Dá para conhecer Londres em 1 dia? Não! Mas vale a pena passar 1 dia em Londres? Com certeza!
Londres, assim como qualquer cidade grande e famosa, merece muitos dias de uma viagem, mas entre passear um dia por lá ou simplesmente não conhecê-la, a primeira opção ganha!
Estivemos recentemente em Paris e decidimos passar 1 dia na terra da rainha. Sempre tivemos muita vontade de ir a Londres e como não queríamos esperar uma próxima viagem, resolvemos fazer nosso bate-volta.
O nosso dia foi perfeito e conseguimos fazer tudo que estava na nossa programação, o que nos garantiu ter uma boa ideia da cidade.
Chegando na estação St Pancras, a primeira providência foi comprar um One Day TravelCard Off Peak Zones 1 and 2 por 7.30 libras por pessoa. Traduzindo: um cartão que nos daria acesso ilimitado ao transporte público naquele dia, a ser usado após as 9:30 da manhã para as zonas que mais interessam aos turistas ;). A Isabella não pagou (menores de 11 anos viajam de graça no transporte público de Londres acompanhados de um adulto). Vale a pena? Considerando que se comprássemos cada viagem separada seriam mais de 4 libras por pessoa, é um negócio da China, pois usamos cinco vezes entre metrô e ônibus.
Voltando ao nosso dia, pegamos o metrô Circle Line Eastbound até Tower Hill. Na saída da estação demos de cara com a Tower of London e depois de caminhar um pouco o Tâmisa e a Tower Bridge. Ela nos decepcionou, mas não podia ser ignorada.
Já reservou seu Hotel?
Nós sempre reservamos os hotéis de nossas viagens com antecedência para garantir ótimos preços. Para escolher o hotel, usamos o Booking. Desta forma, podemos ver de forma fácil quais os hotéis disponíveis, localização, as qualificações dadas por outros viajantes e, principalmente, o preço.
Vista apreciada, fotos tiradas e mapa comprado, pegamos outro metrô, ou tube, que nos deixou pertinho do Buckingham Palace, na Estação Victoria. Chegamos um pouco antes da troca da guarda, por isso já estava bem cheio, mas não esperamos a cerimônia.
Dali, seguimos a pé pelo St James Park e na saída do parque tivemos a oportunidade de cruzar com a cavalaria que estava indo para o palácio. Passamos em frente a Westminster Abbey e logo depois chegamos ao local mais esperado por nós, o Parlamento com a torre do Big Ben. Este sim, satisfez as nossas expectativas e, de lambuja, nos presenteou com as 12 badaladas marcando a chegada do meio dia.
Caminhamos um pouco pela beira do Tâmisa, olhando a London Eye lá do outro lado e já era hora de almoçar. Fomos ao pub The Clarence. O nosso almoço estava delicioso, bem British com Fish and Chips, Steak and Ale Pie e, claro, cervejas britânicas. Altamente recomendado. Pegamos a dica lá do Filigrana.
Internet ilimitada na viagem
Hoje é impossível viajar desconectado! Nós sempre viajamos com chips adquiridos ainda no Brasil, com planos de dados e ligações que funcionam desde o momento do desembarque no exterior, e sem pagar taxas de deslocamento! A Travelmobile tem planos de dados e voz (inclusive ligações para o Brasil), para uso no mundo todo!
Dali fomos a Trafagal Square, passamos pela Regent St, demos e uma rápida parada no supermercado Tesco para comprar chás (a Twinnings está com uma coleção nova que só encontramos em Londres), vimos a loucura de Picadilly Circus e continuamos o passeio até a Loja da M&M.
No caminho para a parada de ônibus passamos por Chinatown e o cheiro na rua era delicioso! Pegamos o famoso ônibus vermelho de dois andares, sentamos bem na frente do segundo andar e descemos pertinho do Museu de História Natural. Ficamos lá praticamente uma hora e foi o momento preferido da Isabella pois nós focamos apenas na área dos dinossauros, que ela adora. Lá há um T-Rex enorme que parece de verdade - ok, provavelmente, pois a gente nunca viu um de verdade :). Vale a pena salientar que em Londres a maioria dos museus não cobra a entrada e no nosso caso foi ótimo, pois não valeria a pena pagar pelo pouco tempo que ficamos.
Dali fomos até a Harrods, passeamos pela área de comidas, o Food Hall, que é imperdível, e fomos tomar um típico chá inglês no The Tea Room, no segundo andar. Saboreamos um chazinho com deliciosos scones.
Seguro Viagem vale a pena?
Seguro viagem a gente não quer usar, pois se precisarmos, quer dizer que deu algum imprevisto na viagem. Nós nunca viajamos sem seguro viagem, pois no exterior qualquer atendimento pode custar uma fortuna. Usamos a WorldNomads que tem planos excelentes para famílias, com coberturas excelentes.
A essa altura já era hora de voltarmos à estação para pegar o trem de volta a Paris. Lá fomos nós para o tube mais uma vez. Gastamos as últimas libras com o lanche para comer no trem, com sanduíches excelentes e baratos da Pret a Manger, vimos a lojinha do Harry Potter, que tem direito até a uma parede bem ao lado simulando a plataforma 9 ¾, mas não deu pra tirarmos fotos pois a fila era enorme e fomos fazer nosso check in para voltar para casa 😉
Corrido? Sim. Aproveitamos? Muito! Inclusive a pequena. O segredo? O que sempre fazemos: intercalar atividades para ela e para os adultos e isso fez com que ela aguentasse firme e forte - e nem dormiu no trem na volta!!
Para todas as nossas dicas da Europa clique aqui.
Planejando uma viagem?
Depois de escolher o destino, achamos que o mais importante é saber onde ficar. Usamos o Booking para comparar preços de hotéis e fazer reservas em todas as nossas viagens. E eles garantem o menor preço!
Para alugar carro nós usamos a Rentcars.com para encontrar os melhores preços e opções com todos os seguros e taxas já incluídas. E o pagamento é feito em reais, sem IOF e pode ser feito de forma parcelada no cartão ou com desconto no boleto.
Este post contêm links de afiliados. Ao adquirir um serviço ou realizar uma hospedagem reservada por estes links, receberemos uma pequena comissão, sem que isso custe um centavo a mais para você.
Família : - parabéns !!! Vocês sabem aproveitar tudo o que a Vida oferece de bom e generosamente, compartilham essa alegria conosco ! Sou muito fã ... continuem viajando e nos contando, pois viajo sempre com vocês, pegando dicasce aumentando meu conhecimento ! Saúde e Felicidades , família !!!!
Obrigada Monica! Adoramos sempre teus comentários!
Um abraço
Com esta provinha certamente dá vontade de voltar à Londres com um pouco mais de calma.
Gosto de dizer que foi nosso aperitivo 🙂
Quero agradecer as dicas, pois pretendo ir para Paris no começo de 2014 e tenho a intenção de passar um dia em Londres, já que tiramos esta cidade do nosso roteiro, portanto passar um dia já me deixara satisfeito. Obrigado e parabéns!
Olá Julio,
Bom saber que este post te ajudou!
Boa viagem!
Um abraço,
Andrea
Olá. Post mais que bem-vindo.
Vou a Paris daqui 20 dias e vou passar um dia em Londres também. Suas dicas são valiosas. Tudo anotadinho aqui.
bjos
Que bom! Boa viagem!
Olá! Eu, minha mulher e minha irmã também vamos fazer um bate-volta de Paris até Londres no próximo dia 29/out e seu post nos deixou muito satisfeitos porque estávamos achando que não daria pra fazer quase nada. Somos 3 adultos e queremos acrescentar ao seu ótimo roteiro uma ida à Abbey Road pra tirar a tradicional foto como a dos Beatles. rs Qual a dica que vc pode nos dar já que não teremos uma criança nesta façanha? rs Alguma modificação no roteiro? Só não vale excluir a loja da M&M's, ok? rs Obrigado. Willian
Olá William,
Uma opção talvez seja não ir ao Museu de História Natural, para dar tempo de ir à Abbey Road.
Boa viagem e depois venha nos contar como foi!
Um abraço,
Andrea
Amei a dica. Estava querendo mesmo saber se "dá tempo" e vi que sim.. e que vale muito a pena... obrigada por compartilhar 🙂
Obrigado Viviane!
Oi ! Adorei o seu roteiro para Londres .
Estou indo agora no meio de fevereiro (com pavor do frio) com duas crianças (3/10 anos) e vou tentar fazer exatamente o seu roteiro !
Mais alguma dica !?
Mto obrigado
André
Obrigado André!
Não esqueçam do carrinho! O/A menor não vai aguentar tanta caminhada!
Depois nos conta como foi.
Abraços
Olá! Adoramos a s dicas! Só uma pergunta, você não achou a Gare du nord na volta perigosa? Só estamos com um pouco de medo disso, pois iremos voltar no útimo horário do Eurostar para dar tempo de aproveitar mais. Obrigada e desculpe o incômodo
Olá Eduardo.
Quando passamos por ela voltando de Londres, após as 23h, havia bastante movimento. Também passamos por lá voltando da Disney Paris, já perto da uma da manhã. Estávamos apreensivos tendo em vista o horário e ficamos de olho, mas não tivemos - ou notamos - qualquer problema. Ah, e nas duas oportunidades seguimos até o apartamento de metrô.
Um abraço,
Andrea
que bom, pois também vamos voltar para o hotel de metrô! Obrigada
Abç!
Oi. Muito obrigada pelas dicas, muito mesmo. Amei!! Semana que vem vamos estar em Paris e pensamos passar um dia em Londres. Queria te fazer umas perguntinhas importante porque como será nossa primeira vez viajando pela Europa (eu e meu maridinho que não falamos inglês): e a imigração hein?? Eles te pediram só os passaportes e tudo bem? Também queria um conselho teu: qual o melhor horário de ida e de volta para se aproveitar bem? Outra perguntinha: vc levou libras do Brasil ou trocou lá o que você acha melhor? Tem ideia do quanto é necessário levar para um dia? Desculpa dá para notar como eu estou ansiosa né? kkkkkkkk ...sei que são muitas perguntas, mas obrigada de coração pela atenção. Aguardo ansiosa tua resposta
Olá Jaqueline
Que bom que gostou do post.
Vamos às respostas 😉
A imigração é feita ainda em Paris. Nos perguntaram de onde vínhamos, quanto tempo ficaríamos na Inglaterra e para onde iríamos após. Só isso.
Só pediram passaporte. Leva caneta junto pois tem que preencher um formulário lá na estação! Mas nós tínhamos cópias das passagens de e para o Brasil, seguro saúde e comprovante do aluguel do apartamento, além das passagens de trem conosco.
Quanto aos horários, quanto mais cedo a ida e mais tarde a volta melhor, pois te dá mais tempo em Londres.
Levamos cerca de 100 libras do Brasil, para cobrir gastos com transporte e comprar algum souvenir e um lanche. Os demais gastos com alimentação, pagamos com cartão.
Ah, nós compramos as passagens ainda aqui no Brasil, para garantir os horários que queríamos.
Depois nos conta como foi.
Abraços
Bom dia,
Estou planejando passar um dia em Londres ano que vem, durante viagem de lua de mel.
Gostaria de saber o que você achou do transporte público e do trânsito da cidade, pois minha dúvida é se eu conseguirei seguir o roteiro caso precise usar metrô ou ônibus. Além disso, é fácil se localizar em Londres, as informações são fáceis de conseguir? A viagem deverá ser em agosto, só para referência.
Parabéns pela iniciativa em compartilhar. Obrigado.
Olá Diego,
Nosso roteiro foi todo feito com transporte público e deu pra fazer tudo isso que relatamos no post!
É fácil se localizar mas o mais importante é estudar bem o roteiro em casa 🙂
Boa viagem!
Um abraço,
Andrea
Boa noite estou indo para paris com minha esposa agora em dezembro de 2014 quero fazer Londres em 1 dia adorei seu roteiro vou copiar, uma perguntinha por onde VC comprou os bilhetes ??? E quantas libras devo levar ?????
Olá Rogerio
Que bom que gostou do nosso roteiro! Nós compramos os bilhetes pelo RailEurope, mas é possível comprar também direto pelo site do Eurostar.
Em relação a quantas libras levar, nós levamos 100 libras e pagamos as refeições no cartão de crédito!
Abraços
Que delícia! Londres é a cidade do meu coração. Meu sonho é um dia ter a oportunidade de viver lá. E vcs aproveitaram muito bem o dia! 😉
Realmente foi um dia muito bem aproveitado! E queremos voltar 🙂
Que legal, Andrea! Ainda não conhecia seu blog e estou amando! Pretendo passar um tempo na Inglaterra próximo ano e já vou anotar as dias. Obrigada por compartilhar suas experiências conosco. 🙂
😉
Olá, amei o post! Eu e meu namorado embarcamos para Paris em Janeiro e também vamos "conhecer" Londres em um dia...o roteiro já foi todo pensado, e mesmo com o maior frio vamos encarar e fazer praticamente tudo a pé.. Vocês foram em que mês para Londres? Estou tão ansiosa! Será que podem me falar se demora muito para sair de St. Pancras (se os oficiais perguntam muita coisa, pedem muitos documentos, etc...ou se eles só pedem antes de embarcar para Londres)? Essas são minhas dúvidas principais e que não encontro a resposta em lugar nenhum 🙁
Obrigada, Gabriela
Olá Gabi.
Obrigado!
Nós fomos em junho.
A imigração é feita antes do embarque, ainda em Paris. Para nós perguntaram apenas quanto tempo iríamos ficar na Inglaterra e para onde iríamos depois de voltar a Paris. Tínhamos junto impressos os tickets do aéreo e do seguro viagem, mas não pediram para ver. A gente desembarca em St Pancras sem passar por imigração - pelo menos era assim, e deve continuar.
Na volta a Paris a imigração é feita em Londres e não perguntaram nada!
Depois nos conta como foi.
Abraços
Ola, muito legal o seu roteiro, também iremos eu, minha esposa e filha de 6 anos. Gostaria de tirar uma dúvida. Quanto você acha necessário levar de Libras para esse roteiro de 1 dia?
Olá Marcelo
Nós levamos cerca de 100 libras, para cobrir gastos com transporte e comprar algum souvenir ou lanche. O almoço e o chá nós pagamos com cartão. Achamos que mesmo com o IOF valia a pena para não correr o risco de ficar sobrando libras e perder dinheiro na conversão.
Um abraço