Quando estávamos preparando nosso roteiro para Paris estávamos procurando opções de castelos próximos à cidade para visitar. Não queríamos ir a Versalhes, por ser muito cheio. A Isabella, que não gosta de princesas, dizia que não queria ir a um castelo, e não adiantava dizer que hoje em dia, castelo com princesa são só os da Disney 😉
As opções eram Chantilly, Fontainebleau e Vaux-le-Vicomte, mas conhecemos o Château de Vincennes através do excelente blog Paris des Petits e batemos o martelo.
Não espere um palácio luxuoso, pois este não é. É um castelo típico de desenho animado com muralhas, torres e pontes levadiças!
Vincennes foi construído na Idade Média. O Torreão (Donjon), a parte onde ficam os aposentos reais, foi concluída em 1370. É um castelo dentro do castelo, pois possui suas próprias muralhas, fosso e ponte levadiça. O complexo, por assim dizer, ainda tem uma igreja, a Sainte-Chapelle e vários outros prédios de moradia. Foi morada dos reis até a construção de Versailles e quando perdeu o papel de residência oficial acabou tendo uso basicamente militar e também foi usado como prisão.

Entrada principal, olhando de dentro para fora

Fosso externo

Outros prédios que fazem parte do castelo

Sainte-Chapelle

Sainte-Chapelle
Outras curiosidades: em Vincennes foi instalado o primeiro relógio público da França e o Torreão contava com um sistema de latrinas!

O Torreão – Donjon em Francês

Torreão

Sobre as muralhas do Torreão, caminhos para a ronda

Muralhas do Torreão

Ponte levadiça e fosso do Torreão, que era cheio de água

O quarto do Rei

Uma cela e a entrada para a latrina. As decorações das celas foram feitas pelos prisioneiros.

Pra garantir que os prisioneiros não fugiriam…

…mesmo!
Talvez o priosioneiro mais ilustre de Vincennes tenha sido o Marquês de Sade. Algumas obras dele foram escritas enquanto ele estava preso ali.

Cela do Marquês de Sade

Detalhe do desgaste do degrau da escada do Torreão. E isso que ele ficou por 12 anos fechado para restauração, que iniciou em 1994 😉

Fosso do Torreão e um prédio da época de Luis XIV

Ala de Luis XIV com o Torreão ao fundo
Como falamos, nada de luxo e uma grande aula de história. Dá pra imaginar como era aquilo na Idade Média!
Vincennes fica a 15 minutos de metrô da Bastilha, pela linha 1 (amarela). Gostamos muito e é uma ótima opção para quem quer emendar o passeio ao Parc Floral, que fica ao lado e com um passeio pela cidadezinha de Vincennes também.
Para mais informações, visite a página oficial.
Boa noite Andrea e Luciano, adorei várias dicas que vocês passaram no blog e vou no Château de Vincennes com meu filho em Novembro. Gostaria de saber se no local tem lugar para guardar as malas. No site oficial não achei nada sobre isso.
Muito Obrigado,
Marcello.
Olá Marcello,
Acredito que não, pois a bilheteria fica junto da lojinha castelo.
A infraestrutura administrativa parece ser bem pequena.
Um abraço e boa viagem!