Veja aqui tudo o que é possível fazer em Oslo quando você tem apenas 24 horas na cidade!
Nossa estadia em em Oslo era de apenas 24 horas, então não podíamos perder tempo, por isso já saímos de casa com o roteiro praticamente pronto!
A primeira decisão foi ficar em uma boa localização e para isso escolhemos o Scandic Byporten que fica junto ao shopping anexo à estação de trem. Uma facilidade e tanto! Super perto era também Oslo Visitors Center, onde pegamos nossos passes que dariam direito ao uso ilimitado de transporte público e entrada em praticamente todas as atrações.
Nosso roteiro foi dividido em 2 pois tínhamos dois dias pela metade - uma tarde e uma manhã.
Olhem o que deu pra fazer no primeiro dia.
Andamos pela Karl Johans Gate em direção ao Palácio. Passamos pelo Congresso, Teatro Nacional e Prefeitura.
Chegamos ao Palácio, de onde se tem uma bela vista da cidade. Continuamos até o Vigeland Park passando por áreas residenciais super bacanas e ficamos impressionados com o verde dos gramados e as árvores todas com folhas - uma Escandinávia que só encontramos assim no verão!
Ao chegamos no parque nos impressionamos com o tamanho do Vigeland Park, o maior parque no mundo de esculturas de um único artista. Foi criado para expor as esculturas do artista Gustav Vigeland ou como Isabella chamou, os peladões 🙂 Sim porque todas as estátuas estão nuas em poses do dia-a-dia: brincando, correndo, pai segurando filho, enfim, de uma naturalidade incrível, tanto as de bronze como as gigantes de pedra. E os jardins são impecáveis.
Depois fomos de bonde até o bairro de Grunerlokka, cheio de restaurantes e bares, mas nosso destino era o Mathallen, um mercado de comidas que tínhamos muita curiosidade de conhecer. Infelizmente não foi desta vez. Quer dizer, conhecermos mas não comemos lá pois mesmo sendo pouco depois das sete já estava tudo fechado. No site dizia que fechava tarde - tarde é relativo na Noruega!
Voltamos ao hotel de ônibus e a janta foi fruto de uma ida ao supermercado.
Na manhã seguinte mais uma vez abusamos do transporte público gratuito por termos o Oslo Pass e de ônibus e barco chegamos ao Museu Fram, dedicado exclusivamente ao barco Fram, do início do século XX, que foi usado em várias expedições ao Polo Norte e Polo Sul.
A Isabela adorou poder entrar no barco, conhecer como era a vida a bordo e algumas das viagens que foram feitas.
Em frente ao Fram visitamos o Kon-Tiki Museum enquanto esperávamos o ônibus. Como o museu é pequeno, deu para fazer rapidinho a visita e conhecer este barco que foi construído de forma artesanal e navegou da Noruega até a Polinésia!
Mais um ônibus e chegamos o Viking Ship Museum. Lá ficamos cara-a-cara com dois barcos Vikings recuperados em ótimo estado de conservação, além de vários outros artefatos da época dos destemidos navegadores.
Já no caminho de volta a parada foi a fortaleza de Akershus. Demos uma voltinha rápida pelos jardins e seguimos adiante.
Caminhamos até a Ópera, que é impressionante, tanto por fora quanto por dentro. Toda a área está sendo revitalizada em um plano de até 2025 estar cheia de novos prédios e áreas livres. A vontade era de sentar ali no café da Ópera para almoçar, mas o tempo não permitia (nem o dinheiro) então seguimos para conhecer a Ostbanenhallen, estação de trem convertida em mercado.
Para terminar pegamos o metrô e fomos até o Munch Museum, para conhecer as obras do artista e o famoso quadro O Grito.
Voltamos ao hotel para pegar as malas, fazer o check-out e pegar o trem para Estocolmo.
Nos arrependemos de não ter ficado mais tempo em Oslo. A cidade é super agradável de caminhar e tem muitas outras atrações que tivemos que deixar para outra oportunidade - em uma viagem assim, não dá para fazer tudo. Mas não nos arrependemos. Certamente vamos voltar a Oslo com mais tempo (e mais dinheiro - a comida é bastante cara na Noruega). Como deu para ver, usamos bastante o transporte público e o Oslo Pass para entrada nas atrações. Recomendamos bastante!
Mais algumas fotos de Oslo...
No planejamento da viagem, pegamos informações dos blogs London, sô e Andarilhos Pelo Mundo.
Agradecemos ao Visit Oslo pelos Oslo Pass que nos proporcionaram acesso gratuito ao transporte público e atrações visitadas.
Planejando uma viagem?
Depois de escolher o destino, achamos que o mais importante é saber onde ficar. Usamos o Booking para comparar preços de hotéis e fazer reservas em todas as nossas viagens. E eles garantem o menor preço!
Para alugar carro nós usamos a Rentcars.com para encontrar os melhores preços e opções com todos os seguros e taxas já incluídas. E o pagamento é feito em reais, sem IOF e pode ser feito de forma parcelada no cartão ou com desconto no boleto.
Este post contêm links de afiliados. Ao adquirir um serviço ou realizar uma hospedagem reservada por estes links, receberemos uma pequena comissão, sem que isso custe um centavo a mais para você.
Luiza Ferrari
Fiquei feliz por ter ajudado! 🙂
Lindas as fotos.
Bjinho
Malas e Panelas
🙂
gleiber
Oi Andrea, oi Luciano, que legal que vocês se lembraram da gente e nos fizeram uma visitinha. Oslo é mesmo um lugar encantador, né?
Malas e Panelas
Oi Gleiber
Pegamos muitas dicas lá do Andarilhos.
Incrível a diferença das paisagens que vocês viram e que a gente viu. Nem parece o mesmo lugar!
E queremos muito voltar a Oslo. Muito bacana mesmo!
Abraços