:13 pm

      Adorei, seu post!!!
      Mudei os assentos no meu voo!!
      Beijos

      Reply
      • Malas e Panelas

        novembro 25, 2012 at 8:02 pm

        Obrigado Juliana.
        Vais ver que valeu a pena!
        Abraço

        Reply
    5. Janine

      novembro 29, 2012 at 5:29 pm

      Olá.. Deixa eu confirmar: estarei saindo de SP de dia, com destino à Santiago. Devo marcar o assento de ida no lado direito da aeronave (embora outros blogs tenham dito lado esquerdo) e na volta do lado esquerdo, é isso?

      Reply
      • Malas e Panelas

        novembro 29, 2012 at 9:46 pm

        Olá Janine,
        É como nós achamos a vista mais bacana. Na ida pode ser na esquerda também, pois na chegada continua-se vendo a cordilheira até quase o pouso (mas para ver o Aconcágua o melhor é o lado direito). O problema é o lado direito na volta!
        Abraço

        Reply
    6. Mariana

      janeiro 14, 2013 at 10:31 am

      Você fez o check in online e conseguiu pegar o lado direito. A pergunta é: Quanto tempo de antecedência vc conseguiu essa proeza? rsrsr Muito show suas umagens!!!

      Reply
      • Malas e Panelas

        janeiro 14, 2013 at 11:26 am

        Olá Mariana.
        Como a Tam permite fazer o check in online com até 72 horas de antecedência, foi o que fizemos!
        Abraço

        Reply
    7. Ellen

      março 07, 2013 at 7:11 pm

      Alguns sites dizem que o melhor lado da poltrona do avião é o da esquerda na ida! Estou na dúvida agora

      Reply
      • Malas e Panelas

        março 07, 2013 at 7:36 pm

        Ellen, à direita, na ida, consegue-se ver o Aconcágua. À esquerda, na ida, acompanha-se a cordilheira durante o pouso.
        Abraços

        Reply
    8. William

      abril 22, 2013 at 7:41 pm

      Olá!! Tenho uma Viagem ao marcada pra Santiago no meio de Junho, seguindo à vossa recomendação escolhi o lado direito "da janeliha" na ida e o esquerdo pra voltar, minha dúvida é porque a maioria dos lugares recomenda sentar-se a esquerda na ida e direita na volta? Porem os videos que eu pude ver no youtube, pareceu-me que Cordilheira Andina aparece bem dos dois lado tanto na ida quanto na volta? Queria saber se eu sentando à direita na IDA, verei o Aconcágua e tambem belas imagens dos Andes? Se a vantagem de sentar à direita é somente para poder ver o aconcagua? E na volta porque voltar na janelinha do lado esquerdo?

      Grato.

      Reply
      • Malas e Panelas

        abril 23, 2013 at 6:41 pm

        Olá William.
        Como já falamos nos outros comentários, já fizemos a ida na janela tanto no lado direito quando no esquerdo e a vista é espetacular tanto de um lado quanto do outro, ainda mais agora no inverno. Na direita se vê o Aconcágua, mas durante o pouso não se vê a cordilheira, mas se sentares à esquerda verás a cordilheira no pouso. Para a volta, a esquerda é melhor pois o avião faz a curva para a esquerda, então a asa parece que vai tocar as montanhas. Chegastes a ver o vídeo que temos aqui no post? É da volta e sentamos na esquerda. Note que aos 15s e 25s o avião vira e mostra melhor o chão!
        Abraço

        Reply
    9. Arnaldo F

      abril 27, 2013 at 6:20 pm

      Em geral os comentários são sempre "pedindo" e raramente dando... rsrsr Faz parte.
      Bom, o que tenho a dizer é o seguinte. Outros blogues dizem exatamente o contrário em relação ao lado das janelas: esquerda na ida, direita na volta. Eu fui de Guarulhos a Santiago pela Lan, peguei de propósito o lado esquerdo e lá estava o Aconcágua (e não no lado direito). Talvez a TAM faça uma rota mais ao norte. Na volta não posso dizer, pois cruzei a Cordilheira por rodovia, até Mendoza.

      Reply
      • Malas e Panelas

        abril 29, 2013 at 10:19 am

        Olá Arnaldo.
        Obrigado pelo comentário. Como falamos no post e nas respostas aos outros comentários, essa escolha de assentos foi a que nós achamos que fica melhor. Claro que as rotas podem mudar, sendo mais ao sul ou mais ao norte, e isso não há como escolhermos, não é mesmo? Na ida, nas duas vezes que fomos em voo diurno o Aconcágua estava à direita. Recomendamos a direita por esse motivo, mas a esquerda também proporciona vistas fantásticas e a possibilidade de acompanhar a cordilheira, ao longe, durante o pouso. Na volta, como os voos geralmente partem em direção ao sul, para depois virar à esquerda e voltar ao norte, a curva faz com que o lado esquerdo do avião incline para baixo, dando uma melhor visão das montanhas. E nas três vezes que voltamos foi essa a manobra. A imagem mostrando a rota que o avião fez ilustra bem isso.
        Abraços!

        Reply
    10. Andrea

      março 27, 2014 at 7:57 pm

      Bah!!! Ainda bem que vi seu post.....vamos para Santiago em agosto (pela 1ª vez) e nos indicaram sentar do lado esquerdo na ida e direito na volta, mesmo reservando com tanta antecedência ia "viajar errado"..... obrigada!!!!!!

      Reply
    11. Andrea

      março 27, 2014 at 8:38 pm

      Só para não errar.....entrei no avião, estou de frente para a ponta dele, olhando o comandante cumprimentando todo mundo.....escolho os assentos da minha esquerda?!

      Reply
      • Malas e Panelas

        março 27, 2014 at 11:03 pm

        Olá Andrea
        É isso mesmo. Pelo menos para nós os assentos do lado esquerdo sempre proporcionaram as melhores vistas!
        Abraços

        Reply
        • Andrea

          março 28, 2014 at 9:15 am

          Obrigada!!!!! Já vou trocar nossa volta, abçs

          Reply
    12. Neli

      março 28, 2014 at 9:51 pm

      Ola gente!
      Estou indo a santiago do Chile em Maio/14.Li em algum lugar que o aeroporto de Santiago cobra uma outra taxa de embarque alem da já paga junto coma passagem.
      isto procede? Se procede qual é o valor?
      Obrigada pela resposta.

      Reply
      • Malas e Panelas

        março 29, 2014 at 11:05 am

        Olá Neli
        O valor da taxa de embarque de U$30,00 já está incluído na passagem, conforme indicado no site do aeroporto: http://www.aeropuertosantiago.cl/tr-mites-de-salidas-internacionales/tramites-de-salidas-internacionales.html
        Abraços

        Reply
    13. Simone

      setembro 23, 2014 at 2:00 pm

      Andrea e Luciano, adorei o blog de vocês. Mas acredita que com essa questão de lugares e posições ainda estou confusa? hahahaha A pergunta é: para ver o Aconcágua na ida (Rio-Santiago), preciso sentar de que lado da aeronave (cabine do comandante a frente)?

      Reply
      • Malas e Panelas

        setembro 23, 2014 at 10:24 pm

        Olá Simone
        Na nossa experiência, pra ver o Aconcágua, o ideal é pegar um assento no lado direito do avião (considerando você dentro do avião e olhando para a cabine do comandante).
        Abraços

        Reply
    14. Ana Paula

      setembro 01, 2015 at 2:42 pm

      Os vídeos que você fez foram feitos do seu iPhone? To apaixonada e quero fazer igual na minha viagem agora em setembro, mas isso não pode comprometer a segurança do avião? Kkk Quero fazer mas estou com medo

      Reply
      • Malas e Panelas

        setembro 01, 2015 at 6:59 pm

        Olá Ana
        Sim, foram feitos com o iPhone.
        Várias empresas já estão autorizando o uso destes equipamentos em modo avião durante pouso e decolagem.
        Abraços

        Reply

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Avaliação




    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

    Sidebar primária

    • Facebook
    • Instagram
    • Pinterest
    • Twitter
    • YouTube
    reservas de hotel no booking Hotéis que recomendamos

    Footer

    Texto, fotografia e food styling: Malas e Panelas
    © Todos os direitos reservados
    Os textos e fotografias deste blog estão protegidos pela Lei 9.610, de 19/02/1998. Desta forma, é proibida a reprodução e distribuição dos textos e/ou fotografias de propriedade dos autores, com ou sem fins lucrativos, em qualquer meio, sem autorização prévia. Mais informações.

    Política de Privacidade

    Malas e Panelas - Todos os direitos reservados 2012-2024