Não lembramos quando foi a primeira vez que fizemos essa mousse de maracujá, nem de onde saiu a inspiração, nem se foi inventada ou adaptada de algum lugar! Só sabemos que essa sobremesa com maracujá é um sucesso absoluto e nos almoços de família!
Clique aqui para ir direto à receita.
O que faz essa mousse de maracujá ser tão especial
Primeiro é a facilidade de fazer. Fácil e rápida são os adjetivos que melhor descrevem a maneira de preparo dessa receita de mousse de maracujá. Basicamente é misturar todos os ingredientes e deixar gelar. Se já estiverem gelados, é só servir!
Segundo é o sabor. Não é doce demais e o azedinho do maracujá dá um contraste excelente com o leite condensado. E usando o suco concentrado parece que foi usada a fruta in natura.
Terceiro, a textura. Fica super leve e aveludada. Se colocar a calda feita com a polpa, as sementes ficam crocantes e fica ainda mais divertido comer.
Quais os ingredientes usados para fazer essa mousse de maracujá
Com apenas três ingredientes você consegue fazer essa mousse de maracujá. Mas se adicionar mais dois vai transformar ela em um sucesso.
Deixa a gente explicar.
Leite condensado, creme de leite e suco concentrado de maracujá são indispensáveis. Sem eles não tem mousse. Para incrementar nós fazemos uma calda de maracujá com a polpa que é bem simples: polpa de dois maracujás e açúcar.
Então, resumindo, para fazer essa mousse de maracujá você vai precisar de leite condensado, creme de leite, suco concentrado de maracujá, dois maracujás (fruta) e um pouco de açúcar.
Como fazer a mousse de maracujá
Fazer essa mousse não pode ser mais fácil. Você vai precisar de um abridor de latas (ou nem isso se usar aquelas latas que abrem sem abridor), uma xícara de medida, uma tigela e um batedor (ou uma colher mesmo) - ou batedeira.
Se você estiver planejando fazer essa mousse com antecedência, recomendamos colocar os ingredientes na geladeira no dia anterior.
Abra as latas, retire o soro do creme de leite, meça o suco de maracujá e prepare a calda.
Misture o leite condensado, o creme de leite (sem o soro) e o suco de maracujá em uma tigela. Coloque na geladeira.
Em uma panela pequena coloque a polpa dos maracujás e o açúcar. Leve ao fogo baixo e deixe ferver por uns 10 minutos mexendo de vez em quando para não queimar. Retire do fogo e deixe esfriar.
Espalhe a calda fria sobre a mousse gelada.
Pronto. É só servir 🙂
Mousse de maracujá sem gelatina?
Isso mesmo. Essa mousse de maracujá é sem gelatina! Para ser mais fácil de fazer e ficar mais cremosa. Já fizemos algumas vezes com gelatina, mas só quando usamos para fazer como recheio de torta, mas essa é outra receita!
Outras dicas para melhorar ainda mais a mousse de maracujá
Olha, fazendo dessa maneira que explicamos a mousse já vai fica ótima, mas se você quiser deixar ela ainda mais especial, antes de misturar os ingredientes, bata o creme de leite até começar a ficar parecido com chantilly. Não precisa chegar ao ponto de chantilly, só deixar ele um pouco aerado já é o suficiente. Para isso recomendamos usar uma batedeira!
Dicas importantes para a receita ser um sucesso
Dificilmente essa receita vai virar um desastre, mas para ser um sucesso garantido, siga essas duas dicas:
Use creme de leite em lata. Em negrito mesmo, para não esquecer. Use o creme de leite em lata, pois dessa maneira vai ser possível separar o soro (aquela parte aguada). Não precisa se preocupar em tirar todo o soro, mas quanto menos líquido você colocar na mousse, mais firme ela vai ficar.
No creme de leite em caixinha é impossível tirar o soro e a mousse vai ficar menos firme.
Use suco de maracujá concentrado. Quando for comprar o suco, cuide para ser o concentrado! Néctar de maracujá ou suco pronto para beber não são adequados. A receita não vai dar certo. Use o suco concentrado líquido.
Perguntas que podem surgir
-
- Dá para usar creme de leite de caixinha? Como já falamos, não!
- Dá para usar suco de maracujá pronto para beber? Também já falamos nisso. Não!
- Dá para usar suco de maracujá em pó (fazer mousse de maracujá com Tang)? Olha, nunca experimentamos fazer assim. Se fizer, nos avise, mas o sabor não ficará tão bom, pois os sucos em pó são cheios de aromatizantes artificiais.
- Dá para fazer mousse de maracujá com a fruta, usando suco de maracujá natural? Também nunca experimentamos! É mais fácil usar o suco concentrado e o sabor é tão bom que nunca tentamos. Mas se você bater a polpa do maracujá, sem água, em um liquidificador coar, pode ser que funcione! Mas vai ter que usar vários maracujás para fazer.
- Dá para usar creme de leite fresco (aquele mais líquido comprado na seção de laticínios)? Sim, mas é melhor bater ele antes para ficar firme.
- Dá para usar nata? Sim também, mas recomendamos usar ¾ de xícara de nata e ¼ de xícara de leite para ficar mais suave - e bater também para deixar firme (cuide para não bater demais e fazer manteiga!)
- Pode fazer a mousse de maracujá com gelatina? Usar a gelatina sabor maracujá no lugar do suco? Mais uma variação que não experimentamos. Mas achamos que não deve ficar tão boa por dois motivos 1) o sabor da gelatina de maracujá é artificial e 2) teria que usar mais de um pacote, então ficaria uma gelatina, não uma mousse.
Outras receitas que você irá gostar
Mousse de Chocolate
Sorvete de Manga
Brownie de 2 Minutos
Para todos os doces clique aqui.
Mousse de Maracujá
Equipamentos
- abridor de latas
- misturador
- batedeira
- tigela
Ingredientes
- 1 lata ou caixa de leite condensado
- 1 lata de creme de leite
- 1 xícara de suco concentrado de maracujá
- 2 un maracujá
- 4 colheres de sopa de açúcar
Modo de Preparo
Para a mousse
- Deixe os ingredientes na geladeira por duas horas antes de começar a fazer (opcional)
- Retire o soro do creme de leite
- Em uma tigela misture o leite condensado, o creme de leite (sem o soro) e o suco concentrado de maracujá
- Misture bem e leve a geladeira
Para a calda
- Coloque a polpa dos maracujás em uma panela e acrescente o açúcar
- Leve ao fogão em fogo baixo e deixe ferver por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando
- Retire do fogo e deixe esfriar
Montagem
- Coloque a mousse em uma tigela para servir (ou em tigelas individuais) e coloque por cima a calda já fria
- Leve novamente a geladeira ou sirva imediatamente (se estiver gelada)
Os textos e fotografias do Malas e Panelas estão protegidos pela Lei 9.610, de 19/02/1998. Desta forma, é proibida a reprodução e distribuição dos textos e/ou fotografias nele publicadas, com ou sem fins lucrativos, em qualquer meio, sem autorização prévia. Se você quiser compartilhar essa receita, veja como clicando em mais informações.
muito bom seu blog, receitas maravilhosas sempre dou uma
passadinha aqui quando quero uma receita fácil de fazer...
sempre faço em casa e todos amam.
Oi Carla
Obrigado! Que bom saber
Abraços