Para explorar o deserto do Atacama, a cidade que serve de base é San Pedro de Atacama e dependendo da origem no Brasil e horários dos voos, chegar lá pode ser tão cansativo quanto correr uma maratona, mas no minuto que a gente põe os olhos no deserto, esquece de tudo o que passou e tem certeza de que a viagem vai valer a pena.
O aeroporto mais próximo a San Pedro fica na cidade de Calama, a 100km de distância, e é este o destino que você deve escolher ao procurar vôos.
Do Brasil para Calama as opções são Tam/Lan, que juntas possuem o maior número de freqüências, ou a Sky Airlines.
Nós queríamos emitir as passagens para lá usando pontos da Tam. Ligamos para a central de atendimento e a quantidade de milhas informada foi absurda, tipo uns 35mil pontos a ida e 50mil a volta (queríamos um stop em Santiago, mas a TAM não permite stopover, tendo que fazer dois trechos) e nós não tínhamos tantos pontos assim! Então emitimos apenas o Porto Alegre-Santiago usando os pontos disponíveis e deixamos pra ver o trecho Santiago-Calama separado.
Procuramos no site brasileiro da Lan e no site da Sky. Os preços estavam bastante parecidos e bem caros (e na Sky vôos com escala). Lembramos de ver no Matraqueando uma dica para comprar as passagens pelo site chileno da Lan que os preços eram mais baixos e lá fomos nós. Procuramos as datas que queríamos e achamos uma tarifa bem legal. Foram R$980,00 com taxas já incluídas para nós três, em vôos diretos Santiago-Calama-Santiago. Só pra terem uma ideia, no site brasileiro da Lan os mesmos vôos não saiam por menos de R$1800,00.
Como foi a nossa viagem.
Saímos de Porto Alegre as 15h em um vôo para Guarulhos, onde chegamos pelas 16:30. Como o vôo para Santiago saía apenas as 20:40, aproveitamos para conhecer algumas opções novas de alimentação em Guarulhos, bem como o novo terminal 3.
Passear em aeroporto pra nós não é sofrimento!
O vôo Guarulhos-Santiago foi pela TAM, em um Airbus A320, o menor que faz essa rota e tivemos o azar de pegar uma frente de instabilidade que fez o vôo sacudir bastante pelas duas primeiras horas. Chegamos em Santiago um pouco depois da meia noite.
Já reservou seu Hotel?
Nós sempre reservamos os hotéis de nossas viagens com antecedência para garantir ótimos preços. Para escolher o hotel, usamos o Booking. Desta forma, podemos ver de forma fácil quais os hotéis disponíveis, localização, as qualificações dadas por outros viajantes e, principalmente, o preço.
O nosso vôo Santiago-Calama saía as 7:30 da manhã (tarifa mais barata, lembram?). O que fazer nesse meio tempo? Nossa ideia inicial era dormir em algum hotel perto do aeroporto, mas os preços estavam bem acima do que consideramos aceitável. Iríamos então despachar as malas e ficar na sala VIP do cartão, mas ao chegar no balcão descobrimos que o despacho só abria 3 horas antes do vôo e os vôos mais cedo estavam todos lotados, ou seja, só após as 4:30 poderíamos entrar na área de embarque. Até tentamos ficar no saguão do aeroporto, mas a única opção eram as cadeiras pouco confortáveis de um Dunkin Donuts.
Já era uma da manhã e com criança, não ia funcionar ficar por lá até as 4:30! Decidimos então ir até o Holiday Inn em frente ao terminal e ver quanto seria. Pelo site havíamos visto que eram 250 dólares. Chegando lá disseram que poderiam fazer por 180 dólares ou 160, sem café da manhã. Tentamos chorar mais um pouco, argumentando que logo depois das seis já sairíamos então o gerente deu o veredito: 150 dólares era o preço mais baixo que poderiam fazer. Nos olhamos e aceitamos. Foram os 150 dólares mais bem investidos da viagem!!
Parece bobagem gastar isso tudo para ficar algumas horas em uma cama, mas ficar quatro horas sentados sem qualquer conforto nos custaria bem mais, pois chegaríamos acabados em San Pedro. E a Isabella amou ficar em mais um hotel!
Às seis da manhã o despertador tocou, pulamos da cama, nos arrumamos e fomos para o aeroporto, que foi só atravessar a rua!
Como já havíamos feito o check-in, apenas largamos as malas, passamos pela segurança, compramos umas coisinhas de café da manhã e logo estávamos sentados no avião rumo a Calama.
De Santiago a Calama são apenas duas horas de voo, no início aproveitando as cordilheiras e depois o deserto. Segundo o atendente da LAN em Santiago, o melhor lado para se sentar no avião no trecho Santiago-Calama é na direita (e na volta, na esquerda).
Chegamos em Calama em um aeroporto novinho, mas ainda em obras. Na área do desembarque é possível comprar o transfer a San Pedro com várias empresas (preço aproximado de 12.000 pesos chilenos), mas nós já tínhamos o transfer do hotel.
Esperamos um pouco até a van chegar e logo estávamos a caminho de San Pedro.
A viagem dura cerca de uma hora e meia e a gente já vai vendo que a maratona valeu a pena.
Lá pelas tantas a motorista perguntou se tudo estava bem. Perguntamos por quê? E ela disse que estávamos passando pelo ponto mais alto na estrada, a 3300m, mas que já iríamos começar a descer novamente.
Andamos um pouco mais e paramos para a primeira foto no deserto.
Mais alguns quilômetros e chegamos a San Pedro e um pouco depois das 11 já estávamos no hotel.
Internet ilimitada na viagem
Hoje é impossível viajar desconectado! Nós sempre viajamos com chips adquiridos ainda no Brasil, com planos de dados e ligações que funcionam desde o momento do desembarque no exterior, e sem pagar taxas de deslocamento! A Travelmobile tem planos de dados e voz (inclusive ligações para o Brasil), para uso no mundo todo!
Descansar? Que nada! Antes mesmo de irmos para o quarto já agendamos os passeios, todos realizados com o hotel. Fomos para o quarto, largamos as coisas, nos trocamos, a Isabella foi pra piscina (afinal se comportou tão bem durante toda a jornada que merecia um prêmio), almoçamos e logo depois já estávamos embarcando em outra van para conhecer o Salar de Atacama.
Para ver todos os nossos posts sobre o Atacama clique aqui.
Planejando uma viagem?
Depois de escolher o destino, achamos que o mais importante é saber onde ficar. Usamos o Booking para comparar preços de hotéis e fazer reservas em todas as nossas viagens. E eles garantem o menor preço!
Para alugar carro nós usamos a Rentcars.com para encontrar os melhores preços e opções com todos os seguros e taxas já incluídas. E o pagamento é feito em reais, sem IOF e pode ser feito de forma parcelada no cartão ou com desconto no boleto.
Este post contêm links de afiliados. Ao adquirir um serviço ou realizar uma hospedagem reservada por estes links, receberemos uma pequena comissão, sem que isso custe um centavo a mais para você.
Rosi Guimarães
Olá!!!
Sou Rosi Guimarães do blog Nós no Chile. Moro aqui no Chile desde janeiro de 2014 e infelizmente ainda não conheço o deserto, sou louca para conhecer e amei o seu post. Também tenho crianças e pelo que percebi dá para levá-los para conhecer o deserto. Gostei do seu blog e estou te seguindo.
Parabéns pelo post.
Abraços!
Rosi Guimarães
nosnochile.com.br
Malas e Panelas
Olá Rosi.
Obrigado pela visita.
Que legal morar no Chile. É em Santiago? Nós gostamos muito do Chile!
Vamos acompanhar vocês com certeza.
Abraços
kamila
Olá! Adorei
kamila
Olá adorei seu post! Estou indo em Junho para o Chile vc acha que compensa tirar um dia pra ir visitar o deserto,não posso tirar mais de 1 pq vou ficar apenas 5 dias no em Santiago! Qual hotel vc ficou no Atacama
Malas e Panelas
Olá Kamila
Como falamos no post, San Pedro fica a duas horas de voo de Santiago mais uma hora e meia de carro (ou 1.670 Km). Apenas um dia lá é inviável.
Sugerimos visitar a região em uma próxima viagem, dedicando ao menos quatro dias inteiros por lá.
Nós ficamos hospedados no hotel Tierra Atacama.
Abraços