Já fomos diversas vezes para os Estados Unidos e mesmo assim sempre tem um lugar novo para conhecer por lá. Na última vez (janeiro de 2019) fizemos uma viagem para o Texas. Foram apenas cinco dias, mas visitamos lugares incríveis e comemos muitíssimo bem. Nesse post vamos falar um pouco sobre o planejamento de uma viagem para o Texas.
Granbury, Texas
- Porque fizemos uma viagem para o Texas
- Onde fica o Texas
- Como chegar no Texas
- Algumas curiosidades sobre o Texas
- As principais cidades do Texas
- O que fazer no Texas
- Quantos dias devo ficar no Texas
- Como se locomover no Texas
- Hotéis no Texas
Porque fizemos uma viagem para o Texas
Quem nos acompanha já deve ter percebido que os Estados Unidos é um dos destinos que mais visitamos e mais aparece aqui no blog. Há quem deva pensar: de novo? Mas sempre repetimos o clichê: os Estados Unidos é tão grande e tem tanto lugar para conhecer que mesmo viajando para lá todas as vezes ainda não conheceríamos tudo o que queremos conhecer por lá.
Resolvemos fazer uma viagem para o Texas porque queríamos conhecer um destino diferente nos EUA e que não fosse tão longe de Miami. Deixa a gente explicar. Essa viagem foi feita em janeiro/fevereiro de 2019 e a parte principal da viagem foi um cruzeiro pelo caribe no navio Harmony of the Seas, que partia de Fort Lauderdale, perto de Miami.
Waco, Texas
Não queríamos passear novamente por Miami nem Orlando. Pensamos em ir até Savannah, na Georgia, mas queríamos mesmo era um lugar que ainda não conhecíamos. Comentando os planos com um casal de amigos nossos, eles falaram que iriam viajar na mesma época que a gente, que também queriam fazer um cruzeiro e iriam para o Texas, onde eles têm família.
Como as passagens seriam emitidas com pontos (contamos aqui como fazemos para acumular pontos Multiplus), conseguimos um voo pela American (parceira da Latam) para Dallas e assim definimos que conheceríamos o Texas. O próximo passo era definir o roteiro.
Onde fica o Texas
O Texas fica no sul dos Estados Unidos, fazendo fronteira com o México e é banhado por um bom pedaço do Golfo do México também. É o segundo maior estado americano em extensão territorial (só perde para o Alasca), mas o maior se considerarmos os 48 estados que ficam juntos no continente.
Mapa: Google Maps
Como chegar no Texas
Do Brasil para o Texas há voos diretos da American Airlines de São Paulo a Dallas e da United Airlines de São Paulo e Rio de Janeiro a Houston. Claro que também dá para fazer conexão em Miami, Orlando, Atlanta, Nova York, Panamá. Com conexão as melhores opções são via Miami e Atlanta, tanto em número de voos quanto em tempo de voo. Se tiver dúvidas em como fazer conexão nos Estados Unidos, dê uma olhada nesse post.
Se você já estiver nos EUA, de carro dá pra fazer uma road trip super bacana de Miami ao Texas, passando pelas praias da Flórida e por New Orleans. A gente até cogitou essa opção, mas nosso tempo era muito curto, afinal, são quase 2000km de Houston a Miami! Ou da Califórnia ao Texas, passando pelo Arizona e Novo México.
Também é possível ir de trem - se você já estiver nos EUA, claro! Em 1998 fizemos uma viagem de trem de Los Angeles a Nova York, passando pelo Texas. Passando mesmo, pois apenas descemos rapidinho nas estações de El Paso e Houston - mas dava para dizer que já havíamos ido ao Texas antes!
Algumas curiosidades sobre o Texas
O Texas já foi uma república independente. Em 1836 após a batalha do Alamo, o Texas se tornou independente do México, país do qual fazia parte até então. Nove anos depois, em 1845, foi incorporado aos Estados Unidos.
O Texas é conhecido como o "Lone Star State", traduzindo, o Estado da Estrela Solitária, para lembrar de que um dia foi uma república independente e da busca pela liberdade. No topo do capitólio (a sede do governo, em Austin), está uma estátua representando a Liberdade. Por isso, o pessoal é bem orgulhoso do Estado.
Hico, Texas
O nome Texas vem da palavra táysha do idioma Caddo, de uma das tribos originárias da região. Os espanhóis usavam como tejas ou texas. Tá, mas e porque tanta informação? Porque a palavra originalmente significava "amigo" e de todos os estados americanos por onde já passamos, foi onde encontramos as pessoas mais simpáticas! Fazem jus à origem do nome.
No Texas não tem apenas cowboys! É pelo que são mais conhecidos, mas a parte de empresas de tecnologia é super desenvolvida por lá.
Ainda, a influência espanhola/mexicana está na arquitetura e, principalmente, na comida. O barbecue é famoso, mas o chili é o prato oficial do estado e os tacos são sensacionais - essa é a cozinha Tex-Mex.
As principais cidades do Texas
Quando a gente pensa em Texas a primeira cidade que lembramos é Dallas. Quem tem mais de 40 anos vai lembrar do seriado famoso com o mesmo nome e lá foi assassinado o presidente John F. Kennedy.
Outra cidade famosa é Houston, afinal, você já deve ter ouvido a frase "Houston, we have a problem", do filme Apollo 13, que contou a história da missão Apollo 13 da Nasa. A central de controle da missão era em Houston.
Waco, Texas
Outras cidades importantes do Texas são Austin, que é a capital e conhecida pelo festival de música, filme e mídias digitais, o South by Southwest, ou SXSW bem como San Antonio, rica em história e uma das cidades que mais crescem nos Estados Unidos.
Nos Estados Unidos, Waco está bem em moda em razão dos protagonistas do programa de TV Do Velho ao Novo (Fixer Upper) Chip e Joanna Gaines. O programa passou por 6 temporadas lá nos Estados Unidos e além de transformar a vida da família Gaines, transformou Waco - mas vamos falar mais sobre isso adiante.
O que fazer em uma viagem para o Texas
Como em todas as cidades grandes você encontra opções de cultura, história, artes, esportes e no Texas não é diferente. Ao planejar uma viagem para o Texas, você encontrará museus que são referência (como o Alamo em San Antonio e Sixth Floor Museum em Dallas), a vida noturna em Austin, ou a gastronomia com os restaurantes de barbecue e comida Tex-Mex.
Mas as cidades pequenas são ricas em história e artesanato, de todas as formas. São produtos que vão desde lembranças a objetos de decoração e vestimentas feitas por artesãos locais.
Grandbury, Texas
Comer também é algo que se faz muito bem no Texas. São famosos os barbecues e os tacos, estes pela influência mexicana. Quanto aos doces, as tortas também não devem ser esquecidas. Todos apresentam várias opções e cada lugar tem as suas peculiaridades.
Por ser o maior estado continental, se você decidir ir de uma cidade principal a outra, as distâncias podem ser grandes. As freeways estão por todos os lados, mas recomendamos sair um pouco delas e andar por estradas secundárias.
Nossa sugestão de roteiro é começar por Dallas e Fort Worth, seguir a Waco passando por Granbury e Hico. Em seguida explorar Austin e, rumando ao sul, passando por Lockhart, pelos outlets de San Marco e não deixe de conhecer também Gruene em New Braunfels antes de chegar a San Antonio.
Two Bros. BBQ - San Antonio, Texas
Depois de conhecer o Alamo, as missões e o River Walk em San Antonio você pode ainda seguir a Houston e visitar as instalações da Nasa por lá.
Parques de diversão no Texas? Sim. No Texas você encontra o Six Flags over Texas entre Dallas e Fort Worth, o Six Flags Fiesta Texas em San Antonio e também em San Antonio o SeaWorld.
Ainda vai ter muito o que conhecer no Texas, mas visitando esses lugares você vai ter conhecido as principais atrações do estado.
Quantos dias reservar para fazer uma viagem para o Texas
Isso vai depender de cada um! O mínimo que recomendamos é 5 dias para pelo menos aproveitar um pouco de tudo. De 10 dias a duas semanas vai dar pra conhecer e aproveitar tudo com bastante calma.
Como se locomover no Texas
Recomendamos muito alugar um carro. Um carro vai te dar uma liberdade enorme para fazer um roteiro que te deixe visitar cidades pequenas também. E mesmo nas cidades grandes, que são sempre bem espalhadas e apresentam distâncias grandes entre as atrações, vai ser útil e, principalmente, econômico. Não é difícil conseguir estacionar. Mesmo nos estacionamentos pagos os valores não são exorbitantes como em Boston.
Que tal alugar um carro?
Com carro em uma viagem ficamos livres para fazer tudo o que foi programado - e para mudar a programação também. Nós usamos a Rentcars.com para fazer nossas reservas e encontrar as menores tarifas oferecidas pelas principais locadoras. E pagamos em reais, sem IOF e de forma parcelada no cartão.
Nas cidades grandes você até pode deixar para usar o transporte público ou táxis, mas vai ser mais demorado ou poderá acabar gastando mais. Sempre é possível estimar o preço de uma corrida usando os apps Uber e Lyft.
E mesmo com uma malha viária excelente, ao fazer uma viagem para o Texas, você vai pegar um pouco de trânsito nos horários de movimento nas cidades grandes. Por isso recomendamos usar o Waze e ter um plano de internet no seu celular (faça um plano de roaming interacional com a sua operadora ou compre um chip para uso nos Estados Unidos).
San Antonio, Texas
Entre uma cidade e outra você pode usar o trem. A Amtrak conecta Dallas, Fort Worth, Austin, San Antonio e Houston e você pode comprar um passe e usar o trem a vontade. As vantagens? Você pode apreciar a vista, as poltronas são confortáveis e há um vagão restaurante. As desvantagens? Os horários são limitados (geralmente apenas um por dia) e é demorado. De trem de Dallas a Austin demora 6 horas, enquanto de carro são 3 horas de viagem.
Ainda, de uma cidade a outra você pode usar o serviço de ônibus da Greyhound que é uma das maiores (se não a maior) empresa de ônibus nos Estados Unidos. As vantagens? São diversos horários por dia, o tempo de viagem é quase o mesmo do carro, os preços são camaradas e você consegue chegar a algumas cidades menores. As desvantagens? A principal é o (des)conforto e você estará andando por freeways e as paisagens tendem a ser sem graça.
Hotéis no Texas
Como em todos os lugares nos Estados Unidos, você vai conseguir preços mais baratos se ficar em áreas mais afastadas do centro das cidades. Nós sempre escolhemos hotéis de rede pois sabemos exatamente o que vamos encontrar – e eles têm os melhores preços - e café da manhã incluído (quase sempre)!
Já reservou seu Hotel?
Nós sempre reservamos os hotéis de nossas viagens com antecedência para garantir ótimos preços. Para escolher o hotel, usamos o Booking. Desta forma, podemos ver de forma fácil quais os hotéis disponíveis, localização, as qualificações dadas por outros viajantes e, principalmente, o preço.
Hotéis que não pertencem a redes são mais charmosos – e mais caros. As localizações podem ser bem mais agradáveis ou facilitar muito a locomoção a pontos principais da cidade. Se você estiver sem carro, pode ser que valha a pena gastar um pouco mais em hotel para economizar em transporte.
É pra não esquecer onde você está!
Em San Antonio queríamos muito ter ficado hospedados em um algum hotel próximo ao RiverWalk, mas ficamos em um Comfort Suites distante do centro, com ótimas instalações. Nosso quarto era enorme!
Em Waco pegamos um La Quinta novinho em folha. E em Gruene/New Braunfels um Country Inn and Suites que também era impecável.
Para um roteiro de viagem para o Texas, visitando Dallas, Austin, San Antonio e Houston além de outras cidades menores, fique de olho que vem outro post em breve.
Planejando uma viagem?
Depois de escolher o destino, achamos que o mais importante é saber onde ficar. Usamos o Booking para comparar preços de hotéis e fazer reservas em todas as nossas viagens. E eles garantem o menor preço!
Para alugar carro nós usamos a Rentcars.com para encontrar os melhores preços e opções com todos os seguros e taxas já incluídas. E o pagamento é feito em reais, sem IOF e pode ser feito de forma parcelada no cartão ou com desconto no boleto.
Este post contêm links de afiliados. Ao adquirir um serviço ou realizar uma hospedagem reservada por estes links, receberemos uma pequena comissão, sem que isso custe um centavo a mais para você.
Para salvar no Pinterest
[…] início de 2019 fizemos uma viagem pelo Texas e já falamos do planejamento da viagem ao Texas, o que fazer nas principais cidades no Texas e onde comer no […]