Quando estávamos planejando nossa viagem a Roma, nossa lista de onde e o que comer era enorme! Mas acabamos não indo a todos os lugares que tínhamos marcado, pois além da lista ser muito grande (precisaríamos de pelo menos 1 mês para ir a todos!) descobrimos outros que achamos muito bacana. E hoje vamos compartilhar essas dicas de onde comer em Roma (todas aqui foram testadas e aprovadas).
A culinária italiana é maravilhosa e experimentar a comida local é super importante nas nossas viagens (afinal de contas o blog se chama Malas e Panelas). Podemos dizer que adoramos comer tanto quanto viajar 🙂
Nessa viagem a Roma não lembramos de ter feito uma refeição ruim! Até nos restaurantes em frente a atrações turísticas a comida é boa 🙂
Antes de falar sobre os restaurantes algumas informações importantes...
Não fomos a restaurantes sofisticados. Nossos preferidos eram os mais simples. Praticamente não pedimos pratos com carne, pois os preços eram bem altos (para o nosso orçamento, pelo menos), então abusamos das massas (afinal, estávamos na Itália), especialmente as com frutos do mar. Pagávamos em média de 8 a 12 euros por um prato. As pizzas, quase todas foram de restaurantes pequenos que as vendiam em pedaços (preço por pedaço ou por peso). A pizzas já ficam prontas e são esquentadas no forno rapidinho. E são maravilhosas. Não tenha receio de achar que serão menos boas do que as recém saídas do forno. Nossas dicas não são apenas de restaurantes, mas cafés, mercados e mini mercados (até os de rede surpreendem com a qualidade da comida).
Onde comer em Roma: dicas de restaurantes em Roma e outros lugares para comer na cidade
Super Pizza Il Capriccio - Via Giustiniani, 18
Embora tenham pizza (daquelas vendidas em pedaço) a gente acabou optando por massa! O que nos chamou atenção nesse restaurante praticamente ao lado do Panteon e que passaria batido não fosse a fome, foi o fato de que em uma das mesas estavam quatro senhores falando italiano e conversando animadamente com um dos cozinheiros que trazia os pratos - pareciam se conhecer.
Ora, se tem gente local almoçando, a comida deve ser boa.
E era! A comida era ótima e o preço também.
Pizzeria Tavola Calda - Via Milano, 33
Nossa ideia era almoçar no restaurante do Antonello Colonna Open, um restaurante de chef estrelado que no Palazzo delle Esposizioni funciona como buffet livre. Chegamos lá perto da hora de finalizar o almoço, e não gostamos do que vimos (nem do atendimento e muito menos do preço). Saímos e olhamos no Google Maps qual era o restaurante mais próximo. Era uma pizzaria do outro lado da rua - e foi pra lá que fomos.
A pizzaria essa é a Tavola Calda e as pizzas são daquelas que a gente compra os pedaços e o preço é por peso. Pegamos alguns pedaços e comemos sentados no balcão olhando a rua. Muito melhor que comida de chef estrelado!
Pizzeria San Marco - Via Tacito, 29
Mais um restaurante com nome de pizzaria, mas onde comemos massa. Na verdade a Isabella pediu uma pizza, e essa sim foi uma pizza "de verdade", redonda e assada na hora 🙂 Eu escolhi uma massa com linguiça, manteiga e salvia (a receita desse Penne con Salsiccia, Burro e Salvia está aqui) e a Andrea foi de Carbonara.
Tudo uma delícia! Este restaurante foi recomendação da proprietária do apartamento que alugamos.
Angelino "ai Fori" dal 1947 - Largo Corrado Ricci, 40 42 43 43a 25, Via dei Fori Imperiali
Um restaurante em frente à entrada do Fórum Romano só poderia ser um pega turista, certo? Cheio, de turistas, claro, mas a fome era tanta que resolvemos arriscar, ainda mais que os preços não eram um horror.
E nos surpreendemos! A comida estava uma delícia. Fomos de pizza (outra "de verdade"), Spaguetti a La Matriciana (clássico de Roma como a carbonara) e uma Beringela à Parmegiana.
Foi a prova de que não tem comida ruim na Itália!
Il Giardino Romano - Via del Portico d'Ottavia, 18
Estávamos em dúvida de qual restaurante ir no gueto judeu, e acabamos optando pelo Il Giardino Romano com base nas avaliações do Tripadvisor (que a gente consultou na hora, graças ao acesso ilimitado à internet do nosso chip que compramos ainda no Brasil).
A gente acabou pedindo, de entrada, a famosa carcioffi ala judia (alcachofra inteira frita). Como prato principal uma lasagna, um penne all'arrabiata (molho de tomate picante) e um fritto misto di mare (peixe, lula e camarões fritos). Estava muito bom, mas não espetacular!
La Renella Forno Antico Trastevere - Via del Moro, 15
Mais uma vez pizza "aos pedaços". Mas essa a gente pegou para comer no apartamento. Mesmo depois de alguns minutos (e de um passeio de ônibus), esquentamos a pizza no forno e ficou parecendo recém assada. E o melhor foi o preço! Não lembramos quanto pagamos, mas não foi muito. Também tem sanduíches maravilhosos!
Mercato Centrale Roma - Roma Termini, Via Giovanni Giolitti, 36
Em plena estação de trem principal de Roma, a Termini, o Mercato Centrale tem muitas opções de restaurantes, cafés e lanches. Acabamos tomando um café, comendo um doce e compramos alguns croissants para levar para o apartamento. As pizzas estavam lindas, mas não pegamos. Se estiver procurando onde comer em Roma na estação Termini, vá ao Mercato Centrale para fazer sua refeição!
Alle Fratte di Trastevere - Via delle Fratte di Trastevere, 49/50
Nossa história com esse restaurante é interessante. Em 2005 quando fomos a Roma pela primeira vez, comemos nesse restaurante a melhor lasagna da nossa vida! Também comemos um saltimboca alla romana divino, mas não anotamos o endereço nem o nome do restaurante! Por mais de dez anos procuramos alguma pista pelo Google Maps e nada. A gente tinha uma foto no restaurante, mas não dava pra ver os detalhes pelo maps.
Até que dessa vez estávamos passeando por Trastevere quando passamos em frente ao restaurante. Parei e falei pra Andrea, não é esse o restaurante que a gente comeu em 2005 e não anotou o nome? Ela respondeu dizendo que poderia ser, então acessei as fotos no Google Fotos e pudemos conferir o detalhe da parede. Era aquele o restaurante!!
Como já havíamos almoçado, não tínhamos fome para comer de novo, mas acabamos sentando e pedindo um café e um pedaço de tiramisú para dividir entre os três. Conversamos um pouco com um senhor que nos pareceu ser o dono e contamos a história. Quando vimos ele apareceu com mais uma porção de tiramisú para nós (na verdade para a Isabella) dizendo que era "on the house" por termos voltado tanto tempo depois!
Comemos outros tiramisú na viagem, mas aquele foi sem dúvida o melhor tiramisú de Roma! Prometemos voltar para a janta outro dia, mas o outro dia ficou para uma próxima vez em Roma.
Don Nino - Via dei Pastini, 134
Aqui também paramos para um café e um tiramisú. Como em Roma a gente caminha MUITO, paradinhas para descansar sempre são bem vindas. Como nos outros lugares o café excelente e o tiramisú muito bom, mas com muito chantilly!
Mercato Trionfale - Via la Goletta, 1
A gente pirou no Mercato Trionfale. A vontade era de levar tudo que a gente via, e de certa forma até poderíamos, se decidíssemos cozinhar no apartamento (uma das vantagens de ficar em um apartamento)! É um mercado público, então dá para imaginar que tudo é super fresco e de primeira qualidade! Nós acabamos comprando pães, mozzarela fresquíssima, uma lasagna pronta e flores de abobrinha recheadas que aquecemos "em casa". Como fomos pela manhã, esse foi nosso almoço 🙂
Mas lá nós experimentamos um canoli e também compramos queijos para trazer para casa. Sim, a gente trouxe queijo pra casa, nossa casa mesmo, não o apartamento alugado 🙂
Eataly Roma - Piazzale 12 Ottobre 1492
Na verdade há vários Eataly por Roma, mas nós fomos no maior.
Também de enlouquecer e lá compramos massa fresca, ovos, bacon e queijo para fazer uma carbonara que até hoje a Isabella lembra como o melhor que ela já comeu! E foi!
Ali também a vontade era de comprar tudo que a gente via pela frente! A seção de vinhos era enorme - e todos italianos (hahaha). Não comemos lá em razão do horário, mas como em todos os Eataly, tem vários restaurantes.
Para chegar ao Eataly, é possível ir de metrô até a estação Pirâmide na linha B (azul) e de lá seguir as indicações para a estação Roma Ostiense e seguir até o Eataly.
POMPI - Via Cola di Rienzo, 313
Considerado por muitos o melhor tiramisú de Roma, a gente não poderia deixar de experimentar. Compramos uma porção e levamos para comer no apartamento. Bom, mas o do Alle Frate di Trastevere era melhor 🙂
Castroni - Via Cola di Rienzo, 196/198
Se você procura ingredientes de qualquer lugar do mundo, você vai achar lá! A variedade é incrível. Temperos, produtos orientais, chás, chocolates, geleias, guaraná (!), tortillas mexicanas, tem de tudo!
Mas nós passávamos lá dia sim dia não para comprar caponata (temos uma receita de caponata excelente aqui), alcachofra em conserva, legumes marinados, bolinhos de arroz e outras coisas para beliscar antes da janta - ou fazer delas a nossa janta. Além disso também têm comidas prontas, tudo vendido por quilo e bem gostoso.
Venchi - Vários locais na cidade
É uma chocolateria e sorveteria. O chocolate quente é maravilhoso e os sorvetes também!
A Isabella se apaixonou pelo sorvete de manga, mas o chocolate ainda é o meu favorito. Mesmo no frio, saíamos a caminhar com um potinho de sorvete na mão!
Pizzeria - Museu Vaticano
Sim, os Museus do Vaticano têm uma pizzaria! Na verdade tem uma praça de alimentação com diversas opções, mas nós acabamos indo na pizza. Servida em fatias, assada na hora. Bem gostosa, mas não tanto quanto as outras que comemos. Deu pra matar a fome sem sair das dependências do museu! Quem quiser pode aproveitar e fazer uma refeição no restaurante do Museu do Vaticano, mas não espere encontrar o Papa 🙂
Pam e Pam Express - vários pontos pela cidade
Essa rede de supermercados ficou sendo a nossa favorita, especialmente por ter um Pam Express ao lado do apartamento! Sim, neste post de onde comer em Roma também tem supermercado!
Lá a gente comprava os itens para café da manhã e várias jantas, especialmente na promoção do dia. Eram combos com alguns itens para fazer o prato principal por um preço muito bom. Fizemos carbonara por 3 euros para nós três (isso mesmo, um euro por pessoa) e gnocchi com molho e vinho por 4 euros!
Além disso tinha outras comidas e saladas prontas por um preço ótimo e uma qualidade incrível - e tudo com marca própria - por isso colocamos essa dica para você saber onde comer em Roma gastando pouco, estando em hotel ou apartamento.
Simply Market - vários pontos pela cidade
Fomos algumas vezes neste supermercado que ficava um pouco mais longe, mas ele era maior e tinha mais variedade que o Pam Express.
Nos impressionamos com a parte do açougue, com carnes temperadas, marinadas e cortes lindos, tudo fresquinho. Lá não tem esse negócio de comprar carne e congelar. A carne é comprada no dia que é consumida, segundo a Ana do Vou pra Roma nos falou.
Para mais dicas de Roma, dá uma olhada nestes posts.
Passeio Noturno em Roma
23 Lugares para visitar em Roma
A melhor maneira de conhecer Roma
Planejando uma viagem?
Depois de escolher o destino, achamos que o mais importante é saber onde ficar. Usamos o Booking para comparar preços de hotéis e fazer reservas em todas as nossas viagens. E eles garantem o menor preço!
Para alugar carro nós usamos a Rentcars.com para encontrar os melhores preços e opções com todos os seguros e taxas já incluídas. E o pagamento é feito em reais, sem IOF e pode ser feito de forma parcelada no cartão ou com desconto no boleto.
Este post contêm links de afiliados. Ao adquirir um serviço ou realizar uma hospedagem reservada por estes links, receberemos uma pequena comissão, sem que isso custe um centavo a mais para você.
Para salvar no Pinterest
Comments
No Comments