Em fevereiro de 2017 passamos 12 dias em Roma. Não foi nossa primeira visita à cidade, mas foi possível tirar a teima de qual é a melhor maneira de conhecer Roma. Vocês sabem qual é?
Alguns vão ficar surpresos, outros não.
A melhor maneira de conhecer Roma custa muito pouco, é praticamente grátis.
Alguma ideia?
Pois quem falou caminhando, acertou!
Nós caminhamos muito - e pra todos os lados. Sem dúvida alguma é a melhor maneira de conhecer - e sentir a cidade! Afinal, a cada esquina que dobrávamos era um Uau! atrás do outro. Incrível!
Algumas vezes pegamos o metrô, quando queríamos atravessar a cidade rapidamente. Também andamos bastante de ônibus. Com janelões, são uma boa maneira de fazer um city tour, afinal, em Roma, para onde olhamos tem algum cantinho ou prédio para admirar.
No ônibus
E depois a pé
Já reservou seu Hotel?
Nós sempre reservamos os hotéis de nossas viagens com antecedência para garantir ótimos preços. Para escolher o hotel, usamos o Booking. Desta forma, podemos ver de forma fácil quais os hotéis disponíveis, localização, as qualificações dadas por outros viajantes e, principalmente, o preço.
Para descansar da caminhada a gente parava para tomar um café, comer um tiramisú ou um sorvete (mesmo com a temperatura entre 12 e 15 graus). Essa era uma das maneiras de fazer com que a Isabella não reclamasse. A outra? O celular aberto no Pokémon, com um super power bank e internet ilimitada! Ela chegava a pedir para ir a pé e não de metrô ou ônibus!!
Na maioria das vezes andávamos sem um trajeto pré estabelecido. Queríamos chegar a tal ponto, olhávamos no mapa por onde ir, entrávamos em uma ruela que parecia mais agradável e assim íamos indo.
Encontramos muitas praças pequenas que eram praticamente uma fonte no meio das ruas que se juntavam, ruelas super estreitas e nem adianta perguntar como faz para voltar na maioria delas!
Sorte que temos o nome da rua na foto, caso contrário nunca mais encontraríamos - o lugar, pois a Isabella voltou conosco 🙂
Quando gostávamos tirávamos uma foto - e foram muitas! Quando a fome batia procurávamos por lugares onde parecia haver mais locais, mas também acabamos indo nos turísticos (em frente ao Fórum Romano) e a comida era excelente! Para gastar pouco, uma ótima opção eram os lugares que vendem pizza em pedaço. Pizza boa (muito boa!), bonita e barata!
Chegamos à conclusão que é impossível comer mal em Roma - e na Itália!!
O ticket do metrô e do ônibus é o mesmo, custa 1,50 euros por viagem e pode ser usado por até 100 minutos após a validação. Não tem cobrador nos ônibus (no metrô tem uma catraca) e a gente tem que validar ao embarcar. Em mais de uma oportunidade vimos fiscalização! Então, nada de querer bancar o espertinho. Mas lembre que se você ainda estiver no período de uso do bilhete, pode embarcar sem problema em outro ônibus. Ah, não dá para fazer transferência de metrô para ônibus e vice-versa.
Para quem viaja com crianças uma vantagem: crianças menores de 10 anos não pagam quando acompanhadas de um adulto!
Tem passes de 24h, 48h e 72h e um semanal que podem valer a pena se você pretender andar bastante de ônibus e metrô. Nós fizemos as contas e chegamos à conclusão que não valia a pena pra gente (mais informações no site da ATAC).
Para saber qual ônibus pegar, a gente usava o Google Maps - estávamos com um chip de internet ilimitada no celular.
A maneira mais fácil de descobrir qual ônibus pegar em Roma
Mas o que mais fizemos foi gastar sola de sapato!
Até à noite saíamos pra passear, sem rumo certo.
Concordam? Já conhecem Roma? Conta pra gente o que acharam da cidade!
Planejando uma viagem?
Depois de escolher o destino, achamos que o mais importante é saber onde ficar. Usamos o Booking para comparar preços de hotéis e fazer reservas em todas as nossas viagens. E eles garantem o menor preço!
Para alugar carro nós usamos a Rentcars.com para encontrar os melhores preços e opções com todos os seguros e taxas já incluídas. E o pagamento é feito em reais, sem IOF e pode ser feito de forma parcelada no cartão ou com desconto no boleto.
Este post contêm links de afiliados. Ao adquirir um serviço ou realizar uma hospedagem reservada por estes links, receberemos uma pequena comissão, sem que isso custe um centavo a mais para você.
[…] estivemos em Roma no início do ano alugamos um apartamento e jantamos praticamente todos os dias em […]