No início do ano passado fizemos um cruzeiro Disney, uma das viagens que estava na lista dos nossos Top 10 há bastante tempo. Cada vez que líamos sobre essa viagem ficávamos com mais vontade ainda. Já havíamos feito cruzeiros antes e sabíamos o quanto é bacana e como já conhecíamos a Disney - e os serviços, tanto nos parques quanto nos hotéis - achávamos que seria uma experiência e tanto.
E foi!
Por isso vamos mostrar aqui 11 razões para fazer um Cruzeiro Disney.
-
Cabines - mesmo as internas são as maiores da categoria
Quando fizemos a cotação de preços, o valor da cabine interna para a externa não era tão diferente, ou melhor, a diferença compensava. No cruzeiro que fizemos aqui na costa brasileira ficamos em uma cabine externa e adoramos, então achamos que valeria a pena, ainda mais porque tinha disponibilidade em uma categoria de cabine que tem um janelão com uma área para sentar (ou até deitar), que, desde a primeira vez que vimos, ficamos com vontade de conhecer.
Mas fora isso, o tamanho das cabines internas e externas não é tão diferente. São divididas em duas áreas, uma com a cama e outra que pode ser fechada por uma cortina onde tem um sofá (que vira cama), uma cama que desce do teto e, no caso da nossa, uma outra cama que saía da parede. Ou seja, podem dormir até 5 pessoas na cabine que ficamos.
Uma coisa legal das cabines internas é o “virtual porthole” (disponível no Disney Dream e Disney Fantasy), ou seja, no lugar da janela há uma tela que mostra imagens como se a janela fosse de verdade e nela aparecem personagens de vez em quando. A família da Francine do Viagens que Sonhamos ficou em uma e conta como é. Quem sabe na nossa próxima viagem?
Outra coisa muito bacana: o banheiro tem o vaso sanitário e uma pia separados do chuveiro – com banheira, onde também tem uma pia. Ou seja, três pessoas conseguem se arrumar ao mesmo tempo! *Essa opção está disponível a partir da categoria do Deluxe Inside Stateroom.
-
Serviço acima da média
Há muito tempo vimos uma tabela de classificação das companhias de cruzeiro por categoria. A Disney fica em uma categoria superior, logo abaixo das de luxo, mas na categoria acima de empresas como Royal Caribbean, Norwegian e MSC – as mais conhecidas dos brasileiros. Procuramos mas não encontramos a fonte para mostrar.
De qualquer maneira, já fizemos cruzeiros com a Celebrity Cruises, Royal Caribbean e Costa Cruzeiros e podemos dizer que o serviço da Disney é bastante superior!
Na primeira noite a Isabella dormiu no sofá transformado em cama, mas assim que ela descobriu que havia outra cama que ela poderia dormir olhando o mar (aquela que sai da parede) quis dormir lá. Perguntamos para o Ray, camareiro da nossa cabine, se para a próxima noite poderia ser aquela outra cama e ele respondeu que claro, não havia problema algum e ele estava ali para fazer tudo o que a Isabella desejasse!
Todas as noites quando voltávamos do jantar a cabine estava arrumada para dormirmos, com bichos feitos de toalha e chocolates nos travesseiros.
Nos restaurantes a mesma coisa. Tanto o garçom, como o auxiliar tratavam a Isabella pelo nome e faziam todas as vontades dela. Sempre que chegávamos à mesa já havia um copo com o nome dela. Para terem uma ideia, em um dos almoços o auxiliar do garçom da nossa mesa estava trabalhando em um dos buffets e viu a Isabella ir até a máquina de refrigerantes e colocar no copo um pouco de cada refrigerante – ela adora misturar sabores. Na janta daquela noite na hora de perguntar o que ela gostaria de beber ele perguntou se seria o de sempre (suco de vegetais V8) ou se ela queria que ele fizesse um coquetel especial como o dela! Isso que é serviço personalizado 🙂 E claro que ela optou pelo coquetel de refrigerantes.
-
Restaurantes - cada dia em um
Nosso cruzeiro foi no Disney Dream, que tem 3 restaurantes principais. Como nosso cruzeiro foi de 4 noites, acabamos repetindo um dos restaurantes, o Royal Palace, e demos sorte, pois foi o que mais gostamos! Mas mesmo trocando de restaurante, o garçom e o auxiliar são sempre os mesmos, o que garante o atendimento personalizado.
Logo após o check-in fomos ver em qual mesa sentaríamos para a janta. Descobrimos que era uma mesa grande, com mais pessoas e solicitamos para trocar. É preciso prestar atenção nesse detalhe, pois há um horário específico para solicitar troca de mesas – ainda mais com o navio lotado! Queríamos uma mesa só para nós – sim, podem nos chamar de egoístas, mas a viagem era especial, uma oportunidade para ficarmos juntos e queríamos que as jantas também fossem assim. Na hora marcada voltamos ao restaurante e fizemos a solicitação – sem garantia de tê-la atendida. Na hora da janta chegamos ao restaurante e falamos que havíamos solicitado a troca de mesas. O gerente foi confirmar e disse que nos daria uma mesa especial. E foi especial mesmo! Uma mesa só para nós, no centro do restaurante.
Com relação à comida, era ótima. Muitas opções de entrada, prato principal e sobremesa que ficávamos em dúvida. Algumas vezes seguimos o que o nosso garçom indicava: pode pegar quantos quiser de cada! Então, quando tínhamos dúvida, eram duas entradas ou duas sobremesas – em nossa defesa, as porções não eram grandes, então dava pra fazer isso sem (muita) culpa.
Nós pegamos o segundo turno de refeições, por achar que o primeiro seria muito cedo. Há prós e contras. Em casa quase sempre jantamos cedo, mas achamos que jantar pelas 18h no navio atrapalharia as atividades, pois pelas 17h já teríamos que ir nos arrumar e depois da janta é que acontecem os shows, então achávamos que poderíamos perder tempo útil. Mas nos arrependemos. A Isabella não conseguiu ficar acordada em nenhuma das noites até o fim da janta – e em casa ela vai dormir tarde. E no final das contas, a gente acabava indo se arrumar cedo para os shows, que para nós eram antes da janta. Então acabou que deu no mesmo.
É possível fazer reservas para restaurantes apenas para adultos, como o Palo, mediante o pagamento de uma taxa extra, mas nós não fomos. Porém já fizemos em casa o suflê de chocolate que é servido nele!
Os buffets são grandes, com uma variedade enorme e com comida muito boa – bom, nós adoramos comida americana, então era difícil se segurar para não exagerar!
Tomamos café da manhã nos buffets e no restaurante e tanto um como o outro são muito bons. Os almoços foram sempre no Buffet e de vez em quando ainda fazíamos um lanche na área da piscina.
-
Personagens
É muito mais fácil encontrar os personagens no navio do que nos parques. São vários personagens em várias partes do navio em vários horários. O que isso significa? Que a gente caminha um monte! E para ver todos tem que otimizar para não perder muito tempo em fila – sim, mesmo no navio há filas muitas vezes grandes para tirar fotos com os personagens. Uma dica valiosa é baixar no celular o app do cruzeiro Disney e conferir os horários, chegar um pouco antes para pegar os primeiros lugares da fila e se liberar, ou poder ir para outra fila antes que ela feche. Sim. Depois de um certo número de pessoas na fila, um tripulante fica ali e avisa que não é possível mais fazer fila. Não se esqueçam de levar um livro de autógrafos!
E nas festas então, claro que eles sempre estavam presentes!
-
Áreas exclusivas para as crianças - de acordo com a idade + AquaDuck
As áreas para a recreação das crianças são o máximo. Como é Disney, não se poderia esperar que fosse diferente, não é mesmo? As crianças e adolescentes são divididos por idade e cada faixa etária tem uma área especial com monitores. A Isabella não quis ficar sozinha nenhuma vez, então somente entramos nessas áreas para conhecer durante os Open Houses (dêem uma olhada na programação do cruzeiro, pois somente nestes horários os pais podem entrar nestas áreas).
Achamos a piscina bem pequena para um navio daquele porte. Há outras atrações com água no navio, como uma área temática do Nemo para os pequenos, um toboágua e o AquaDuck, quase uma montanha russa de água!
A Isabella adorou o toboágua e o Aquaduck. Em horários de pico, a fila de espera pode ser grande – até mais de uma hora (não é só nos parques que tem fila). A dica é ir em horários alternativos para aproveitar mais – durante o horário do primeiro turno da janta ou tarde da noite, já que ele fica aberto até tarde (confira o horário na programação do cruzeiro).
*O AquaDuck está disponível no Disney Dream e Disney Fantasy. O navio Disney Magic conta com o AquaDunk, uma versão mais radical do AquaDuck.
-
Sorvete à vontade - e refrigerante
Parece bobagem, mas no deck da piscina há sorvete disponível a praticamente qualquer horário do dia. A gente mesmo se serve, mas não há uma variedade muito grande de sabores. Não sabemos qual é a mágica usada, ou fórmula especial, mas os sorvetes não caem do cone – em uma navio com muitas crianças, isso é fundamental. Também tem disponível em Castaway Cay!
Refrigerantes também são a vontade. Não há necessidade de adquirir um pacote especial de bebidas como em outras companhias. A Isabella aproveitava para fazer as misturas que ela adora, como falamos antes, mas não era apenas refrigerante que ela tomava. Nós limitávamos e ela também pegava suco e chá.
Por falar nisso, chá quente e café também são ilimitados!
-
Castaway Cay, a ilha da Disney
Uma ilha privativa para quem está no cruzeiro Disney. Dá pra imaginar praia melhor?
Nossa expectativa era de encontrar água morninha, nos divertir na praia, fazer snorkeling e brincar muito no Pelican’s Plunge, um toboágua no mar, mas não foi bem isso que fizemos. Fomos em fevereiro e a água era gelada para padrões brasileiros, mesmo para nós gaúchos acostumados com água fria durante o verão!
Já que estávamos lá não iríamos perder a viagem, mas aproveitamos menos do que esperávamos. Não dá pra entrar devagar. Tem que se jogar de vez e esperar o corpo acostumar! Outra coisa, apesar de ter muitas cadeiras, a praia fica cheia! Acabamos saindo tarde do navio e só conseguimos lugares longe da água.
Agora vamos repetir uma coisa que já devemos ter falado por aqui: nós não somos praieiros. Isso mesmo. Entre mar e piscina, nós ficamos com a piscina! Protetor solar + areia + água salgada + muvuca não é nossa ideia ideal de diversão!
Depois que a Isabella fez um castelo fomos almoçar. Ficamos impressionados com a estrutura que é montada para o almoço, já que tudo, exceto os equipamentos, vem do navio (e volta para o navio ao final do dia).
Depois de descansarmos após o almoço fomos para o Pelican’s Plunge – os toboáguas. Mais uma vez encaramos a água fria e nos divertimos um pouco. Detalhe: o toboágua fica em uma plataforma no meio de uma baía e para chegar até lá tem que nadar. Mesmo para adultos não dá pé! Há dois toboáguas, um com mais voltas e baixa velocidade e outro mais veloz. A Isabella não gostou do rápido. Acabamos indo apenas duas vezes e logo voltamos para o navio.
Como falamos, gostamos mais de piscina, e é pra lá que ela foi. Em Castway Cay há uma praia somente para adultos, a Serenity bay, mas não fomos até lá.
-
Fogos em alto mar
No dia da festa dos piratas também há um show de fogos em alto mar. E a Disney é a única companhia de que tem fogos no navio. Não vá esperando o show de fogos do Magic Kingdom, afinal de contas estamos em um navio, mas mesmo assim é impressionante!
No nosso cruzeiro não teve fogos no dia da festa pirata. Devido a um problema com um tripulante o navio não saiu de Castaway Cay na hora programada – e os fogos somente podem ser estourados em alto mar. Na verdade, quando fomos dormir ainda estávamos parados na ilha. Mas na noite seguinte, mesmo tendo chovido todo o dia, o capitão encontrou um pedaço de mar sem chuva e tivemos os fogos!
-
Detective Hunt, para brincar de detetive
Esta é uma ótima maneira de passar o tempo em um dia chuvoso ou de fazer exercícios (isso mesmo!). No deck 5 há um quiosquezinho onde pegamos um cartão e um folder e escolhemos a nossa missão para ajudar o Mickey a resolver um mistério que está acontecendo no navio. Então a gente vai procurando os pontos no navio atrás das pistas para descobrir qual vilão andou aprontando. Na nossa primeira aventura tínhamos que descobrir quem havia seqüestrado um dos cãezinhos do 1001 Dálmatas. Partimos em busca das pistas e fomos anotando-as no nosso folder, eliminando suspeitos.
E não eram apenas as crianças a fazer não! Passamos por vários adultos fazendo também. Como falamos, é ótimo para fazer exercícios, pois são uns dez pontos em que temos que buscar as pistas, geralmente um em cada andar e em pontos extremos do navio. Como são quase 300 metros de uma ponta a outra do navio, mais escadas, se fizermos de uma vez só a brincadeira, andamos uns dois quilômetros fácil fácil!! Ótimo para gastar as calorias das refeições.
Com isso mais a busca dos personagens e as outras atividades, não era a toa que a Isabella caia no sono ainda na janta 🙂
-
Lavanderia
Isso mesmo, daquelas em que colocamos moedas nas máquinas (mas aqui usamos o cartão do navio). É ótimo para quem está fazendo o cruzeiro já no fim da viagem e não tem mais muita roupa limpa, para quem faz a viagem de 7 noites e não quer levar muita roupa ou para quem coloca o cruzeiro no meio da viagem para aproveitar dois lugares – como nós fizemos: fomos primeiro a Miami e depois a Orlando, com o cruzeiro no meio. Na verdade nós não precisamos usar, mas era bom saber que tem lavanderia self-service no navio, pois fizemos uma mala bem enxuta para os dias a bordo.
11. Áreas só para adultos
Quem quiser dar um tempo das crianças - suas ou dos outros 🙂 pode ficar tranquilo que há várias áreas nos navios que são exclusivas para adultos. Há uma piscina onde criança não pode ficar, um restaurante onde pequenos não entram, o Palo (e mesmo os adultos têm que fazer reserva antecipada), além de vários outros bares e lounges.
Outras dicas legais:
Alugamos carro em Miami pela Rentcars.com.br e optamos por deixá-lo no estacionamento do porto – era mais vantagem pagar as diárias do estacionamento do que fazer duas locações de carro – e a facilidade também, pois deixamos as roupas de frio e algumas compras que já havíamos feito no porta malas do carro, sem necessidade de carregar mala com coisas que não iríamos usar e com a comodidade de caminhar pouco do estacionamento até o terminal do cruzeiro, já que as locadoras de carro não ficam próximas aos terminais de Porto Canaveral.
O Blog Viajar Hey tem um passo a passo excelente mostrando como fazer para parcelar as reservas feitas diretamente pelo site da Disney Cruise Line. Foi lá que descobrimos essa opção!
A Luciana Misura tem dicas excelentes para quem está planejando um cruzeiro Disney, um blog só sobre Cruzeiros da Disney e no Aprendiz de Viajante, listou 10 motivos para fazer um Cruzeiro Disney.
A Andreza Trivilin tem um post muito bacana recheado de dicas úteis e importantes para quem faz um cruzeiro Disney!
Já fizerem um cruzeiro Disney? O que acharam? E para quem ainda não fez, esperamos que estas dicas ajudem a convencer a fazer um logo!
Quer ver nossos outros posts sobre a Disney em Orlando? Clica aqui então.
Planejando uma viagem?
Depois de escolher o destino, achamos que o mais importante é saber onde ficar. Usamos o Booking para comparar preços de hotéis e fazer reservas em todas as nossas viagens. E eles garantem o menor preço!
Para alugar carro nós usamos a Rentcars.com para encontrar os melhores preços e opções com todos os seguros e taxas já incluídas. E o pagamento é feito em reais, sem IOF e pode ser feito de forma parcelada no cartão ou com desconto no boleto.
Este post contêm links de afiliados. Ao adquirir um serviço ou realizar uma hospedagem reservada por estes links, receberemos uma pequena comissão, sem que isso custe um centavo a mais para você.
Leticia
Realmente os cruzeiros disney sao inesqueciveis!!! Fizemos no Dream tbm e amamos!!! Por sorte tinha brasileiras trabalhando no Kids club e minha filha queria ficar la toda hora pra brincar... foi td muito divertido!!! Servico padrao Disney, impecavel!!!
Fran Agnoletto
Saudades do "navio do Mickey"!
Obrigada por lembrar do Viagens que Sonhamos!!
Abraços,
Fran @ViagensqueSonhamos
Josiane Bravo
Uau, já me convenceu rs, quero fazer esse cruzeiro agora 🙂 Que navio mais lindo, quartos luxuosos, motivos são de sobra não é, fiquei encantada e morrendo de vontade de experimentar os docinhos da foto. Abraços
Malas e Panelas
Oi Josiane
É ótimo!! Vais adorar 🙂
Abraços