Voar na executiva não é algo que dá para fazer em todas as viagens, longe disso. Até hoje só havíamos voado uma vez, na época da Varig, pois recebemos um upgrade na hora do embarque, então, mesmo tendo programado outra viagem para as férias, mudamos o roteiro e aproveitamos a oportunidade quando vimos a "promoção" da American. Então vamos contar como é voar na executiva!
Executiva do 787 da American
Compra
Compramos as passagens no bug da American, no próprio site da companhia. A primeira tentativa foi com pagamento pelo cartão de crédito, mas deu erro. Tentamos novamente (voltamos à página de pagamento) e escolhemos a opção de reservar por 24h, quando recebemos o localizador e email de confirmação, porém acessando a reserva não aparecia a opção para fazer o pagamento. Achávamos que o pagamento estava desabilitado até decidirem se iriam honrar as vendas. Ligamos para a American e falaram para não nos preocuparmos que naquele momento não era possível fazer o pagamento e receberíamos um email. E não é que no sábado pela manhã recebemos os etickets por email! Ligamos para o cartão e confirmaram o débito, ou seja, na primeira tentativa já haviam recebido os dados, mas achávamos que não havia dado certo (e isso explica a impossibilidade de pagamento). Os trechos que compramos eram POA-MIA-LAX e LAX-MIA-POA, sendo os internacionais na executiva e os domésticos na primeira a um custo de R$ 3.800,00 para dois adultos e uma criança de 9 anos (com as taxas)!
Alterações
Como a American mudou o horário dos vôos de POA a Miami e depois a freqüência, tivemos que ligar algumas vezes para lá para alterar os horários e com isso acabamos trocando para POA-GRU-LAX e LAX-GRU-POA, assim voaríamos no 787 da American. O atendimento da central sempre foi excelente. Como fizemos os trechos domésticos com a TAM ligamos para lá para marcar os assentos e fomos prontamente atendidos.
Check-in
Fizemos o check-in online na ida pela TAM. Na verdade achávamos que seria apenas o check-in do doméstico, mas quando fomos fazer o check-in no site da AA, já aparecia a informação de que o check-in estava pronto.
No aeroporto aqui de Porto Alegre perguntamos se precisaríamos passar no balcão da AA para fazer a troca de cartões de embarque e a resposta da atendente foi de que não seria necessário.
Estranhamos, pois em outras vezes que voamos TAM com conexão para outra companhia, tivemos que trocar o cartão de embarque.
Mesmo assim, para evitar contratempos, em Guarulhos procuramos o balcão de atendimento da Executiva da AA, para confirmar e a atendente disse que não é obrigatório, mas agilizaria o embarque, pois assim ela já faria a verificação dos documentos ali mesmo. Ao final deste procedimento ela nos perguntou se sabíamos onde era o embarque e indicou o acesso à sala VIP da AA.
Já reservou seu Hotel?
Nós sempre reservamos os hotéis de nossas viagens com antecedência para garantir ótimos preços. Para escolher o hotel, usamos o Booking. Desta forma, podemos ver de forma fácil quais os hotéis disponíveis, localização, as qualificações dadas por outros viajantes e, principalmente, o preço.
Sala VIP
Chegamos na sala vip da AA, apresentamos os cartões de embarque e o acesso foi liberado. Mesmo a conexão não sendo muito longa foi bom poder descansar em um ambiente calmo e confortável, com opções para dar uma enganada na fome. Cerca de 20 minutos antes do início do embarque, foi informado que em breve este teria início.
Sala vip American Airlines Guarulhos
- sala vip American Airlines Guarulhos
- sala vip American Airlines Guarulhos
- sala vip American Airlines Guarulhos
- sala vip American Airlines Guarulhos
- sala vip American Airlines Guarulhos
- sala vip American Airlines Guarulhos
- sala vip American Airlines Guarulhos
- sala vip American Airlines Guarulhos
- sala vip American Airlines Guarulhos
- sala vip American Airlines Guarulhos
- sala vip American Airlines Guarulhos
- sala vip American Airlines Guarulhos
- sala vip American Airlines Guarulhos
Embarque
Saímos da sala VIP e nos dirigimos ao portão de embarque, um dos últimos do terminal 3 de Guarulhos. Quando chegamos lá o embarque já havia iniciado, mas ao mostrarmos nossos cartões de embarque fomos direcionados ao acesso prioritário. Na porta do avião nos direcionaram aos nossos assentos (2A, 2D e 2H).
Os assentos são distribuídos em formato de espinha de peixe, 1-2-1 e todos com acesso ao corredor. Lembrando que alguns são de costas. Ao chegarmos na poltrona encontramos um kit com travesseiro e edredom, uma necessaire, fones de ouvido BOSE com cancelamento de ruído e uma garrafa de água. A poltrona oferece bastante espaço, reclina 180º, mas deixa a desejar em privacidade, pois dependendo do assento, ficamos de cara com o vizinho do outro lado do corredor. Como viajávamos com uma criança, isso foi bom para poder ficar de olho nela todo o tempo.
Executiva do 787 da American
O voo da ida
Um dos nossos assentos era de costas e foi estranho decolar assim. Tínhamos grandes expectativas em voar no 787, em especial pela janela maior, melhor qualidade do ar e menor nível de ruído. A janela maior é bacana, mas como o vôo foi noturno, não tivemos muito o que aproveitar. Quanto à qualidade do ar, não sentimos muita diferença, o barulho das turbinas era alto (estávamos bem próximos a elas) e os fones de ouvido foram usados até ao dormir!
Necessaire, fones de ouvido e água
Logo após o encerramento do embarque foi servido espumante e suco de laranja, mas em copos de plástico.
Espumante
Após a decolagem o atendente pegou nossos pedidos de prato principal para a janta e logo após trouxe bebidas e um mix de nozes quentes.
A janta foi servida de forma única. Entrada, salada e prato principal vieram todos em uma só bandeja, com pratos de louça e talheres de verdade. A sobremesa veio logo em seguida, com opções entre um bolo de côco, prato de queijos ou sorvete. Escolhemos o brodeto de frutos do mar com polenta e a carne com molho de cerveja. As sobremesas foram o sorvete e o prato de queijos. A comida estava gostosa, especialmente em se tratando de comida de avião. Cerca de uma hora antes do pouso foi servido o café da manhã. Optamos pelo omelete e estava bastante gostoso.
Janta
Janta
Janta
Durante a noite estavam disponíveis, entre uma seção e outra da executiva, algumas bebidas e opções de lanches.
Todo o serviço foi bastante cordial e profissional, mas tivemos a sensação de que os atendentes estavam com pressa para terminar tudo logo – inclusive retiraram a bandeja da nossa filha antes dela consentir que havia terminado o café da manhã.
O sistema de entretenimento tem várias opções de filmes, com lançamentos, músicas e até TV ao vivo. O vôo disponibilizava wifi pago, mas não usamos.
Como falamos, a poltrona reclina totalmente, mas ela tem um afunilamento nos pés que incomoda um pouco quem é mais alto. Achamos que a melhor posição para dormir foi com a parte das costas um pouco levantada. Outro ponto positivo é a posição “zero g” da poltrona – ideal para descansar. Muito boa e confortável.
- Executiva American Boeing 787
- Executiva American Boeing 787
- Executiva American Boeing 787
- Executiva American Boeing 787
- Executiva American Boeing 787
- Executiva American Boeing 787
Desembarque em Los Angeles
Demorou um pouco até que a porta do avião fosse aberta e o desembarque autorizado, mas foi feito de forma bastante ordenada. Chegamos cedo da manhã em Los Angeles e, tendo conseguido dormir e viajado sem aperto nos deixou bem mais descansados e prontos para aproveitar já o primeiro dia de viagem.
Internet ilimitada na viagem
Hoje é impossível viajar desconectado! Nós sempre viajamos com chips adquiridos ainda no Brasil, com planos de dados e ligações que funcionam desde o momento do desembarque no exterior, e sem pagar taxas de deslocamento! A Travelmobile tem planos de dados e voz (inclusive ligações para o Brasil), para uso no mundo todo!
A Volta
A experiência da volta foi bem similar. Não conseguimos fazer o check-in online, pois o sistema informava que havia uma discrepância entre os dados cadastrados e os constantes no passaporte, então fizemos o check-in no balcão e descobrimos que a inconsistência era que a Andrea não adotou o meu sobrenome e não conseguiam colocar ela na mesma reserva (embora ela estivesse no mesmo localizador). Foi a primeira vez que isso aconteceu.
No aplicativo da AA havia a informação de que o nosso portão de embarque seria no Terminal 4 de LAX, onde fizemos o check-in, mas fomos informados que o embarque seria no Terminal Internacional, o Tom Bradley. Para chegar a ele foi só sair do T4 e caminhar um pouco na rua, menos de 5 minutos no total. Após passar pela inspeção de segurança, nos dirigimos à sala VIP da OneWorld, já que a AA não possui sala própria no terminal internacional.
Mais uma vez valeu a pena esperar o embarque lá. A área é bastante confortável, com vários ambientes, um bufê variado e com opções bastante boas. Estão a disposição chuveiros, mas não usamos.
Sala vip One World Los Angeles
Ali tivemos que ficar de olho no horário, pois os embarques não eram anunciados e o nosso vôo não aparecia nas telas informando as partidas.
Faltando 20 minutos para o embarque nos dirigimos ao portão, mas o embarque estava atrasado. Esperamos por ali mesmo e logo chamaram.
A experiência de vôo foi bastante similar, entretanto a janta foi servida em duas etapas: primeiro a entrada com a salada e em seguida o prato principal. Achamos que a comida estava bem mais gostosa na volta do que na ida.
Opção de pato
Opção de salmão
Nossa filha não agüentou e dormiu antes da sobremesa e também perdeu o café da manhã, pois estava dormindo. Ao acordar ela perguntou se poderia ter o sorvete da sobremesa da janta como café da manhã. Questionamos a comissária sobre isso e ela foi verificar se ainda havia sorvete. Logo após ela trouxe com um sundae bem caprichado!
Mais uma vez o serviço foi bastante profissional, embora tenhamos notado que um dos comissários era mais antenado que a outra, oferecendo opções para o molho da salada e não esquecendo do pão que acompanhava a janta.
Café da manhã - opção Café Continental
Uma consideração para quem viaja com crianças: nossa pequena tem 9 anos e como toda criança ainda demanda um pouco de ajuda para fazer algumas coisas, especialmente em um ambiente novo. Achamos que a configuração das poltronas nesse esquema dificulta um pouco dar a devida atenção que uma criança requer, pois temos que, muitas vezes, acabar levantando para ajudá-la.
- Executiva American Boeing 787
- Executiva American Boeing 787
- Executiva American Boeing 787
- Executiva American Boeing 787
- Executiva American Boeing 787
- Executiva American Boeing 787
Foi legal a experiência toda, afinal, a viagem foi marcada em razão da “promoção”, chegamos mais descansados, aproveitamos as mordomias da sala vip e do espaço extra, mas dificilmente pagaríamos uma tarifa normal (cheia) para voar na executiva novamente. Vamos é ficar de olho nos sites de promoções de passagens para encontrar mais uma barbada assim!
Planejando uma viagem?
Depois de escolher o destino, achamos que o mais importante é saber onde ficar. Usamos o Booking para comparar preços de hotéis e fazer reservas em todas as nossas viagens. E eles garantem o menor preço!
Para alugar carro nós usamos a Rentcars.com para encontrar os melhores preços e opções com todos os seguros e taxas já incluídas. E o pagamento é feito em reais, sem IOF e pode ser feito de forma parcelada no cartão ou com desconto no boleto.
Este post contêm links de afiliados. Ao adquirir um serviço ou realizar uma hospedagem reservada por estes links, receberemos uma pequena comissão, sem que isso custe um centavo a mais para você.
Para salvar no Pinterest
Adorei o post. Na 'cachorreira' vcs não teriam o problema do barulho, da distância das poltronas, etc... hahahahahahaha
Pois é Andrea!
Pra ver que lá no fundão tem coisas boas também! 😉
Abraços
Todos os passageiros da executiva AA podem utilizar sala oneworld em LA?
Acreditamos que sim Jackson, pois nós utilizamos sem problema algum 🙂
Abraços