Nossa passagem por Estocolmo durou 2 dias e meio e fizemos quase tudo que queríamos fazer. Neste post não vamos falar sobre cada dia, detalhando o roteiro, mas sim listando o que fizemos, pois andamos bastante e abusamos do transporte público, usando os Stockholm Cards que davam acesso gratuito ao transporte e o Google Maps que mostrava as melhores opções de deslocamento. Para isso foi ótimo que estávamos com um pacote de internet. E assim você pode montar o seu roteiro, fazendo o que acha que combina mais.
O que fazer em Estocolmo
Gamla Stan: o centro histórico da cidade é passeio obrigatório. Acabamos indo lá 2 vezes, pois na primeira estava bem chuvoso e não deu pra aproveitar como queríamos. O que fazer lá? Caminhar e se perder pelas ruelas é a melhor pedida.
Stortorget: a praça central de Gamla Stan, é lá que encontramos os prédios coloridos que vemos em todas as fotos de Estocolmo.
Palácio Real: é cheio de áreas para visitação, como a Capela Real, os Aposentos Reais, que lembram bastante o Palácio de Shonbrönn em Viena, o Tesouro e Jóias da Coroa, os Estábulos e Armory (não conseguimos visitar estes últimos).
Já reservou seu Hotel?
Nós sempre reservamos os hotéis de nossas viagens com antecedência para garantir ótimos preços. Para escolher o hotel, usamos o Booking. Desta forma, podemos ver de forma fácil quais os hotéis disponíveis, localização, as qualificações dadas por outros viajantes e, principalmente, o preço.
Gamla Stans Polkagris Kokeri: loja de balas linda e deliciosa, foi com certeza um dos lugares favoritos da Isabella e de lá que trouxemos as lembrancinhas da viagem.
Fabrique: uma padaria/cafeteria com pães e sanduíches ótimos. Não deixe de experimentar o delicioso kanellenbular - tipo um cinnamon roll, mas com cardamomo na massa.
Prefeitura: o prédio da prefeitura é lindo, todo de tijolos marrons e com heras pelas paredes, mas o que atrai muita gente lá é a Torre da Prefeitura. Lá de cima temos uma vista e tanto da cidade. As subidas são limitadas, então não é só chegar e subir. Nós chegamos lá pela uma e pouco da tarde mas só conseguimos vaga na subida das 16:30 (enquanto esperávamos fomos mais uma vez a Gamla Stan). Se quiser matar um pouco de tempo, passe no restaurante/café e compre um picolé (no verão) e sente-se nas escadas perto da água. Escolha o de creme com cobertura de chocolate - uma delícia!
Hamngatan: entre a Sergels Torg (onde fica o Visit Stockholm - imperdível se você quer informações turísticas sobre a cidade) e o Kungstradgarden essa rua é cheia de lojas como H&M, Zara, NK (loja de departamentos) e Illums Bolighus (coisas para casa).
Kungstradgarden: um parque que parece atrair muito o pessoal que mora lá. Passamos duas vezes por ele. Na primeira vez encontramos muitas crianças brincando e na segunda um festival de música e de food trucks que nos deu vontade de parar, mas tínhamos um destino certo para comer. Chamou atenção que várias partes do parque tem grama artificial. Com o frio e neve que tem por lá, só assim para terem grama no inverno 🙂
Passeio de barco: optamos pelo Royal Stockholm Tour, que passou por alguns pontos importantes do arquipélago (Estocolmo fica em um arquipélago!) e deu a volta no Djugarden. A Isabella dormiu boa parte do tempo, e teve mais gente no barco que fez o mesmo 🙂 Legal, mas não tanto. Há outras opções de roteiros que podem ser mais interessantes.
Östermalmm Saluhall: Para quem gosta de visitar mercados e supermercados como a gente, vale muito a visita, pois é o mercado público da cidade, foi lá que comemos as melhores almondegas suecas da viagem.
Museu Vasa: o Vasa é o nome do barco a que esse museu é dedicado. E esse barco nem chegou a navegar. Ele afundou apenas 10 minutos após partir do cais e ficou no fundo da baía de Estocolmo por 300 anos antes de ser resgatado. Até pensávamos que estranho, um povo ter orgulho de um navio que nunca foi usado, mas depois de conhecer o navio vimos que esse orgulho não é infundado. O navio é enorme, cheio de detalhes e realmente impressionante. Era para ser o maior navio guerreiro sueco, mas por um erro no projeto, acabou no fundo do mar.
Museu de História Natural: Dinossauros, animais do ártico, evolução humana, mineralogia, e uma seção dedicada apenas a entender como funciona o corpo humano deixa os nerdzinhos completamente enlouquecidos - sem falar que o prédio é lindo!
Södermalm: a área hipster e descolada de Estocolmo. Foi lá que ficamos hospedados, no Scandic Malmen, literalmente em cima de uma estação de metrô, o que facilitou muito nosso deslocamento pela cidade. No final das tardes toda a redondeza ganhava ainda mais vida pois era cheia de restaurantes e bares. Na área mais próxima de Gamla Stan muitas lojas bacanas de design, como a Granit, onde compramos algumas coisas que estavam em promoção. Mais para dentro do bairro, há uma praça bem bacana para as crianças brincarem, a Nytorget, e em frente à praça uma Urban Deli - mistura de mercado/deli/restaurante que vale a visita.
Smorgasbord: fomos no do Grand Hotel. Resumidamente o smorgasbord é um buffet com vários pratos tipicamente suecos (peixes - marinados, defumados, cozidos; saladas, frios, queijos, pratos quentes e sobremesas) e que deve ser apreciado com calma. Esta experiência vai ganhar ganhou um post exclusivo, pois foi a extravagância da viagem, mas valeu cada centavo!
Metrô: sim. Muitas das estações de metrô de Estocolmo são uma obra de arte!
Para todos os nossos post sobre a Escandinávia clique aqui.
No planejamento da viagem nós usamos as dicas do Blog Colagem, do Aprendiz de Viajante, do Viajando Pela Europa, do Andarilhos pelo Mundo e do London, Sô, além, claro, do Visit Stockholm.
Agradecemos ao Visit Stockholm pelos dois Stockholm Cards para adulto que usamos em nossa visita à cidade.
Planejando uma viagem?
Depois de escolher o destino, achamos que o mais importante é saber onde ficar. Usamos o Booking para comparar preços de hotéis e fazer reservas em todas as nossas viagens. E eles garantem o menor preço!
Para alugar carro nós usamos a Rentcars.com para encontrar os melhores preços e opções com todos os seguros e taxas já incluídas. E o pagamento é feito em reais, sem IOF e pode ser feito de forma parcelada no cartão ou com desconto no boleto.
Este post contêm links de afiliados. Ao adquirir um serviço ou realizar uma hospedagem reservada por estes links, receberemos uma pequena comissão, sem que isso custe um centavo a mais para você.
Elaine Regina Talaia
Que imagens lindas ! quando vocês vão postar mais receitas da escandinávia ?! Alias adoro suas receitas!!! já fiz " mac and cheese e chilli", que fizeram o maior sucesso em casa! beijos !!!
Malas e Panelas
Oi Elaine,
O próximo post será sobre as Almôndegas Suecas! Maravilhosas!
Beijos
espiandopelomundo
Lindas fotos, lindo lugar! 🙂 Dicas anotadas para o dia em que eu for... Obrigada por compartilhar suas experiências. bj Ana
Malas e Panelas
Obrigado Ana!
Abraços
Bóia
Oi, Andrea e Luciano. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Malas e Panelas
Olá Natalie,
Que legal!
Obrigada.
Betina Neves
To louca pra ir pra Escandinávia, você chegou a ir até os fiordes da Noruega?
Ah, se der, passa lá no meu blog, acabamos de lançar 🙂
Malas e Panelas
Oi Betina.
Fomos aos Fiordes sim. Aqui a gente como foi nossos passeios em Bergen https://malasepanelas.com/bergen-e-os-fiordes-da-noruega/
Parabéns pelo novo blog. Muito bacana 🙂
Abraços
Vadais
Bom Dia!
Gostei muito do roteiro de vocês na Escandinávia. Está muito parecido com o que estou montando. E também tenho poucos dias.... Por isso quero algumas dicas. Irei em agosto, sairei numa segunda feira, do Rio de janeiro, fazendo Rio Londres, de British, com um pernoite em Londres (terça feira), no dia seguinte, quarta-feira, bem cedo irei para Oslo, onde chegarei pela manhã e irei para Bergen somente no dia seguinte (quinta-feira) pela manhã. Em Bergen ficarei o restante deste dia e mais um dia livre (sexta feira), pois no sábado farei um cruzeiro e irei de cruzeiro até Copenhagen, Chego em Copenhagen no outro sábado, e meu voo de volta ao Brasil é na terça feira, que sai de Estocolmo. Então tenho metade de sábado, um domingo e uma segunda inteiros e metade de terça, pois o voo sai as 18:45 de Estocolmo para Londres, e depois Rio.
Minha grande dúvida, quero conhecer Copenhagen e Estocolmo, não tenho interesse em entrar em Museus, nem dá tempo também, mas quanto tempo fico em Copenhagen e em Estocolmo, qual vale mais a pena visitar?
Outra dúvida, quanto ao trem de Oslo para Bergen, será o também o trem da Flamsbana?
E também, já que vamos fazer um cruzeiro por algumas cidades da Noruega (Alesund, Stavanger, Flam...) devo fazer o passeio: SOGNEFJORD IN A NUTSHELL? E O MOSTRAUMEN FJORD?
Obrigada!
Malas e Panelas
Olá Vadais
Em relação a quanto tempo ficar em Copenhague e Estocolmo, sugerimos avaliar o que achas mais interessante em cada cidade e determinar em qual deves passar mais tempo. Nós gostamos mais de Estocolmo 🙂
O trem Oslo-Bergen não é o mesmo da Flamsbana. Se o cruzeiro vai até Flam, dê uma olhada na possibilidade de fazer apenas o trecho Flam-Myrdal e voltar a Flam (se os horários permitem).
Para chegar a Flam de navio se passa pelo Sognenfjord, então sugerimos fazer o passeio do Mostraumen Fjord.
Esperamos ter ajudado.
Abraços