Em 2013 a Isabella entrou na primeira série do ensino fundamental e foi naquele ano que o assunto escola x viagem começou a nos rondar!
Já falamos sobre como foram as viagens na pré-escola e as dos primeiros anos, agora temos mais dois anos de experiência e vamos dar as nossas dicas de como conciliar escola e viagem e não ter stress! E não vai ser apenas nossa visão do assunto. Este post faz parte de uma blogagem coletiva então se você estiver na dúvida de tirar ou não os filhos da escola para viajar, vai ter bastante material para ler e muita opiniões para considerar!
1 - Converse com a professora e a escola sobre ausentar-se em período de aula
No primeiro ano do ensino fundamental e no segundo ano a Isabella viajou em período letivo, mas só foi possível pois a professora disse que ela estava bem na escola, acompanhava o conteúdo e não tinha dificuldades. Se seu filho está com alguma pendência, não está acompanhando o conteúdo ou a professora sugerir que não é uma boa, recomendamos deixar para viajar em outra data!
Já reservou seu Hotel?
Nós sempre reservamos os hotéis de nossas viagens com antecedência para garantir ótimos preços. Para escolher o hotel, usamos o Booking. Desta forma, podemos ver de forma fácil quais os hotéis disponíveis, localização, as qualificações dadas por outros viajantes e, principalmente, o preço.
2 - Deixe a criança ciente de que ela terá que fazer várias atividades escolares em casa na volta
Todas as vezes que a pequena perdeu aula para viajar, na volta tinha uma pilha de atividades para fazer. Eram atividades de aula e atividades de casa que ela deixou de fazer. Sempre avisamos ela de que na volta teria bastante trabalho! A gente ajudava, claro, mas nunca fizemos estas atividades por ela! No primeiro ano foi tranquilo colocar tudo em dia, no segundo demorou um pouco mais, mas não tivemos problema! Um lembrete importante: fique ciente de que você terá que ajudá-la a recuperar o conteúdo!!
3 - Aproveite épocas com menos atividades na escola (ou feriados)
Parece óbvio, mas às vezes a gente não se dá conta de consultar o calendário com bastante antecedência. Já conseguimos encaixar uma viagem com um feriado que a escola resolveu emendar e já aproveitamos que a escola tem uma semana em outubro, todos os anos, em que as atividades curriculares diminuem e são oferecidas mais atividades esportivas e culturais para escapar e viajar.
4 - Faça parte da viagem uma viagem "de estudos"
Isso não quer dizer levar atividades da escola na viajem e perder tempo em quarto de hotel fazendo lição de casa! Para os menores isso parece impossível, mas para os maiores, já fica mais fácil. Acabamos de passar uma semana no Uruguai e este ano a Isabella está estudando a história do Rio Grande do Sul e um pouco da história da colonização portuguesa e espanhola. Nós fomos atrás e estudamos um pouco também que lugares poderíamos acrescentar à viagem para que ela pudesse vivenciar o que havia estudado (ou ainda verá este ano). Colônia do Sacramento foi certeiro! Em Montevideo a Porta da Cidadela e pertinho da fronteira o Forte de Santa Tereza. Em outras viagens procuramos colocar programas de "cultura geral" que nunca é demais, e isso se resolve com um museu de história natural, um parque, um monumento importante ou local histórico. No futuro, quando ela estudar este lugar, ela terá fotos nele e não será uma coisa tão distante e sem sentido. Sem falar que nas aulas de geografia ela sempre vai poder dizer que já esteve em determinado país ou cidade 🙂
Internet ilimitada na viagem
Hoje é impossível viajar desconectado! Nós sempre viajamos com chips adquiridos ainda no Brasil, com planos de dados e ligações que funcionam desde o momento do desembarque no exterior, e sem pagar taxas de deslocamento! A Travelmobile tem planos de dados e voz (inclusive ligações para o Brasil), para uso no mundo todo!
5 - Ouça seu filho
Sim, ele pode ser pequeno, mas pode não querer perder aula. Mesmo estando bem na escola, sabendo que irá se divertir e que aprenderá e conhecerá novos lugares, ele pode não querer ficar longe dos colegas ou ter que fazer um monte de atividades extras na volta. E se você não respeitar isso, vai dar briga na certa! Ou o rendimento dele poderá ficar prejudicado - e que uma maneira ou outra, vai render stress!
Se seu filho ou filha for maior, vai ter mais conteúdos a recuperar, mas poderá preferir fazer parte da viagem. Como já é mais responsável, sabe no que está se metendo e com ajuda da tecnologia, poderá dar notícias aos amigos do que está fazendo, mas também vai saber o que o colegas fizeram na aula (já estamos pensando no futuro)!
Não deixe de ler como foram nossas primeiras viagens com a Isabella em época escolar. Não vamos repetir tudo aqui, mas ela já perdeu 12 dias quando fomos a Paris e uma semana quando fomos a Orlando, quando ela estava no primeiro ano do ensino fundamental; duas semanas quando fomos ao Atacama, no segundo ano e uma semana no quarto ano, quando fomos ao Uruguai - mas estes posts ainda estão por vir!
Planejando uma viagem?
Depois de escolher o destino, achamos que o mais importante é saber onde ficar. Usamos o Booking para comparar preços de hotéis e fazer reservas em todas as nossas viagens. E eles garantem o menor preço!
Para alugar carro nós usamos a Rentcars.com para encontrar os melhores preços e opções com todos os seguros e taxas já incluídas. E o pagamento é feito em reais, sem IOF e pode ser feito de forma parcelada no cartão ou com desconto no boleto.
Este post contêm links de afiliados. Ao adquirir um serviço ou realizar uma hospedagem reservada por estes links, receberemos uma pequena comissão, sem que isso custe um centavo a mais para você.
Os outros blogs que participam desta blogagem coletiva sobre viagem e escola são:
1. Viagens que Sonhamos - Como conciliar viagens e ano letivo | A nossa experiência
2. Viajar hei - Como conciliar viagens e o ano letivo das crianças?
3. Vamos Por Aí - Como conciliar viagens e o ano letivo das crianças?
4. Diário de Viagem - Como conciliar ano letivo e viagens
5. Viajo com filhos - Como conciliar as viagens e a escola das crianças
6. Felipe, o pequeno viajante - Como conciliar a escola das crianças com as viagens da família - a nossa experiência
Ana Carolina Miranda
Angélica, passei a me preocupar no ano passado quando meu filho foi alfabetizado, mas confesso que até hoje não tive problemas com suas faltas na escola. Também não são tantas assim... Não deixo que ele falte mais do que uma semana consecutiva e quando volta tem que repor toda a tarefa. Gostei da sua dica de ouvir a criança.
Malas e Panelas
Obrigado Ana!
Abraços
deabe
Muito legal o post. A gente evita viagens longas fora do período escolar. A escola é prioridade e o estresse foi muito grande depois de uma ida para Natal em que ela faltou 4 dias de aula... Eu me estressei com a quantia de conteúdo que tinha que ser estudado. Atualmente, o rendimento da Valen não é dos melhores, logo... nem pensar em faltar aulas. Estamos com uma viagem programada em que ela vai faltar um dia, no máximo dois (vamos tentar evitar ao máximo que ela falte o segundo, mas não sei se vamos conseguir). Vamos ver como vai ser. Abraços
Malas e Panelas
Andrea
Se dá stress não tem como! Aqui também já nos assustamos com a quantidade de atividades a botar em dia - ficamos surpresos com a quantidade de coisas que eles fazem durante a aula 🙂
Vai que vai dar tudo certo!!
Abraços
Claudia Pegoraro
Mas que coincidência ela estar estudando a colonização portuguesa! #sorte
E a Bela tem cara de ser estudante nota 1000...já por aqui...
Malas e Panelas
Sim, ela adorou!
E sim, ela é super estudiosa #paisbabões 🙂 mas a gente tem que ficar em cima!
Vais ver que o Lipe, no futuro, vai tirar de letra - pelo menos geografia 🙂
Abraços
tripbaby
Acho que planejamento é fundamental. E suas dicas são essenciais. Vou me guiar de referência quando esse assunto chegar na nossa vida escolar.
Malas e Panelas
Oba!!
Vais ver que não é tão difícil quanto parece!
Abraços
Trícia Ferreira
Olá,
Exatamente, vocês pensam de forma parecida comigo. Acho que a decisão precisa ser tomada em conjunto e enquanto ficar algo confortável para a criança.
Viajamos durante o ano letivo pq o marido não consegue tirar férias em outro período (é algo muito raro ele conseguir!) e se um dia deixar de ficar tranquilo, diminuiremos os dias de viagens, nos organizaremos de outra forma, mas isso é algo para pensar quando acontecer (e SE ocorrer).
Excelente post! Bjo grande!
Malas e Panelas
Isso mesmo Trícia!
Nada se sofrer por antecipação 🙂
Abraços!!
Fran Agnoletto
Nada como ouvir pais mais experientes.
Ótimas dicas! Mesmo o Dodô estando apenas no primeiro ano e nossa experiência sendo pequena, concordo com todas as dicas.
Abraços
Malas e Panelas
Obrigado Francine 🙂
Com o andar as melancias se ajeitam na carroça - e nossa relação com escola e viagens também!!
Abraços!
Daniela Xavier
Adorei suas considerações, principalmente o item 2... Acho difícil deixar uma decisão dessas na mão de uma criança, sobre faltar ou não, por isso os pais tem que dar total apoio. Muitas crianças nem pensariam na hipótese de não viajar, cabe á nós avaliarmos a situação dos nossos filhos na escola, e conhecendo o seu perfil fica fácil saber se vale a pena ou não... bjs
Malas e Panelas
Com certeza Daniela!
Aqui em casa a pequena ainda prefere viajar, mas quando pensa em tudo que terá que recuperar (se a viagem for em época "normal" de aula) ela fica em dúvida!
Abraços
dicasdeviagemdarege
Parabéns pelo post e concordo muito com o ítem 5. Estamos neste momento com a Isah e como ela já se tornou muito adaptada e sabe de suas responsabilidades ela mesma durante a viagem vai buscando os conteúdos via wat zap e até trabalhos em grupo já fez usando tecnologias, mesmo não estando presente em sala de aula. A escola dela é muito engajada nisso e pelo menos assim ela encontrou outra função para as redes sociais: ESTUDAR rsrsrsrs
barbaracalmeto
Acho que planejamento e uma boa parceria entre família, aluno e escola ajudam a conciliar viagens e estudo. Ótimo ler a experiência de vocês. bjs
Adriana Pasello
oi casal
Acho o número 2 da lista muito muito importante. Também falei sobre ele no meu artigo. Mais ainda a questão da responsabilidade dos pais nessa recuperação. Acho mega injusto com a criança ela ficar com toda esse compromisso de dar conta dos atrasados sem o apoio e ajuda da família.
Bjo
Malas e Panelas
Oi Adriana
Sim, não é nada justo com os pequenos ter que botar um monte de atividade em dia sozinhos!
Beijos
PATRICIA LONGO TAYAO
Emendar feriadões é certeza de viagem sem stress! Dá para ir um pouco antes, voltar um pouco depois, e a criança não ser prejudicada.
Abraços.
Patricia Tayão.
http://www.viajarhei.com
@viajarhei
Malas e Panelas
Pois é!
Agrada a todos, uma pena que geralmente é uma época mais movimentada 🙁
Abraços
Guaciara
Aqui os pequenos estão na educação infantil ainda, estou ansiosa para ver como será quando o mais velho for para o primeiro ano. Muitas dicas dos colegas que pegarei com certeza!
Malas e Panelas
Guaciara
É menos doloroso do que parece 🙂
Abraços
Cynara Vianna
É isso aí Andrea e Luciano, assino embaixo de todos os itens citados, escrevi os mesmos no meu post :).
Malas e Panelas
Oba Cynara
E como tu já tens mais experiência que a gente, estamos no caminho certo então 🙂
Abraços
Vem que te conto
Amei suas dicas. Por aqui também tentamos segui essa lógica. E o item 5 tem pesado em nossas decisões. A pequena não tem curtido o fato de ficar longe dos amigos e ter que colocar as matérias em dia. =(
Malas e Panelas
E é na volta que eles mais sentem!!
Abraços
Carlos Monteiro
Oi, Andrea e Luciano! Seus posts sempre muito bem-vindos! Achei legal terem programado passeios que têm relação com a matéria da escola. Essa foi uma boa solução. Parabéns pelo post! abraços
Malas e Panelas
Oi Carlos.
A gente tem que se adaptar à necessidade 🙂
Abraços