Na nossa última viagem ao Chile, além de conhecer o Atacama, queríamos apresentar a neve pra Isabella, e a época coincidiu - já era o fim do inverno. Fugimos das férias de julho e fomos em agosto. Não somos esquiadores, então seria realmente um passeio para brincar na neve, fazer bonecos de neve e em seguida voltar pra Santiago (eu sei, usei muitas vezes a palavra neve, mas foram todas necessárias 🙂 ). A programação era de passarmos um dia no Valle Nevado e Farellones, mas quando já estávamos em Santiago, surgiu a oportunidade de passar, além de um dia, uma noite no Valle Nevado; e claro que fomos lá conferir!
A gente já conhecia o Valle Nevado, e a Isabella também, mas havíamos ido no verão! Aqui a gente conta como é o Valle Nevado sem neve. Querem saber como foi? Vamos contar tudo agora!
na estrada para o Valle Nevado
Pegamos um transfer com a Ski Total (um pouco desorganizado, mas era o melhor custo benefício) e chegamos no Valle Nevado pelas 10 da manhã. Mesmo com reserva garantida no Hotel Tres Puntas, não adiantou pedir, só liberariam o quarto para check in as 16hs. Então deixamos a mala no guarda-volumes e fomos aproveitar o dia.
Tínhamos uma aula de esqui agendada para a tarde, então fomos alugar as roupas (as que tínhamos eram para - no máximo - brincar na neve). Com isso resolvido voltamos ao hotel e nos trocamos. Há uma saleta onde podemos nos trocar antes do check-in ou depois do check-out. Vestidos de acordo à ocasião, fomos conhecer o complexo.
Já reservou seu Hotel?
Nós sempre reservamos os hotéis de nossas viagens com antecedência para garantir ótimos preços. Para escolher o hotel, usamos o Booking. Desta forma, podemos ver de forma fácil quais os hotéis disponíveis, localização, as qualificações dadas por outros viajantes e, principalmente, o preço.
Como tínhamos ski passes (direito ao uso dos teleféricos), pegamos um ônibus em frente ao hotel Puerta del Sol que nos levou até a parte inferior do complexo, onde pegamos o teleférico de cabines, para apreciar a paisagem e para brincar um pouco na neve. E então começou a nevar.
o nosso transporte até a parte inferior do complexo
na gôndola fechada
A fome estava batendo, então voltamos ao Puerta del Sol, reagendamos a aula para o outro dia (com toda aquela neve a pequena queria era brincar) e fomos almoçar no restaurante Don Giovanni - o restaurante italiano do complexo. Comida gostosa, bem apresentada e muito bem servida. A Isabella foi no menu kids e pediu um hambúrguer com fritas - e sorvete de sobremesa. Nós pedimos uma salada, uma massa com camarões e de sobremesa uma torta de framboesa. Almoçávamos e a neve caía cada vez mais forte!
restaurante Don Giovanni
restaurante Don Giovanni
Hambúrguer sem pão!
restaurante Don Giovanni
A Isabella ficou maravilhada com aquilo tudo. Brincou, rolou e então ela fez o primeiro boneco de neve (irmão do Olaf, do Frozen). Não há uma área específica para brincadeiras na neve, então ficamos em uma parte atrás do hotel.
Perto das 16h voltamos ao nosso hotel, fizemos o check-in e fomos para o quarto, mas nos colocaram em um quarto com quatro beliches - e nossa reserva era para um apartamento com cama de casal e cama extra. Pedimos para trocar, mas nos disseram que no Tres Puntas não há possibilidade de colocar uma cama extra em um quarto de casal. Pouco tempo depois nos transferiram para o Puerta del Sol, hotel intermediário do complexo, em um quarto com uma sacada e uma vista e tanto!
Internet ilimitada na viagem
Hoje é impossível viajar desconectado! Nós sempre viajamos com chips adquiridos ainda no Brasil, com planos de dados e ligações que funcionam desde o momento do desembarque no exterior, e sem pagar taxas de deslocamento! A Travelmobile tem planos de dados e voz (inclusive ligações para o Brasil), para uso no mundo todo!
Coragem?
Depois de nos acomodarmos fomos conhecer o hotel e aproveitamos para curtir um cineminha. Jantamos no restaurante do hotel, o Mirador del Plomo - buffet muito bom e com várias ilhas de opções bastante variadas.
No dia seguinte, logo que amanheceu fomos correndo para a varanda ver a vista. Havia nevado praticamente toda a noite!
Tomamos café da manhã no hotel Tres Puntas. O café servido era Juan Valdez, que nós adoramos, mas achamos tudo um pouco bagunçado, com poucas opções e música techno/dance em um volume bem acima do que gostaríamos - mas os outros hóspedes, em sua maioria bem jovens, não pareciam se importar (será que estamos ficando velhos??). Parte da bagunça era dos próprios hóspedes que deixavam as mesas imundas, mas faltava staff para limpá-las.
A neve deu uma trégua, aproveitamos a paisagem e logo depois voltou a cair forte. Pegamos o ônibus mais uma vez e o teleférico fechado e fomos brincar na neve, com direito a castelo de neve (igual ao da Elsa, claro) e guerra de bolas de neve! Quando vimos já era quase hora da aula.
Fomos alugar o equipamento e seguimos para a aula de esqui. A Isabella e o Luciano fizeram uma aula particular. Eu não fui, afinal, alguém tinha que registrar esse momento 😉
A experiência foi bem divertida! Para mim, claro, pois pude assistir de camarote os tombos do Luciano 🙂 No final o instrutor sugeriu que ele procurasse outro esporte! Mas também foi emocionante pois assisti a pequena dar um show na sua estreia com o ski. O instrutor dela incentivou-a a continuar, foi super bem e não caiu nenhuma vez!
Ah, os dois fizeram a aula no espaço exclusivo para crianças aprenderem e esquiar. Se ali o Luciano mal parou em pé, imaginem na área para adultos!
Devolvemos o equipamento de esqui e fomos almoçar mais uma vez no Don Giovanni.
restaurante Don Giovanni
Depois do almoço era hora de começar a arrumar as malas para voltar a Santiago. Depois do check-out aproveitamos mais um tempinho a neve caindo enquanto o transfer não chegava.
Os pontos altos do passeio?
A beleza das montanhas com neve (parecem uma pintura!), a Isabella enlouquecida com a neve e ela esquiando.
A comida tanto no almoço quanto na janta.
As instalações e o quarto do hotel Puerta del Sol.
O que não gostamos tanto?
O check-in apenas às 16h. Encontramos uma senhora que estava apenas trocando de hotel dentro do complexo e também teve que esperar até este horário para poder entrar no quarto.
Não achamos o complexo no todo muito familiar, em especial o hotel Tres Puntas (não só pelo quarto, mas pelo clima "jovens em festa" do hotel). Já o Puerta del Sol tinha um clima mais calmo mesmo. Há atividades e ambientes para os pequenos - a Isabella não quis participar - e talvez nas férias de julho seja diferente, pois deve haver bem mais crianças.
esperando o horário para entrar no quarto
O fato de não ser uma cidade e sim um complexo de ski - mas isso a gente já sabia que era assim, então não há muito o que fazer além de esquiar. E como mencionamos antes, não encontramos uma área específica para os pequenos (e os grandes também!) brincarem na neve.
Os preços. Comidas e bebidas são caros. O pacote de meia pensão pode valer a pena. Ah, e considere levar algumas garrafas de água mineral e alguns lanchinhos também!
Mas entre os pontos fortes e os pontos fracos tivemos uma experiência bem bacana!
Será que a pequena gostou?
Repetiríamos? Como mencionei no início do post, não somos esquiadores. Talvez um bate-volta teria sido suficiente para conhecer e brincar na neve, mas acordar ali, no meio das montanhas, com aquele monte de neve e poder curtir tudo sem precisar ficar olhando o relógio todo o tempo vale muito a pena!
A temporada 2015 deve iniciar em 26 de junho. Para mais informações, visite o site oficial.
Agradecemos ao Valle Nevado pelo convite e pela hospedagem, ski passes, aluguel de roupas, equipamentos, aulas de ski e alimentação. O relato aqui exposto reflete nossa opinião sincera sobre os serviços prestados.
Planejando uma viagem?
Depois de escolher o destino, achamos que o mais importante é saber onde ficar. Usamos o Booking para comparar preços de hotéis e fazer reservas em todas as nossas viagens. E eles garantem o menor preço!
Para alugar carro nós usamos a Rentcars.com para encontrar os melhores preços e opções com todos os seguros e taxas já incluídas. E o pagamento é feito em reais, sem IOF e pode ser feito de forma parcelada no cartão ou com desconto no boleto.
Este post contêm links de afiliados. Ao adquirir um serviço ou realizar uma hospedagem reservada por estes links, receberemos uma pequena comissão, sem que isso custe um centavo a mais para você.
Excelente relato, estou indo final de Junho.Estou cogitando o transfer com a Skitotal ( o que seria desorganizado pra vc sobre eles) e o aluguel da roupa vou fazer com eles, mas vcs acham melhor alugar equipamentos lá em cima, até mesmo para chegar conhecer o complexo e depois ir para o teleférico, ai já com os equipamentos...
Oi Renee
A Skitotal achamos desorganizado pois nos buscam no hotel e vamos até a central deles. Lá temos que fazer o pagamento e trocar de transporte. Quando chegamos lá nos colocaram em uma fila demorada e quando fomos atendidos, descobrimos que aquela fila era para aluguel de equipamentos - e nós só queríamos o transporte, que era outra fila. Ou seja, esperamos duas vezes. Mais gente reclamou disso também. Quanto ao aluguel de equipamentos, dá uma comparada nos preços. Se já subirem com ele, é só deixar no guarda volumes do hotel (se forem só passar o dia, aí é melhor alugar lá).
Abraços
Olá, amei as dicas! estaremos indo na primeira semana de setembro, vi que não vale muito alugar um carro lá achei mega caro, qto custa o transporte para esquiar, nós já temos todo equipamento e roupas, só precisamos mesmo chegar lá, outra pergunta, como será baixa temporada eu acho, como ficam os preços de aulas e pista, vc tem alguma noção? Ficaremos hospedados em Santiago. Um grande abraço!
Olá Elaine.
Obrigado pela visita.
Infelizmente não temos ideia de preços das aulas. Dá uma olhada no site do Valle Nevado. Devem liberar em breve estas informações.
Quanto ao transfer, dá uma olhada direto no site das empresas, o valor sempre vai estar atualizado.
Abraços
Olá pessoal, tudo bem?
Muito obrigado pelo relato! Antes de chegar ao texto de vocês, estávamos considerando ir apenas para o Vale Nevado pela infra estrutura e para admirarmos a vista do teleférico...
Iremos para o Chile em Julho e queremos o mesmo que vocês: passar um dia na montanha, fazendo algumas atividades, brincar na neve e andar de teleférico.
Não temos encontrado muitas informações sobre como é ir por conta própria. Vi que vocês consideraram ir para Farellones + Vale Nevado (provavelmente um tour).
As vezes tours tem acesso a lugares que se formos sozinhos não teríamos, mas também os tours podem deixar o passeio engessado, roteirizado, sabe?!
Vocês foram recentemente, o que sugerem?
Abraços
Dani & Well
Oi Dani e Well
Obrigado! Sim. Havíamos pensado em fazer o passeio como integrantes de um tour. O passeio fica menos espontâneo, mas dirigir na neve montanha acima e abaixo sem experiência não passou pela nossa cabeça 🙂 Fomos em agosto de 2014. Havíamos reservado o passeio com a Sousas Tour. Pesquisamos bastante e foi a mais indicada e com melhores avaliações. Porém como surgiu a oportunidade de passarmos a noite no Valle Nevado, acabamos usando apenas o transfer da SkiTotal. Se a ideia é apenas conhecer, brincar na neve e andar no teleférico, a opção da Sousas Tour parece ser a mais indicada, pois não se fica apenas em um lugar. Se a ideia for esquiar, talvez valha mais a pena conferir bem o que cada empresa oferece.
Depois nos contem o que fizeram.
Abraços
Olá, como conseguiram passar apenas 1 noite no hotel?
Olá Marconi
Era meio de semana na baixa temporada e fomos convidados pelo Valle Nevado para conhecer a estrutura do complexo.
Porém fazendo uma simulação agora no site, conseguimos disponibilidade sem problema para uma noite (de novo, no meio da semana e fora da alta temporada).
Abraço
Olá! Gostaria de saber como é cama extra que colocam no quarto. É confortável? Obrigada!
Olá Didica
No Hotel Puerta del Sol, no tipo de quarto que ficamos, a cama extra é um sofá que é convertido em cama. Ele aparece em uma das fotos.
A pequena não reclamou de não ser confortável!
Abraços