É extremamente fácil fazer hambúrguer e o hambúrguer feito em casa fica milhões de vezes melhor do que aqueles comprados prontos no supermercado!
Aqui em casa somos loucos por hambúrguer (deu pra ver pelo post anterior), mas não esses comprados congelados. Gostamos mesmo é de hambúrguer feito em casa! Não negamos que já comemos muitos prontos, de caixinha e, ainda por cima, com sabor churrasco, picanha... Esse foi nosso período paleolítico hamburgueriano.
E então aos poucos começamos a evoluir. Primeiro comprávamos a carne moída e formávamos nossos próprios hambúrgueres, temperando com sal, pimenta e um pouco de cebola desidratada. A seguir começamos a fazer os discos de carne sem tempero algum, colocando sal e pimenta apenas na hora de cozinhá-los, pois descobrimos que o sal fazia com que desidratassem muito.
Pesquisa, informação e a compra de equipamentos foram necessários para chegarmos à terceira etapa evolutiva: investimos em um moedor de carne e agora nossos hambúrgueres são moídos e moldados em casa. O de entrecot é divino - e nosso favorito. Vocês sabiam que o teor ideal de gordura na carne para hambúrguer é de 30%? Dá pra calcular bem ao fazer um de picanha. Também já fizemos de frango! A Isabella se diverte em ver todo o processo. E mais uma vez notamos o quanto é importante que ela saiba de onde vem o que ela está comendo.
E nada de muita invenção ao montar. O hambúrguer perfeito é com carne, queijo, alface e tomate. Simples e saboroso! Mas não vamos negar que às vezes incrementamos com cebola caramelizada, bacon ou algum molho do tipo barbecue.
Se vocês ainda estão no período paleolítico, vale a pena um esforço para pular direto à segunda etapa. Para fazer o hambúrguer é só juntar um pouco de carne moída nas mãos e aos poucos ir achatando para que tome forma. Sem apertar muito! Quanto menos compacto, mais macio ele vai ficar depois de pronto. E pode ir sem medo, ele não se desmanchará. Então é só fritar com pouquíssimo óleo (ou colocar em um grill, ou grelha) temperado com sal e pimenta.
Mais fácil, impossível. Quer dizer, mais fácil é comprar o congelado pronto, mas o objetivo é melhorar, não?
E nós temos aqui no blog duas receitas de pão de hambúrguer, para quem estiver se sentindo com vontade de dizer que fez todo o hambúrguer em casa!! Dá uma olhada:
Pão de hambúrguer branquinho, normal
Adriana Pasello | Diário de Viagem
Estamos ainda na segunda etapa. Sem negar que eventualmente lançamos mão dos recursos da etapa um!!! rs De qualquer forma, o post foi uma inspiração para nós. Vou colocar um moedor na lista de próximos utensílios a serem comprados. Post muito inspirador!!!
Malas e Panelas
Adriana,
Vale o investimento!
Abraço
Marcia
Hambúrguer é mesmo uma delícia, confesso que a compra de um moedor de carne é mesmo uma ótima dica.
Malas e Panelas
Oi Marcia
É um investimento que vale bastante!
Abraços