Como já falamos, há duas semanas fomos para Florianópolis para participar do 2º Encontro de Blogueiros de Viagem em Família. Não foi nossa primeira vez na Ilha da Magia, mas foi a primeira com uma programação oficial.
Além de revisitar alguns dos lugares que mais gostamos na cidade, tivemos a oportunidade de conhecer alguns outros super bacanas e também rever amigos e desvirtualizar, conhecendo pessoalmente outras famílias que, assim como nós, sempre dão um jeito de levar os pequenos (alguns não mais tão pequenos assim) nas viagens.
Decidimos ir de carro de Porto Alegre a Florianópolis, pela economia nas passagens e para termos mobilidade na cidade, fazendo alguns passeios não oficiais. Achamos que não vale a pena ficar em Florianópolis sem carro, pois as distâncias são longas e se ficarmos dependendo de táxi vai uma fortuna!
Florianópolis, ou Floripa, é muito lembrada por suas praias ótimas para surf, festas, réveillon e os beach clubs, mas a cidade tem muito mais a oferecer.
Tem praias calmas, ideais para crianças, como Jurerê, Daniela e até mesmo a Barra da Lagoa. Para quem gosta de comer, como nós, há quatro polos gastronômicos excelentes, com opções para todos da família e muita história. Conhecemos três deles: Santo Antônio de Lisboa, Lagoa da Conceição e Ribeirão da Ilha e podemos dizer que dá para comer muito bem sem gastar um horror. A sequência de camarões é imperdível!
Mais uma vez nos surpreendemos em como cada região da cidade é diferente da outra. Na nossa visita anterior, já havíamos percebido e nesta vez, isso só foi reforçado. Santo Antônio de Lisboa parece um pedacinho de Portugal (e da história) não muito distante da opulência de Jurerê Internacional. Em Ingleses, parecíamos estar em uma cidade pequena praiana, mas bem próximo de um super resort, o Costão do Santinho.
E a cidade tem uma ligação incrível com a natureza. Por isso não é de surpreender que o Projeto Tamar tem uma unidade aberta a visitação em Florianópolis.
Já reservou seu Hotel?
Nós sempre reservamos os hotéis de nossas viagens com antecedência para garantir ótimos preços. Para escolher o hotel, usamos o Booking. Desta forma, podemos ver de forma fácil quais os hotéis disponíveis, localização, as qualificações dadas por outros viajantes e, principalmente, o preço.
Uma coisa que sentimos bastante diferença em relação a Porto Alegre foi em relação à segurança. Em uma das noites ficamos hospedados no centro, e fomos e voltamos caminhando até o restaurante onde jantamos – coisa que jamais faríamos em Porto Alegre! Também percebemos que a maioria dos prédios não possui cerca elétrica ou outros dispositivos de segurança ostensivos.
Então, como sugestão de roteiro, fica começar o dia com um bom café da manhã, depois seguir para o Projeto Tamar na Barra da Lagoa.
As crianças adoram, pois podem ver de perto várias espécies de tartarugas e aprendem sobre o hábito destes animais, bem como os riscos que correm e o que pode ser feito para salvá-los. Acima de tudo, o trabalho do Tamar é conscientizar a população para a proteção das tartarugas marinhas.
O almoço pode ser em um dos diversos restaurantes do Mercado Público ou se for em um sábado, ficamos sabendo que a feijoada do restaurante do Hotel Maria do Mar (servida durante o inverno) é a mais famosa da ilha!
No caminho da Lagoa para o Centro, é legal parar no mirante, pois a vista é muito bonita.
Em seguida um passeio pelo Centro, conhecendo um pouco mais dos detalhes da história desta cidade encantadora. Se o almoço não foi no Mercado, a visita é obrigatória. Ele foi todo reformado recentemente e é incrível! Recomendamos fazer o passeio com um guia, que aliás, poderá lhe acompanhar em outros passeios também. Com eles aprendemos que para voltar a Florianópolis você tem que dar uma volta na figueira centenária!
Que tal alugar um carro?
Com carro em uma viagem ficamos livres para fazer tudo o que foi programado - e para mudar a programação também. Nós usamos a Rentcars.com para fazer nossas reservas e encontrar as menores tarifas oferecidas pelas principais locadoras. E pagamos em reais, sem IOF e de forma parcelada no cartão.
Para o melhor por do Sol de Florianópolis, siga para Santo Antônio de Lisboa. Como o nome diz, parece um pedaço de Portugal (e uma viagem no tempo). Ali há vários restaurantes, e uma pracinha incrível para as crianças, caso você já deseje ficar para a janta.
Outro passeio – se é que dá pra chamar de passeio – que recomendamos experimentar é o day-use do Costão do Santinho, várias vezes escolhido como o melhor resort do Brasil. Com o day-use você poderá usufruir de toda a estrutura do resort, como quadras esportivas, trilhas (o passeio até as dunas e o sandboard – ou esqui-bunda – é incrível), assim como as piscinas e os restaurantes. Mas se quiser aproveitar ainda mais, é legal ficar hospedado por lá! A estrutura do Hotel Internacional é fantástica, assim como a vista!
Também não deixem de fazer a trilha - super acessível - para ver as inscrições rupestres.
E se você quiser fazer algo diferente e gosta se esportes, o Jurerê Sports Center tem uma excelente estrutura e programação com várias atividades, como arco e flecha, que são abertas ao público (paga-se uma taxa por cada atividade).
Para hospedagem, no centro o Castelmar Hotel é uma excelente opção, como já contamos aqui. Na região norte da ilha em Ingleses, o Costa Norte Ingleses mais parece um mini-resort (aqui falamos porque)! Uma opção super econômica e simples, é o Hotel Geranius (mas peça para ficar em um apartamento no andar superior). Em Jurerê a Pousada dos Chás Boutique Hotel é um charme – e tem chá da tarde incluído na diária, o Jurerê Beach Village fica grudado na areia, com uma estrutura legal e o Il Campanário faz a gente achar que está em algum lugar da Itália.
Para ver mais dicas de Florianópolis, aqui estão todos os nossos posts sobre a Ilha da Magia.
Planejando uma viagem?
Depois de escolher o destino, achamos que o mais importante é saber onde ficar. Usamos o Booking para comparar preços de hotéis e fazer reservas em todas as nossas viagens. E eles garantem o menor preço!
Para alugar carro nós usamos a Rentcars.com para encontrar os melhores preços e opções com todos os seguros e taxas já incluídas. E o pagamento é feito em reais, sem IOF e pode ser feito de forma parcelada no cartão ou com desconto no boleto.
Este post contêm links de afiliados. Ao adquirir um serviço ou realizar uma hospedagem reservada por estes links, receberemos uma pequena comissão, sem que isso custe um centavo a mais para você.
As atividades feitas foram um convite em razão de nossa participação no 2º Encontro de Blogs Experts em Viagens com Filhos, organizado pelo Floripa Convention & Visitors Bureau, porém o relato reflete nossa opinião sobre os locais visitados.
Não deixe de ver os posts dos outros Blogs Experts em Viagens com Filhos participantes deste encontro!
Comments
No Comments