Um molho de tomate com frango igual (ou bem parecido) ao que a minha avó fazia. Lembrança culinária de infância com este Molho de tomate da Nonna.
Oi pessoal, Luciano escrevendo hoje.
Quando eu era pequeno, adorava ir para a casa dos meus avós paternos. Isso significava que ia ter muita brincadeira, pois os primos estariam reunidos também, mas além disso, significava que seria servida a comida da Nonna - e que seria boa! Claro que eu não tinha a dimensão disso naquela época, mas a hora do almoço era especial.
A mesa era enorme para acomodar todo mundo e as crianças sentavam amontoadas em um banco junto à parede. O que eu mais lembro de comer lá era polenta, claro, massas que eram feitas em casa, um rocambole de massa e abóbora cozido na água, galinhada, passarinhada, ovelha assada...
Mas o que eu mais sinto saudade é do molho de tomate e frango. Era maravilhoso. Até hoje eu só havia comido um parecido no restaurante Galpão Costaneira, em Cambará do Sul. Até que resolvi tentar, mais uma vez, fazer igual - ou pelo menos parecido.
Esta última tentativa ainda não ficou exatamente igual, mas muito parecido - o que já é uma vitória!
Mais molhos para massas
Molho Alfredo com Frango
Salsa Caruso: molho para massas típico do Uruguai
Molho de Tomate Fácil
Carbonara com Mortadela
- 1 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 2 colheres de azeite de oliva
- 800g de tomate
- 1 xícara de água
- 1 folha de louro
- 2 sobrecoxas de frango (com pele)
- Sal e pimenta a gosto
- Refogue a cebola e o alho com o azeite até que a cebola fique transparente (uns 3 minutos)
- Tempere o frango com sal e pimenta.
- Adicione o frango à cebola, com o lado da pele para baixo e frite por uns 5 minutos, depois vire e frite mais 5 minutos.
- Junte o tomate picado e a água, baixe o fogo e deixe cozinhando, mexendo de vez em quando por uns 40 minutos - até que o frango comece a se desfiar.
- Corrija o sal e adicione um pouquinho de pimenta preta moída na hora.
- Para servir retire a pele e os ossos.
- O rendimento é para 4 porções de massa.
Claro que ela fazia em uma panela de ferro no fogão a lenha - e isso faz toda a diferença, então fizemos na panela de ferro esmaltado e com um cozimento mais lento.
Dá pra ver que ficou bom pois o prato foi raspado!
Comments
No Comments