Quando a gente viaja pro exterior e tem que fazer conexão em algum aeroporto lá fora, a gente vai pesquisar qual é o procedimento. Já falamos como fazer conexão de voo internacional para doméstico nos EUA e conexão de voo internacional para outro voo internacional em Londres.
Mas e na volta? Como é o procedimento de conexão de voo internacional para doméstico na chegada ao Brasil?

Desembarcando em São Paulo
Conexão de voo internacional para doméstico na chegada ao Brasil
Claro que cada vez mais companhias estão voando para cidades que não São Paulo ou Rio de Janeiro, mas com as promoções que andam aparecendo muitas vezes acabamos fazendo conexões quando poderíamos voltar direto para casa.
Quando voamos com companhias brasileiras, geralmente informam tudo certinho, mas pelas companhias estrangeiras, algumas vezes já nos informaram errado, principalmente em relação as bagagens. Como elas saem etiquetadas até o destino final, geralmente ouvimos que só pegamos elas em casa - o que não é verdade.
Internet ilimitada na viagem
Hoje é impossível viajar desconectado! Nós sempre viajamos com chips adquiridos ainda no Brasil, com planos de dados e ligações que funcionam desde o momento do desembarque no exterior, e sem pagar taxas de deslocamento! A Travelmobile tem planos de dados e voz (inclusive ligações para o Brasil), para uso no mundo todo!
SEMPRE devemos retirar as bagagens no primeiro aeroporto que chegamos no Brasil, fazer alfândega e redespachar.

Área de retirada de bagagens em Guarulhos

Embarque doméstico em Guarulhos
Mas e qual é o procedimento de conexão de voo internacional para doméstico na chegada ao Brasil? Não é complicado.
É assim:
1º Desembarque: óbvio, mas é o primeiro passo.
2º Imigração: controle de passaporte, que é quando a Polícia Federal coloca no sistema que voltamos ao Brasil. E é quando estrangeiros têm a autorização para entrar no Brasil.
3º Retirada de bagagens da esteira: não importa se a sua bagagem já vem etiquetada até seu destino final. Como falamos antes, SEMPRE deve ser retirada no primeiro aeroporto que você chega no Brasil.
Já reservou seu Hotel?
Nós sempre reservamos os hotéis de nossas viagens com antecedência para garantir ótimos preços. Para escolher o hotel, usamos o Booking. Desta forma, podemos ver de forma fácil quais os hotéis disponíveis, localização, as qualificações dadas por outros viajantes e, principalmente, o preço.
4º Alfândega: se você está trazendo bens com valor acima de U$500 você deve declará-lo e pagar o imposto correspondente, procure a fila "Bens a Declarar". Se não tiver, é só seguir na fila "Nada a Declarar" ou algo parecido. Logo após a alfândega está o free shop: não é obrigatório, mas é a última oportunidade de fazer compras na viagem 🙂
5º Check-in de conexão: Após sair da área de desembarque, procure as indicações de "Check-in de conexão" ou "Check-in".
6º Redeaspacho de bagagem: nos balcões de check-in você redespacha as malas para o seu destino final. Dependendo do aeroporto, você deve procurar o check-in normal para redespachar as malas.
7º Embarque: refaça os procedimentos de segurança e siga para o portão de embarque de seu próximo voo!
Simples não?
Para facilitar, olha só esse gráfico, que está perfeito para você salvar no Pinterest!
Ficou com alguma dúvida? Pergunta aqui nos comentários!
Planejando uma viagem?
Depois de escolher o destino, achamos que o mais importante é saber onde ficar. Usamos o Booking para comparar preços de hotéis e fazer reservas em todas as nossas viagens. E eles garantem o menor preço!
Para alugar carro nós usamos a Rentcars.com para encontrar os melhores preços e opções com todos os seguros e taxas já incluídas. E o pagamento é feito em reais, sem IOF e pode ser feito de forma parcelada no cartão ou com desconto no boleto.
Este post contêm links de afiliados. Ao adquirir um serviço ou realizar uma hospedagem reservada por estes links, receberemos uma pequena comissão, sem que isso custe um centavo a mais para você.
Ótimo artigo, fiquei apenas com uma duvida , estou em um voo internacional , com destino ao Brasil (Comprei bagagem extra no aeroporto de origem), e então conexão doméstica , quando eu for despachar novamente minha bagagem, terei que pagar mais bagagem extra ? Um abraço e obrigado.
Olá Edson,
Se o próximo voo estiver no mesmo bilhete, provavelmente não.
Abraços
Boa noite, td bem? Amei seu blog!!! Tenho uma duvida. Olha só, vou para turquia e minha conexao é em portugal e tambem em porto. Como seria o procedimento já que é um voo doméstico de portugal a porto ? Eu tenho que passar pela imigração mesmo que a Turquia não seja do espaço schengen? Obrigada e beijos
Olá Renata
Provavelmente sim, pois você embarcará em um voo doméstico em Portugal 🙂
Abraços
SO QUE NAO!!!!!TODO ANO E NADA MUDA EM GUARULHOS, CHEGADA DE INTERNACIONAL PARA DOMESTICO E UMA BOSTA, NAO TEM SINALIZACAO, E NINGUEM SABE INFORMAR PRA ONDE SE DIRIGIR(TANTO NA CHEGADA COMO NA SAIDA) PRONTO FALE!!!!
Alguém sabe dizer a que horas fecha a zona de Redeaspacho de bagagem no aeroporto de Guarulhos? Acredito que 21h, confirma? Cheguei à noite de um vôo internacional e a área já estava fechada. Precisei desembarcar com todas malas e ir para hotel com elas antes de pegar um vôo doméstico no dia seguinte.
Olá Renan, não sabemos informar, seria melhor confirmar com a cia aérea.
Mas o despacho de bagagem geralmente é aberto algumas horas antes do voo, não sabemos se seria possível deixar as malas com a cia durante a noite.
Abraços
A latam por exemplo fecha 40 min antes do embarque
Oi! Quanto temoo vocês indicam pra todo esse procedimento? Quero comprar um voo onde a conexão é de 1h30.. será que eh suficiente?
Oi Gabriela
Até pode ser que você consiga, mas vai ter que correr!! Na nossa última passagem por Guarulhos, só pegamos as malas 1h depois do pouso, pois esse foi o tempo que demorou para elas aparecerem na esteira.
Abraços
Oi
Estarei voltando de Londres para o Brasil e terei uma conexao super rapida em Amsterdam. Terei q passar pela imigracao em Amsterdam?
Olá Jucelia.
Pelo que pesquisamos no site do aeroporto, o Schipol, achamos que não vai precisar passar por imigração, mas uma checagem de segurança sim.
Sugerimos que você questione isso quando fizer o check-in.
Abraços
Muito legal o blog de vocês! Parabéns!!! Fiquei com uma dívida quanto a declaração de bens... eu só devo pegar essa fila se minhas compras excederem US$ 500,00?
Olá Ramon.
Isso mesmo. Para mais informações, dê uma olhada aqui, pois alguns itens são isentos: http://idg.receita.fazenda.gov.br/noticias/ascom/2016/outubro/guia-da-receita-tira-duvidas-sobre-bens-trazidos-em-viagens e http://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/aduaneira/viagens-internacionais/guia-do-viajante/entrada-no-brasil/bens-do-viajante
Abraços
Bom dia!!! Intendi, oq aconteceu comigo foi o seguinte, a empresa me informou que retirariamos as bagagens no destino final, poa no caso, descemos em Guarulhos e não fizemos alfândega, chegamos em poa e nossas malas ficaram em Guarulhos. Me pergunto, qual a responsabilidade da LATAM em me informar que devo fazer alfândega quando chegar ao Brasil? Acredito que eles deveriam em algum momento fazer isso, até pq na LATAM Joanesburgo me informaram que eu pegaria minhas malas em POA, estou esperando minhas malas chegar a 5 dias, qual sua opinião?
Olá Eduardo
Esse pessoal que trabalha em nome da LATAM no exterior geralmente é terceirizado então não sabe qual é o procedimento aqui.
Pelo que lembro, nos voos que fizemos com a LATAM vindos do exterior, sempre logo após o pouso avisam que as bagagens devem ser retiradas e feita a alfândega.
Este mesmo aviso é feito pelo sistema de som do aeroporto de Guarulhos na área de retirada de bagagens.
Sugerimos que você entre em contato com um advogado de sua confiança para avaliar a situação.
Abraços
Bom dia! Um voo que sai de Orlando em direção a Fortaleza, mas tem conexão em Santiago do Chile e Guarulhos. Nesse caso, terei que recolher as malas no Chile, passar pela Alfândega de lá, redespachar para São Paulo, e fazer o mesmo no Brasil?
Olá Islandio.
No Chile, acreditamos que não será necessário retirar as malas nem fazer alfândega, pois se trata de uma conexão internacional (considerando que você virá para o Brasil logo em seguida, sem precisar sair do aeroporto). Nestes casos, como nem saímos da área de desembarque/embarque não é considerado que tenhamos entrado no país (é área de trânsito), então estes procedimentos não são necessários (mas confirme quando desembarcar em Santiago).
Em São Paulo, sim. Você deverá passar pela imigração, pegar as malas, fazer alfândega e despachar as malas novamente, pois estará entrando no Brasil.
Boa viagem!
Boa tarde,
Estou com uma viagem para Punta Cana, saindo de Vitoria ES, conexão em BH de 2:30, e no Panamá, e na volta conexão Panamá, RJ com espera de 2:00, Vitoria.
Minhas dúvidas, no vôo de ida terei que fazer o checkin e despachar as malas novamente em BH, visto que a companhia aérea é outra, foi feito uma unica comprada do trajeto pela Decolar.
E na volta o precedimento vai ser, desembarcar no Rj, pegar as malas e redespachar para Vitoria?
Olá Viviane.
Já que todos os trechos de ida estão na mesma passagem, na ida, você provavelmente despachará as malas e as pegará no destino final (confira no check-in em Vitória se as malas já serão etiquetadas até Punta Cana). Talvez seja necessário passar no guichê da cia aérea que fará o trecho BH-Panamá apenas para uma checagem da documentação, confira isso também no check in!
Na volta é isso mesmo. Você terá que pegar as malas no Rio e redespachar para Vitória.
Abraços e boa viagem!
Boa tarde, você poderia me ajudar?
Estou com um vôo MIA-FOR (direto) que foi cancelado pela empresa aérea.
Já tinha outro trecho FOR-GYN marcado em outra companhia para visitar a família.
Sugeriram a remarcação para um vôo MIA-BSB-FOR, mas que chegaria em FOR depois da saída do meu vôo doméstico. A minha proposta foi descer em BSB e desconsiderar o último trecho, mas a agência disse que eu não posso fazer isso e tenho que voar até FOR - já até me ofereceram vôos ridículos de 24h de duração pra isso.
A minha pergunta: como eu vou ter que pegar as malas em BSB (primeiro aeroporto no Brasil), eu posso simplesmente sair do aeroporto e dar no show no outro vôo, correto? Há alguma implicação quanto a isso?
Obs.: Ainda terei que pagar taxa de cancelamento/no-show no meu vôo doméstico por conta de cancelamento deles. :/
Valeu!!
Olá Bruno
Não temos conhecimento de cias fazendo esse tipo de cobrança caso seja dado no-show no último trecho. Há alguns sites que até sugerem essa prática para economizar em passagens. A gente só não voaria o próximo trecho com essa cia. Ah e se sua passagem de volta for com eles, achamos que podem cancelar sua volta.
Abraço
Quanto a isso, não há problemas, porque esse vôo é o de volta. Eu abandonaria apenas o último trecho (doméstico) do vôo de volta.
Olá! ótimas dicas 😀 vou aproveitar e fazer uma pergunta, caso possa me ajudar!
Tenho um voo marcado pela Emirates chegando numa sexta-feira as 15:25 no Galeão. Preciso ir pra Curitiba porém ainda não comprei a passagem, tem um voo GIG-CWB partindo 17:05, ele seria ótimo pois o preço esta o melhor e eu ganharia tempo. Você acha que eu teria tempo suficiente? Obrigado
Olá Henrique.
É complicado tentar adivinhar se vai dar tempo! Nós já ficamos uma hora esperando a mala chegar para poder passar na alfândega, mas outras vezes foi rapidinho.
Uma hora e meia pra fazer imigração, pegar a mala, passar na alfândega e fazer novo check-in nos parece pouco. Pode ser que dê tudo certo, mas e se o voo atrasar? Se a alfândega te parar e pedir para abrir as malas? Nós sempre viajamos com uma margem grande de tempo quando as passagens não estão no mesmo bilhete.
Abraços
Olá !!! Como vão? Gostaria de dicas de vocês para o meu caso, que é bem semelhante ao do colega acima. Tenho 2:10 para desembarcar em Guarulhos de um voo que chega de Porto pela TAP no Terminal 3 às 18:40 e embarcar em um voo da Gol para Belo Horizonte que sai às 20:50 (voos comprados separadamente), o devo fazer para reduzir ao máximo meu tempo e não ter problemas?
Olá Luíza.
A primeira opção para reduzir o tempo seria não despachar bagagem! Já esperamos cerca de uma hora desde o desembarque para a mala aparecer na esteira (mas geralmente elas aparecem antes disso). Sabemos que é difícil, mas se tiver como, vale a pena!
A segunda forma de economizar tempo é não passar pelo free shop. Logo que você chegar nele, há uma saída à esquerda, um pouco escondida, próxima ao estacionamento dos carrinhos de bagagem.
Você também pode confirmar com a Gol se você pode usar o check in de transferência/conexão do terminal 3 para fazer o check-in (e despachar bagagens). Um primo nosso acabou de vir dos EUA para Porto Alegre, voando LATAM, mas como as passagens estavam separadas, ele teve que fazer check-in (e despachar bagagens) no terminal 2. Sem bagagem despachada, você pode fazer o check in online e ir direto para o embarque.
Se ao fazer a inspeção de segurança (raio-x) no Terminal 2 a fila estiver muito grande, converse com um atendente e informe que sua conexão é apertada. Talvez possam lhe direcionar a uma fila preferencial.
Abraços
Ola! Muito obrigado por esclarecer muitas dúvidas. Esse redespacho de bagagem fica onde no terminal 3 de Guarulhos, pode tentar explicar o jeito mais fácil de chegar até lá? Eu tenho um voo que chega dos Estados Unidos as 8:50 e tenho q pegar outro voo pela azul no terminal 1 as 10:10 então tenho 1:20 para fazer isso tudo. Sei que vai ser uma loucura e muito corrido mas foi oq achei mais em conta. Se caso eu não pegar essa mala na esteira eles enviam para minha casa depois? Desde já muito obrigado.
Olá Victor.
O check in de conexão no terminal 3 de Guarulhos fica logo após a saída do desembarque. Há indicações bem visíveis.
Pelo que sabemos é obrigatório pegar as malas para fazer alfândega! Inclusive essa mensagem é dada várias vezes pelo sistema de som do aeroporto na área das esteiras. Não sabemos informar o que acontece se você deixar as malas pra trás.
Recomendamos que você entre em contato com a Azul e esclareça essas dúvidas.
Abraços
Boa noite, tenho um voo vindo de Miami com destino final em Belo Horizonte (Confins) porém o voo tem chegada primeiro em GRU com 2:20 de parada para conexão. Nesse caso liguei para a cia (Latam) e me informou que não faríamos alfândega em GRU e que as malas iriam diretamente para Confins e lá que faríamos alfândega . Isso procede ? Pois caso seja feito alfândega em GRU não farei o trecho final até Belo Horizonte pois São Paulo fica mais perto da cidade a qual moro.
Olá Carlos.
Se você desembarcar em GRU, terá que fazer alfândega, com certeza.
Você ligou para qual telefone da Latam?
Abraços
Se eu viajar apenas com a mala de mão tenho que fazer o check in no balcão aqui no Brasil na volta?Ou posso só fazer on-line e ir direto?
Olá Beatriz
A princípio você poderá fazer o check in online e direto para o embarque, mas isso vai depender da companhia e do destino. Para alguns destinos (ex. EUA) no check in o atendente verifica se você tem visto válido.
Sugerimos que você confira com a empresa aérea.
Abraços
oi,gostei do blog.tenho 1 pergunta,tenho um voo de ewr para udi ,mas com conexao em gru,tenho que ir para o t1 ,as malas sao despachadas no t3 onde chego?
Oá Maisa
Olha, na última vez que passamos por lá, eu não tenho certeza, mas acho que tem um check-in de conexão da Azul sim, logo após a saída do freeshop do T3.
Abraços
Olá. Tenho uma dúvida, estou com viagem marcada para o próximo mês saindo de Lisboa Portugal, com conexão em BH e destino final em Vitória ES. Possui apenas 1 código de reserva, pois comprei o bilhete com o destino final, irei com minha bebê que tem direito a despachar uma mala de 10 kg sendo voo internacional. Minha dúvida é, se em BH terei que pagar a bagagem extra da bebê por ser voo doméstico. Obrigada
Olá Raielly.
Depende das regras de cada tarifa. Mas, geralmente, se o voo doméstico está na mesma reserva do internacional (pelo que você falou sim), não precisa pagar.
Abraço