Nós já gostamos mais do inverno. Atualmente preferimos o verão a ter que passar frio. Sim, porque o inverno aqui no sul não é gostoso. Como nossas casas e locais de trabalho não são construídos com um bom isolamento térmico, o frio lá de fora entra rapidinho. Mas tem uma coisa que nós adoramos do inverno é a época de bergamotas (mexiricas, laranja mimosa ou tangerina como chamam no resto do Brasil). E esses dias resolvemos fazer um bolo de bergamota, que ficou tão bom quanto comer uma recém tirada do pé!
Na verdade acabamos fazendo mini bolos de bergamota, para termos ainda mais a sensação de estar comendo uma 🙂
Os invernos aqui no Rio Grande do Sul são frios (para um país tropical, vamos deixar claro), Nesses últimos dias as temperaturas máximas não passavam de 15 graus (com mínimas negativas em várias partes do estado) então a maneira mais eficiente de se esquentar é ficar no Sol - lagarteando, como falamos por aqui. E se for comendo com uma bergamota então...
Bem, agora que vocês sabem um pouco mais sobre o inverno daqui (e nossa relação de amor e ódio com ele) vamos mostrar a receita deste bolo de bergamotas (ops, mini bolos - que também pode ser feito grande), que captura a essência de um dia perfeito do inverno gaúcho: ensolarado e companhado de uma bergamota 🙂
Receita de Bolo de Bergamota
- Para o bolo
- ¼ de xícara de manteiga amolecida
- ⅔ de xícara de açúcar
- 1 ovo
- 2 colherese de chá de raspas de bergamota (mais ou menos três frutas médias)
- 1 xícara de leite
- ¼ colher de chá de sal
- 1 + ¼ xícaras de farinha de trigo
- 1 + ½ colheres de chá de fermento em pó
- Cobertura
- 4 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
- 2 colheres de chá de água
- óleo da casca de uma bergamota
- açúcar de confeiteiro para polvilhar
- Aqueça o forno a 180ºC (forno médio) e unte com manteiga as forminhas para bolo (ou uma forma normal (de uns 20 cm de diâmetro)
- Em uma tigela coloque o açúcar, manteiga e o ovo e misture bem até que fique um amarelo pálido
- Acrescente o leite e as raspas e misture bem
- Acrescente a farinha, o sal e o fermento e misture bem
- Coloque a massa na forma de asse por 15 minutos (se fizer mini bolos) ou 30 minutos (se for um bolo único) ou até que um palito enfiado no centro saia limpo
- Deixe esfriar completamente antes de desenformar
- Para a calda
- Misture o açúcar de confeiteiro e a água em uma tigela pequena
- Descasque uma bergamota e esprema os pedaços da casca na tigela com o açúcar para extrair o óleo (a parte de fora da casca deve estar virada para o açúcar - parece que não vai render nada, mas acreditem, o gosto ficará incrível)
- Misture bem e espalhe sobre os bolinhos (ou bolo) e polvilhe com açúcar de confeiteiro quando servir
A calda é super importante. Ela complementa a experiência, pois ela traz o aroma (e o gosto) de uma bergamota recém descascada, complementando o bolinho que é super macio e úmido, fazendo parecer que você está comendo uma bergamota recém colhida do pé!
Apostamos que este bolinho vai alegrar seu dia, mesmo que seja frio e sem sol!
Os textos e fotografias do Malas e Panelas estão protegidos pela Lei 9.610, de 19/02/1998. Desta forma, é proibida a reprodução e distribuição dos textos e/ou fotografias nele publicadas, com ou sem fins lucrativos, em qualquer meio, sem autorização prévia. Se você quiser compartilhar essa receita, veja como clicando em mais informações.
Para salvar no Pinterest
Deixe um comentário