Jambalaya é um prato da culinária creole-cajun, típico de New Orleans e do Estado da Louisiana. Parece uma paella e tem influência espanhola e francesa. Os ingredientes principais são arroz, camarão, linguiça e as vezes frango - uma mistura que não teria nada para dar certo, mas fica ótima.
Mas não foi em New Orleans que comemos a nossa primeira Jambalaya. Foi na Universal, em Orlando, no Bubba Gump Shrimp Co, aquela rede de restaurantes americanos inspirada no filme Forrest Gump.
E também foi quando lembramos que pimenta, nos EUA, sempre é levada menos a sério do que aqui. O Luciano viu que tinha Jambalaya no cardápio e não pensou duas vezes. Era o que iria pedir. Ao fazer o pedido a garçonete disse que era "a little spicy" ou seja, um pouco apimentado, e se não teria problema. Um pouco não seria problema, então ele confirmou o pedido.
O um pouco acabou sendo um muito apimentado. Tão apimentado ao ponto de não ser possível definir se o que queimava a boca era a temperatura da comida ou o ardor da pimenta 🙂
O prato era bem bom, mas a pimenta impediu a apreciação completa!
Mas como a gente não desiste tão fácil, chegando em casa fomos atrás de uma receita de Jambalaya, pra fazer com menos pimenta, claro. Encontramos uma que gostamos no blog Closet Cooking e adaptamos aos ingredientes que temos por aqui.
Mais receitas com arroz
Arroz Frito Mexicano
Arroz com Salsicha
Risoto de Brócolis e Kani
- 250 gr de camarão descascado
- 2 xícaras de caldo de galinha
- 1 colher de sopa de óleo vegetal
- 200 gr de linguiça calabresa fatiada
- 1 cebola em cubos
- 1 pimentão vermelho picado
- 2 talos de aipo picados
- 2 dentes de alho bem picados
- 1 e ½ colher de sopa de tempero creole (receita abaixo)
- 1 vidro grande de passata de tomate
- 1 colher de sopa de extrato de tomate
- 1 colher de chá de molho inglês
- 2 folhas de louro
- 1 xícara de arroz branco
- sal e pimenta a gosto
- 4 talos de cebola verde picados
- molho de pimenta a gosto
- Coloque o caldo de galinha e 50g de camarões em uma panela e leve ao fogo até ferver. Quando ferver, baixe o fogo.
- Aqueça uma panela grande ou frigideira e coloque o óleo, coloque a linguiça fatiada e cozinhe até começar a ficar douradas.
- Adicione a cebola, o pimentão e o aipo e cozinhe até ficarem macios, aproximadamente 5 minutos.
- Adicione o alho e o tempero creole e deixe cozinhar por mais 1 minuto.
- Adicione o caldo de galinha, a passata de tomate, o extrato de tomate, o molho inglês, as folhas de louro e o arroz às linguiças e legumes. Quando ferver diminua o fogo e deixe cozinhando até que o arroz esteja macio e o molho tenha reduzido, cerca de 30 minutos.
- Misture o camarão e cozinhe por uns 3 a 5 minutos.
- Tempere com sal e pimenta preta moída a gosto e sirva enfeitado com a cebola verde e o molho de pimenta como opcional para ser colocado a gosto no prato.
1 colher de chá de páprica
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de alho em pó ou 1½ de alho desidratado
1 colher de chá de cebola em pó ou 1½ de cebola desidratada
1 colher de chá de pimenta preta moída
½ colher de chá de orégano
½ colher de chá de tomilho
Praticamente não colocamos pimenta, para que a Isabella pudesse comer também. Deixamos para ser colocada diretamente no prato - na medida que cada um gosta.
Aprovada. Tanto que de vez em quando a Isabella pede pra gente fazer de novo!
E uma curiosidade. A Jambalaya com tomates, ou Red Jambalaya, como a desta receita, é considerada da culinária Creole. Se não vai tomate na receita, ela é uma Cajun Jambalaya.
Os textos e fotografias do Malas e Panelas estão protegidos pela Lei 9.610, de 19/02/1998. Desta forma, é proibida a reprodução e distribuição dos textos e/ou fotografias nele publicadas, com ou sem fins lucrativos, em qualquer meio, sem autorização prévia. Se você quiser compartilhar essa receita, veja como clicando em mais informações.
Comments
No Comments