A vida dos viajantes que têm usado avião mudou bastante nos últimos anos, especialmente em relação à bagagem, seja ela despachada ou de mão. As malas de viagem que estávamos acostumados parecem que, de uma hora para outra, com as novas regras de bagagem, têm que ser aposentadas ou substituídas, mas não é bem assim.
Vamos falar um pouco sobre:
- Como eram as franquias de bagagem;
- Como são agora as franquias de bagagem;
- Como são as franquias de bagagem em voos emitidos com milhas;
- Qual é a melhor mala de viagem para despachar;
- Como arrumar uma mala enxuta;
- Quais malas podem ser levadas a bordo;
- Será que é possível viajar apenas com mala de mão;
- Como são as malas que já usamos (por que motivo foram trocadas);
- Como nos adaptamos às novas regras de bagagem, ou seja, como estamos viajando agora.
Franquias de bagagem – como era (até 2017)
Voos dentro do Brasil
A regra era de uma mala despachada de até 23 quilos por passageiro e uma bagagem de mão de até 5 quilos mais um item pessoal (bolsa, mochila ou sacola). O problema é que mochila quase nunca era considerada um item pessoal. Se você passasse pelo check-in, provavelmente iriam barrar, mesmo uma mochila pequena, mas quem fosse direto ao embarque (sem despachar mala) embarcava com até 3 volumes sem problema!
Voos saindo do Brasil
Nas viagens internacionais a regra de bagagem despachada era de 2 malas de até 32kg por passageiro. Imaginem, então, que uma família de 4 pessoas poderia levar até 8 malas de 32kg. É muita mala!
A bagagem de mão variava muito. Na British podia ter até 21kg! Na Latam eram 7kg, pelo que lembramos. E era permitido o embarque com uma mala de bordo e um item pessoal (sacola, bolsa, mochila pequena).
Exceção: Se você fizesse uma conexão de um voo doméstico para um internacional (ou vice-versa), estando os dois trechos na mesma passagem, ou sendo os dois pela mesma empresa aérea, valia a franquia do voo internacional.
Franquias de bagagem – como é agora (após 2017)
Em 2016 foram aprovadas alterações nas franquias de bagagem, que começaram a valer a partir de 2017, para voos dentro do Brasil (domésticos) e voos que partem do Brasil (internacionais).
Havia uma esperança (para alguns) de que a cobrança do despacho de bagagens para voos domésticos terminasse, já que o congresso e o senado aprovaram, agora no início de 2019, uma emenda a uma Medida Provisória alterando esse tema. No entanto, o presidente vetou essa emenda a fim de atrair empresas estrangeiras e aumentar a concorrência – esperamos que funcione.
Bom, então aqui está o que mudou com a nova regra para bagagens aéreas:
Voos Domésticos
As alterações de 2016 permitiram que as companhias começassem a cobrar pela bagagem despachada em voos domésticos, ou seja, se quiser levar mala despachada, tem que pagar (ou pela bagagem ou por uma tarifa que inclua bagagem despachada).
Na prática acabou o despacho gratuito de bagagem. Como citamos, dependendo da tarifa, até pode ser que esteja incluído o despacho de uma mala de viagem no preço. Como sempre queremos gastar o menos possível, na hora de pesquisar, faça as contas do que fica mais barato.
Por exemplo: pagar o preço mais baixo e depois pagar para despachar as malas ou já comprar uma tarifa mais cara que já tenha incluído o despacho de uma bagagem. A gente sempre paga a tarifa mais barata e depois paga para despachar uma só mala, já que viajamos apenas com uma mesmo.
Atenção: se você fizer uma conexão de um voo doméstico para um internacional (ou vice-versa) e os dois trechos estão na mesma passagem, vale a franquia do voo internacional!
Voos Internacionais
A regra que possibilitou a cobrança de bagagem despachada nos voos domésticos também liberou as companhias para estabelecerem regras próprias para o despacho de malas em voos internacionais. Então, como funcionam as taxas e as novas regras de bagagem em voos internacionais?
A maioria das empresas continuou permitindo que se despache duas malas de viagem sem custo adicional, mas agora são duas malas de 23kg por passageiro, não mais 32kg por mala.
Como falamos, foi a maioria das companhias. A TAP tem uma tarifa super econômica que não inclui despacho de bagagem, mesmo em voos internacionais. A Norwegian também tem voos para a Europa e tarifas que não incluem bagagem despachada.
A Latam permite o despacho gratuito de duas malas de 23kg por passageiro nos voos para a Europa e África. Porém, para voos na América do Sul, para os EUA e Israel (estes dois últimos destinos a partir de julho/19) você deverá pagar para despachar a mala se emitir nas tarifas mais em conta. A Gol cobra o despacho de todas as bagagens emitidas em classe econômica.
Internet ilimitada na viagem
Hoje é impossível viajar desconectado! Nós sempre viajamos com chips adquiridos ainda no Brasil, com planos de dados e ligações que funcionam desde o momento do desembarque no exterior, e sem pagar taxas de deslocamento! A Travelmobile tem planos de dados e voz (inclusive ligações para o Brasil), para uso no mundo todo!
Franquia com milhas
A emissão com milhas, ou pontos de programas de fidelidade, varia de companhia para companhia. Em regra vale a franquia do que seria uma tarifa equivalente. Então, uma passagem emitida na classe econômica promocional vai ter a mesma franquia de uma passagem paga na classe econômica promocional.
Na hora de emitir, procure a indicação da franquia de bagagem. No Multiplus (emissões Latam) e Smiles (emissões Gol) na busca já é mostrada quantas malas você poderá despachar - falamos apenas destas empresas fizemos emissões recentemente.
Melhores malas de viagem
Como já não dá para despachar uma mala de 32kg sem pagar excesso de bagagem, não recomendamos usar uma mala de viagem grande. Uma mala média é ótima, até porque ela cheia vai passar dos 23kg.
Se você usar a mala grande, ao chegar ao peso máximo, ainda vai ter espaço de sobra. E o que isso quer dizer? Que suas roupas vão sacudir mais lá dentro do que na máquina de lavar roupa! A não ser que você esteja levando junto um conjunto de travesseiros para encher o espaço vazio, a melhor opção é deixar a mala grande em casa!
Na mala de viagem média vai caber tudo certinho. Você até poderá pensar que não vai caber tudo que quer levar e que como vai ser apenas uma mala para a família (ou o casal) vai ficar apertado. Não vai. Nós temos viajado com apenas uma mala média de 23kg despachada para nós três!
Mas e o modelo?
Se você estiver pensando em comprar uma mala de viagem nova, escolha aquelas com quatro rodinhas e que seja a mais leve possível. Nós não gostamos das malas rígidas. O tratamento que elas recebem nas esteiras e pelo pessoal que coloca e retira do avião não é dos melhores e como elas tendem a danificar mais facilmente.
Atenção ao tamanho: a soma das medidas (altura + largura + profundidade) não pode ultrapassar 158cm. Malas grandes têm como soma das medidas mais ou menos 155cm e as malas de viagem médias, aproximadamente 135cm.
E deixe-as personalizadas. Nós colocamos capas nas nossas. Na hora de pegar na esteira a gente já consegue vê-las de longe! É incrível como tem gente que fica atacando cada mala que passa na esteira achando que é a sua!
Como arrumar uma mala de viagem enxuta
Se você achou que uma mala média não é o suficiente, será que você realmente precisa levar tudo o que separou?
Ainda vamos falar de como viajávamos e de como estamos viajando hoje, mas já vamos adiantar algumas dicas: como arrumar uma mala enxuta.
Há um tempo começamos a colocar em prática uma lição do Ricardo Freire: na hora de arrumar a mala, coloque tudo o que você quiser levar na viagem em cima da cama e coloque a metade de volta no armário.
Isso funcionou tão bem que fomos mais adiante ainda e, depois de já ter tirado a metade das coisas, a gente ainda guarda mais algumas!
Na prática
Por exemplo: em uma viagem de 14 dias, você levaria uma camiseta para cada dia? Considere que dá para usar a mesma camiseta por 2 vezes. Sim, é possível e não é um fim de mundo! Use a camiseta no primeiro dia, deixe ela pegando um ar no hotel no segundo dia, use-a no terceiro dia novamente e só então coloque-a na sacola de roupa suja. Pronto, já pode cortar o número de camisetas pela metade!
Se você considerar a possibilidade de lavar roupas no meio da viagem, vai ser possível reduzir ainda mais esse número! É isso que temos feito. Sempre procuramos marcar um hotel com lavanderia no meio da viagem.
Nós mesmos lavamos a roupa. Nos Estados Unidos é bem fácil encontrar hotéis com lavanderia – daquelas que as máquinas funcionam com moeda. E em outros lugares você sempre pode marcar um passeio a uma lavanderia self-service. Vai ser uma ótima oportunidade de conhecer a cultura local!
Para facilitar a arrumação da mala, nós temos uma lista que imprimimos quando começamos a arrumação e isso facilita muito. Em questão de uma hora já temos as malas (despachada e de mão) de nós três arrumadas.
Já reservou seu Hotel?
Nós sempre reservamos os hotéis de nossas viagens com antecedência para garantir ótimos preços. Para escolher o hotel, usamos o Booking. Desta forma, podemos ver de forma fácil quais os hotéis disponíveis, localização, as qualificações dadas por outros viajantes e, principalmente, o preço.
Mala de viagem de mão – a ideal
Além das alterações quanto à bagagem despachada (que fez com que mais gente passasse a voar apenas com bagagem de mão – exagerando às vezes na quantidade de volumes) as companhias aéreas passaram, há alguns meses, a restringir a quantidade, tamanho e peso das malas de bordo.
Em suma, agora somente é permitido o embarque, em voos com origem ou destino no Brasil, com uma mala de mão (para ser colocada no compartimento superior) e um item pessoal (para ser colocado embaixo do assento à sua frente).
A mala de bordo deve ter peso máximo de 10kg e medidas de 55cm de altura, 35cm de largura e 25cm de profundidade, incluindo bolsos, alças e rodas. O item pessoal (bolsa, mochila, ou similar) pode ter tamanho máximo de 45cm de altura, 35cm de largura e 20cm de profundidade.
Orientações Importantes
Sempre deixe na mala de mão objetos de valor como tablet, notebook, câmera fotográfica, joias, documentos, remédios, carregadores para os equipamentos eletrônicos, um agasalho e uma muda de roupa (nem que seja uma cueca/calcinha, um par de meias e uma camiseta).
Isso é importante, porque, caso sua mala seja extraviada, você não ficará tão prejudicado e ainda vai poder vestir alguma roupa limpa depois de um banho ao chegar no seu destino!
Também preste atenção aos itens que não podem ser levados a bordo. Armas, objetos pontiagudos ou cortantes (tesoura com lâmina maior de 6cm, navalha, canivete, facas, etc), substâncias tóxicas, explosivas ou inflamáveis e ferramentas (martelo, alicate, etc).
Em voos internacionais qualquer líquido, gel ou creme deve estar em uma embalagem de até 100 ml e armazenado em uma embalagem plástica (tipo aqueles para guardar alimentos com fecho) com capacidade de no máximo 1 litro (20cm x 20cm).
Em voos internacionais, alimentos para bebês (papinhas, mamadeiras e etc) podem ser levados na bagagem de mão desde que em quantidade adequada para os voos e conexões.
Dá para viajar apenas com mala de mão?
Sim! Já fizemos várias viagens apenas com mala de mão. Levando uma quantidade reduzida de roupas, uma mala de mão para cada um foi mais do que suficiente para passarmos até uma semana em São Paulo, Buenos Aires e Santiago.
No próximo item vamos falar por que não viajamos somente com malas de mão.
Nossas malas de viagem
Como falamos antes, há um tempo começamos a reduzir a quantidade de roupas que levamos em viagens e parece que a cada viagem tentamos levar ainda menos! Chega de levar roupas e não usar – aconteceu em mais de uma oportunidade!
Na primeira viagem com a Isabella ao Leste Europeu quando ela tinha 7 meses, tínhamos um kit de malas de viagem, então despachamos duas malas e levamos duas de bordo. Na mala despachada foram fraldas e leite em pó para toda a viagem e na volta o espaço foi substituído por coisas que compramos!
Sempre usávamos os 32kg de franquia, mas raramente despachávamos mais de duas malas (em uma viagem à Califórnia tivemos que comprar mais uma mala grande, pois trouxemos para casa muitos itens de cozinha).
Com a alteração da franquia de 32kg para 23kg aposentamos as malas grandes que tínhamos e passamos a usar apenas uma mala de viagem média para nós três, duas malas de mão e uma mochila – mesmo viajando para destinos de frio! Passamos 10 dias no sudoeste americano, no inverno, com uma mala média e duas de mão!
Viagem Internacional com bagagem de mão - É possível?
Só não viajamos apenas com mala de bordo para destinos internacionais porque sempre compramos coisas que têm que ser despachadas. Molhos, azeites e outros itens fazem o peso, facilmente, passar dos 10kg. Então vale a pena levar uma mala despachada para não precisar comprar uma durante a viagem!
Mas viajar apenas com mala de mão para fora do Brasil ainda é nossa meta! Não precisar esperar bagagem na esteira é uma maravilha 😊
Ah, e nossas malas de mão continuam dentro das especificações! Para não ter surpresa, sugerimos, se puderem, fazer um passeio ao aeroporto para medir as malas – para evitar dor de cabeça ou a surpresa de ter que pagar para despachá-las.
Como alternativa, você pode usar o aplicativo da Latam para fazer um teste. Baixe-o em seu celular e experimente a funcionalidade de realidade aumentada. Nos nossos testes, a mala foi aprovada (já tinha sido testada na caixa de verdade no aeroporto)!
Como que estas mudanças alteraram a forma com que vocês viajam? Estão pagando para despachar as malas de viagem ou reduziram a quantidade de coisas que levam?
Planejando uma viagem?
Depois de escolher o destino, achamos que o mais importante é saber onde ficar. Usamos o Booking para comparar preços de hotéis e fazer reservas em todas as nossas viagens. E eles garantem o menor preço!
Para alugar carro nós usamos a Rentcars.com para encontrar os melhores preços e opções com todos os seguros e taxas já incluídas. E o pagamento é feito em reais, sem IOF e pode ser feito de forma parcelada no cartão ou com desconto no boleto.
Este post contêm links de afiliados. Ao adquirir um serviço ou realizar uma hospedagem reservada por estes links, receberemos uma pequena comissão, sem que isso custe um centavo a mais para você.
Para salvar no Pinterest
Comments
No Comments